segunda-feira, 30 de abril de 2012

HR recebe a Imprensa para mostrar obras de ampliação





Na manhã desta sexta-feira, 27, a direção do Hospital Regional Público do Sudeste “Dr. Geraldo Veloso” recebeu a Imprensa de Marabá para um café da manhã. O diretor geral do HR, Paulo Czrnhak, e o coordenador dos hospitais regionais do Estado, Arthur Lobo, explicaram como está sendo realizada a ampliação e o que vai melhorar no atendimento à comunidade de vários municípios desta região.
Paulo Czrnhak disse que o objetivo da direção do HR é estreitar mais ainda a relação com a comunidade local com a Imprensa, devendo realizar mensalmente uma reunião para apresentar os trabalhos realizados e poder orientar a sociedade da região sobre os serviços oferecidos e como se deve proceder para ter acesso a eles.
Arthur Lobo lembrou que o governo do Estado prometeu investir R$ 12 milhões para ampliar a gama de atendimento no Hospital Regional e que as obras, já iniciadas, deverão estar concluídas até dezembro deste ano.
Lobo explicou que o governo do Estado fará mudanças nas metas mensais a serem alcançadas pelo HR e intensificará o monitoramento sobre elas.
Questionado se o HR não pode ajudar o município oferecendo leitos de obstetrícia para realizar partos de alto risco, como acontecia antes, Arthur Lobo disse que é o Estado deverá avaliar essa situação. “Mas devemos observar que o Regional não é uma maternidade, em geral, mas poderá atender apenas os casos de alto risco sim, quando os dez novos leitos de UTI estiverem prontos.
Quando o Centro de Hemodinâmica do HR estiver funcionando, a equipe médica do Regional poderá realizar procedimentos delicados, como cateterismo, colocação de marca passos, dilatação das artérias coronárias e angioplastia. “Marabá terá um centro de cirurgia cardíaca, não apenas de cateterismo”, garantiu.
A ampliação do HR aumentará o número de leitos, inclusive da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), implantará um bloco de hemodiálise (com 20 máquinas) e possibilitará a reestruturação da área de apoio logístico, que inclui lavanderia, almoxarifado, nutrição, dietética e manutenção. Também haverá uma central de resíduos sólidos com lixos autoclaváveis, de acordo com as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e de sustentabilidade do meio ambiente.
Com a implantação do curso de Medicina em Marabá, em 2013, o HR passa a ser um hospital de ensino e pesquisa, devendo melhorar mais ainda a qualidade no atendimento. A área de acolhimento aos pacientes também deverá ser ampliada e um mamógrafo deverá ser instalado para ajudar a diagnosticar e prevenir casos de câncer de mama. “Vamos inaugurar a ala de 10 novos leitos de UTI até o mês de julho próximo. As demais obras deverão iniciar até o dia 10 de maio próximo.
Lobo reconheceu que as mudanças atendem as solicitações das classes política, empresarial e comunitária de Marabá e região e que até o final deste ano todas as obras estarão concluídas. “Este é um passo gigantesco para nós diminuirmos o TFD (Tratamento Fora de Domicílio), ao ampliarmos atendimento de especialidades que não temos disponíveis aqui”, garantiu.
O coordenador dos hospitais regionais antecipou que o Estado pretende “requalificar” os hospitais municipais de algumas cidades desta região, reformando sua estrutura física, mas também apoiando com recursos humanos, uma vez que a maioria deles não tem médicos suficientes para atender a demanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG