quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

SEMSUR INICIA NEGOCIAÇÕES PARA IMPLANTAR COLETA SELETIVA DE LIXO



Hoje (17), às 19, no Cine Marrocos, a Prefeitura de Marabá, intermediada pela Secretária de Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), reúne com associação de moradores, catadores e interessados em compra de material reciclável e comerciantes da Marabá Pioneira, com objetivo de implantar uma conscientização de coleta seletiva do lixo urbano naquele núcleo.
Segundo o titular da SEMSUR, Leodato Marques, o encontro antecipa um mutirão de limpeza no próximo sábado, 19 de janeiro, quando a Prefeitura pretende recolher ao aterro sanitário somente o resíduo inservível, esperando, com isso, reduzir o volume de lixo e também propiciar renda para os catadores e compradores de material reciclável.
Ainda de acordo com Leodato, os comerciantes estão desperdiçando resíduos valiosos, que podem ser reaproveitados. Por isso, nessa apresentação será sugerida a adaptação de lixeiras seletivas, visando facilitar a coleta pelos vendedores de material reciclável, enquanto o lixo comum será depositado num container a ser coletado pelo serviço de limpeza pública.
O titular da SEMSUR informa também que esses containers não precisam transbordar. “Tão logo estejam cheios é só ligar para aquela secretaria, informando a localização, que um carro irá substituí-lo”.
Trata-se de um modelo inicial de gestão de limpeza que, de acordo com o resultado, será estendido para toda a cidade. Além dessa iniciativa, a SEMSUR está criando o Departamento Conscientização Ambiental, Sustentabilidade e Mobilização, que dentre outras funções servirá de elo entre a administração municipal e as associações de bairros, escolas e toda a sociedade organizada, com vista a uma correta destinação de resíduos e consequente melhoria da qualidade de vida dos marabaenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG