segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PMM define local para construção de escolas de Ensino Médio



A Prefeitura de Marabá definiu os locais onde serão construídas as três escolas de Ensino Médio, sendo uma tecnológica, no município. As escolas foram pleiteadas pela deputada estadual Bernadete ten Caten e só faltava definir os locais onde seriam construídas. O recurso para a construção é do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC).
A escola tecnológica vai ser construída no bairro Santa Rosa, na Marabá, Pioneira, em um antigo campo de futebol. As outras escolas serão construídas uma entre Morada Nova e São Félix, para atender aos dois núcleos, localizados do outro lado da ponte sobre o Rio Tocantins, e outra no Bairro da Infraero, no núcleo Cidade Nova, atendendo também aos bairros União e Bela Vista.
O terreno para construção da escola de ensino médio medirá 100x100 metros e para a construção da escola de ensino profissionalizante medirá 80x150 metros. As escolas de ensino médio serão construídas em um único padrão, com 12 salas e de tempo integral, no valor de R$ 3.969.147,6 cada uma. Elas terão bloco administrativo, ginásio coberto, auditório, três laboratórios (um de informática e dois especiais), biblioteca, recreio coberto, banheiros e área de integração. A escola técnica vai possuir ginásio, auditório, sala de vídeo, biblioteca, bloco administrativo (direção, sala de professores, secretaria, arquivo, coordenação, banheiros femininos e masculinos), banheiros coletivos, vestiários, salas de aulas, laboratórios gerais e laboratórios específicos.
Em visita as áreas, a deputada, a acompanhada do vice-prefeito, Luiz Carlos Pies; do superintendente de Desenvolvimento Urbano, Gilson Dias; e do secretário de Educação, Luiz Bressan, destacou que agora falta apenas providenciar a documentação dos terrenos para enviar a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), para que esta dê sequência aos trâmites legais junto ao MEC.
Para Bernadete, a cidade terá um ganho significativo com mais essas três escolas, porque é grande a carência de vagas no Ensino Médio no município, principalmente na área técnica. “Nosso mandato vai continuar lutando por mais escolas, porque a cada ano uma grande quantidade de aluno entra no Ensino Médio, mas não há vagas para todos. Precisamos ampliar a rede e, para isso, é necessário construir novas escolas”, acrescenta a deputada, ressaltando que ela já conseguiu uma escola de Ensino Médio para a Vila Trindade, em Marabá, e outra para a Vila Cruzeiro do Sul, em Itupiranga.
Segundo o vice-prefeito, a construção da escola no bairro Santa Rosa entra no projeto do governo municipal de revitalização da Velha Marabá, especialmente das áreas mais carentes, tornando o núcleo um ponto cultural e turístico.

.
Luiz Carlos, Gilson Dias, Bernadete e Bressan no terreno onde será construída a escola técnica

Um comentário:

  1. Alguém precisa avisar ao Pies que a Santa Rosa é anualmente sujeita a enchentes.

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DO BLOG