quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dez cidades do Pará são violentas para juventude


Exatos dez municípios paraenses estão entre os mais violentos do Brasil para a juventude, conforme revelou o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência), divulgado ontem. Um dado estarrecedor, principalmente quando se verifica que Marabá, no sul do Estado, aparece em segundo lugar na lista de cidades de maior violência entre jovens, com idade de 12 a 19 anos. Entre as capitais, Belém é a 10ª com o maior número de jovens expostos à violência.
O estudo foi realizado, em 2010, pelo Ministério da Justiça e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 283 cidades brasileiras que possuem mais de 100 mil habitantes, segundo o Censo 2010. Além de Marabá e Belém, também fazem parte desta lista Marituba, que aparece como a 15ª cidade mais violenta para jovens; seguida de Ananindeua, como a 28ª – na Região Metropolitana de Belém. Na sequência aparecem Parauapebas (29ª), Abaetetuba (31ª), Castanhal (50ª), Bragança (87ª), Santarém (107ª) e Cametá (116ª).
Nos dez municípios paraenses com população acima de 100 mil habitantes considerados violentos para o público jovem, crianças e adolescentes além de expostos à criminalidade, também estão à evasão escolar e a má distribuição de renda.
Para fazer o levantamento, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública levou em consideração os números de homicídios e de acidentes de trânsito que envolveram os jovens. Em relação à educação foram observadas a frequência e a evasão escolar, bem como a presença de adolescentes no mercado de trabalho. A geração e distribuição de renda, dos municípios, também foram alguns aspectos analisados.
Marabá, com 233.669 habitantes, além de ser o segundo colocado no ranking de cidades de maior violência entre os jovens, também ficou entre as três que apresentam a condição de vulnerabilidade considerada “alta” pela pesquisa. O município possui elevados índices de homicídios e acidentes de trânsito envolvendo o público juvenil.
As cidades consideradas violentas para os jovens brasileiros, segundo o IVJ-Violência, foram àquelas que obtiveram resultados de vulnerabilidade entre “alta” e “médio-baixa”. Das 283 cidades pesquisadas, 120 ficaram nestas médias – entre este total, aparecem os dez municípios paraenses.
Na Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup), ninguém pôde comentar os números da pesquisa. De acordo com a Assessoria de Comunicação, o órgão poderá se manifestar hoje à tarde.
(Diário do Pará)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG