sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

POLICIA CIVIL ADQUIRE HELICÓPTERO PARA VÔOS NOTURNOS AERONAVE SERÁ USADA NO COMBATE ÀS QUADRILHAS DE ASSALTO A BANCO


Um helicóptero especial capaz de fazer vôos noturnos será a mais nova aquisição da Policia Civil do Sul e Sudeste do Pará. Quem dá as informações é o Superintendente da Policia Civil do Sul e Sudeste do Pará, Alberto Teixeira, e a aeronave será utilizada no combate aos assaltos a bancos na região.
De acordo com Alberto Teixeira, as quadrilhas têm modificado a sua forma de atuação e atacado os bancos principalmente na madrugada, como aconteceu na agencia do Banco do Brasil em Bom Jesus do Tocantins na última quarta-feira (16).
Segundo o superintendente, à medida que os bandidos vêem aperfeiçoando a sua ação, o aparato de segurança também tem, na medida do possível, tentado se aprimorar. “Ao ponto que o governo do Estado está adquirindo uma aeronave que tem essa possibilidade, de fazer vôos noturnos para facilitar a ação do pessoal de terra dando notícias para onde estiver acontecendo fuga”, informou Alberto Teixeira.
Ainda de acordo com ele, a aeronave também estará preparada para fazer incursões contra as próprias quadrilhas quando estiverem em fuga na madrugada. “As quadrilhas que agem assim geralmente utilizam ramais e com veículos e picapes roubadas, sem se preocupar se vão destruí-las ou não em ramais de difícil acesso o que dificulta a entrada das viaturas policiais”, diz. “Mas tendo uma visão noturna aérea do local onde eles estão e aonde vão sair nós temos como fazer o cerco e prende-los” afirma o superintendente.
Ontem (17) o delegado José Lenio Ferreira Duarte, da Policia Civil de Bom Jesus esteve no local onde o carro utilizado na fuga dos bandidos foi encontrado: no fundo do rio Tocantins. Após o carro ser retirado do leito do rio foi constatado que o mesmo estava sem placa e a numeração do chassi foi colhida para verificação da procedência do veículo.
Uma equipe do Ciop – Centro Integrado de Operações está chegando hoje (18) para fazer base em Marabá e tomar à frente das investigações e, se possível, dentro em breve identificar as pessoas que praticaram a explosão e a subtração de valores do Banco do Brasil.
AÇÕES DE BANDIDOS
Um dado interessante mencionado pelo superintendente é a forma como as quadrilhas tem se comportado e modificado as suas ações. Segundo Alberto Teixeira, as quadrilhas utilizavam o que ele chama de “vapor”: a ação em que os bandidos entram com força, armamento pesado, atirando e deixando em pânico a cidade. E muitas das vezes até com vítimas fatais.
Outra modalidade utilizada, segundo Alberto Teixeira é o chamado “sapatinho”. “Aonde eles fazem de refém gerentes de banco, ou o tesoureiro ou sua família. E com isso tendo facilidade para que o gerente ou o tesoureiro vá ao banco e faça a abertura dos cofres ou dos caixas eletrônicos e realize a subtração de valores”, explica.
Em decorrência da atuação da policia durante o dia com mais intensidade principalmente com apoio aéreo, no caso um helicóptero que está a disposição para fazer os sobrevôos, os bandidos tem optado por fazer essas ações de exclusões no período da madrugada, onde, segundo Alberto Teixeira “nós temos mais dificuldade para utilizar aeronaves”.
Com a aquisição da aeronave para vôos noturnos o superintendente espera uma atuação mais intensa contra as quadrilhas.
ACIDENTE COM MOTOCICLISTA
O acidente que resultou na morte do motociclista no último domingo em Marabá está sendo investigado. Alberto Teixeira diz que “temos um inquérito instaurado para apurar a situação. Onde recebi um oficio do inspetor Alberto que comanda a PRF aqui no sudeste. Eles estão preocupados em apurar os fatos e se for o caso. E se tiver que alguém ser punido, um funcionário, com certeza eles irão de fazer”,
“A policia civil está com inquérito instaurado, já foram solicitadas as imagens do vídeo monitoramento. Efetivamente nós não temos muita coisa até porque já tive acesso a elas. Mas tudo o que puder obustecer o inquérito instaurado e a apuração dos fatos com certeza haveremos de fazer”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG