terça-feira, 24 de abril de 2012

ASFALTOAdiada abertura de licitação da BR-155


A abertura da licitação para asfaltamento da Rodovia BR-155, que deveria ter ocorrido ontem (23), teve de ser adiada mais uma vez. A data agora é 23 de maio.
A deputada Bernadete ten Caten (PT), que conseguiu a liberação do recurso no governo federal, junto com outros parlamentares, explicou que uma das pedreiras que forneceria matéria-prima para o asfalto encerrou as atividades, de modo que o governo teve que procurar outra empresa e isso alterou o orçamento da obra.
Ten Caten disse que possivelmente os recursos aplicados com o novo orçamento serão até mais baixos do que os R$ 100 milhões previstos inicialmente. Mas, mesmo assim, o orçamento teve de ser refeito, o que gerou atraso na obra.
O asfaltamento da recém federalizada BR-155 (antiga PA-150), entre Marabá e Redenção, será de 344 quilômetros, divididos em três trechos, que serão feitos por três empresas que vão atuar simultaneamente.
Ainda de acordo com Bernadete ten Caten, uma empresa trabalhará do Km 6, em Marabá até o Km 107, em Eldorado do Carajás. A outra será do km 107 ao km 228, na altura do município de Xinguara. A terceira empresa vai trabalhar dali até o km 344.


TRABALHADORES
PT comemora 32 anos de existência


Em 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores (PT) chegou a 32 anos de existência. Mas em cada região do Brasil os filiados têm liberdade para escolher a data para festejar o aniversário da legenda. Em Marabá, essa comemoração ocorreu ontem à noite, na Folha 27, ao lado da Fetagri. Várias lideranças do partido e de outras agremiações políticas participaram da comemoração.
Nesta cidade, o PT chegou um pouco mais tarde. Teve sua primeira reunião no aniversário de Marabá, dia 5 de abril de 1984. A legenda se engajava ali na luta pelas eleições diretas para a presidência da república.
As primeiras reuniões eram às escondidas, pois o partido era confundido com os militantes que lutaram na Guerrilha do Araguaia e existia o medo de que o PT estivesse iniciando uma nova revolução.
Quem conta essa história é Luiz Bressan, presidente do Diretório Municipal do PT. Embora tenha chegado a Marabá somente em 1991, Bressan conta que aos poucos o partido foi saindo da clandestinidade e sendo reconhecido como uma legenda que lutava para fazer valer a democracia, num tempo em que o Brasil saía timidamente do Regime Militar.
Depois disso, o PT, embora nunca tenha conseguido eleger um prefeito nesta cidade, chegou a participar do governo do prefeito Haroldo Bezerra, quando a hoje deputada estadual Bernadete ten Caten assumiu o cargo de secretária municipal de Educação.
Naquela época o partido tomou parte ativa na administração municipal e chegou a implantar o orçamento participativo, que foi o responsável por calçamentos de ruas que duram até hoje, como nas Folhas 5, 7, 27 e 32.
Hoje, pode-se dizer que o partido é grande em Marabá, com 2.200 filiados, dos quais 320 entraram só este ano. “Nossa intenção é chegar a 3 mil filiados ainda este ano”, comenta Bressan.
Ainda de acordo com Bressan, que o partido tem contribuído muito para o desenvolvimento de Marabá, mas nem todos sabem disso. Ele cita como exemplo a construção da Orla do Rio Tocantins, cujo recurso veio integralmente do governo federal. O mesmo ocorre com a duplicação da Rodovia Transamazônica, onde mais de 90% da verba veio também do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG