Vale A vai entregar seu
primeiro carregamento de minério de ferro para a ArcelorMittal, usando um navio
Valemax, no porto de Roterdã. O Berge Jaya, afretado pela Vale, está previsto
para atracar esta semana no terminal de granéis sólidos EMO de Roterdã. Esta é
a segunda viagem do navio construído pelo estaleiro chinês Bohai. O navio do
tipo Valemax - maior mineraleiro do mundo - tem capacidade para transportar até
400 mil toneladas de minério de ferro, e é considerado o mais ecológico no
mercado de granéis sólidos, pois permite a redução em 35% na emissão de carbono
por tonelada de minério transportada comparado a navios de outras categorias.
Os mineraleiros atracam em portos internacionais para atenderem
a clientes como a siderúrgica italiana Ilva (porto de Taranto), a siderúrgica
alemã Rogesa (Terminal EMO de Roterdã), e ThyssenKrupp e HKM (Terminal EECV de
Roterdã), empresas também da Alemanha.
Além de Taranto e Roterdã, os navios Valemax atracam nos portos
de Villanueva (Filipinas), Tubarão e Ponta da Madeira (Brasil), Sohar (Omã) e
Oita (Japão), além da Estação de Transferência de Minério em Subic Bay, nas
Filipinas. Atualmente, existem 23 navios do tipo Valemax em operação. Ao final
de 2013, serão 35 navios com capacidade de 400 mil toneladas disponíveis para
realizar o transporte de minério de ferro - 19 próprios e 16 afretados pela
Vale em contratos de longo prazo.
Os navios Valemax são os mais indicados para transportarem
minério de ferro, pois foram especificamente construídos para serem
mineraleiros ao permitirem o menor movimento possível de carga, comparado a
outros graneleiros tradicionais. Os navios têm alto padrão de segurança e vão
contribuir para a redução do custo de transporte transoceânico de minério de
ferro para empresas siderúrgicas.
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