segunda-feira, 16 de abril de 2012

SÃO GERALDO Com apoio do deputado Asdrúbal Bentes, município quer manter área de agricultores familiares Município recorre de demarcação

: Indígenas Suruí poderão ter área de reserva aumentada, em detrimento de camponeses


:


Deputado Asdrúbal Bentes: “Comprei essa briga”

Dentro de 10 dias o município de São Geraldo do Araguaia vai entrar com contestação oficial no Ministério da Justiça, para anular o ato da Funai que aumentou o tamanho da Reserva Indígena Suruí naquele município. Caso a extensão da área da reserva seja realmente alongada, centenas de famílias de camponeses de projetos de assentamento criados pelo Incra terão de deixar suas terras.

Quem está à frente dessa batalha para evitar que isso ocorra é o deputado federal Asdrúbal Bentes, que, junto com o prefeito Jorge Barros de Alencar, preparou a contestação e espera que ela seja aceita pelo Ministério da Justiça.
De acordo com Asdrúbal Bentes, caso o recurso não seja aceito, ele vai tomar medidas mais drásticas: “Se isso não ocorrer, nós vamos à Justiça”.
O deputado federal explica que se essas famílias forem removidas de suas terras, vão encher as periferias da cidade para aumentar a fome, a miséria e a degradação social. Por isso, comprei essa briga”, completa.
Segundo Asdrúbal, para ser considerada uma área indígena, o local deveria ser habitado em caráter tradicional e permanente por indígenas, o que não ocorre ali. “Se você for àquela área, você não encontra índios; você encontra não-índios que estão ali assentados por outro órgão do governo, que é o Incra”, afirma.
A Reserva Indígena foi demarcada em 1986 e não incluía as áreas hoje pretendidas pela Funai, que eram áreas de castanhal, outorgadas pelo governo federal.
Em 1988, o então ministro da Reforma Agrária, Jader Barbalho, desapropriou essas áreas de castanhal e assentou 147 famílias de pequenos camponeses, que
, que começaram a povoar a área e muitos deles vivem lá até hoje. com informações  do reporter:Chagas :Filho e Zeca Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG