Um eletricista foi ao local nesta terça-feira e constatou que vários picos de energia durante a madrugada fizeram com que o motor da câmara fria queimasse. Na manhã de terça-feira, quando os servidores chegaram para o trabalho, constataram que a câmara estava com temperatura acima do permitido pelo Ministério da Saúde e as vacinas já haviam sido estragadas.
Grande parte da vacina tinha sido levada da SESPA em Marabá para Parauapebas na última segunda-feira, 16, e deveriam abastecer o estoque dos centros de saúde de Parauapebas, além dos hospitais do município. Havia doses de vários tipos, como hepatite, Pneumocócica, Febre amarela, Tríplice viral, BCG, além de outras importadas, as quais são muito caras.
O município mantém a câmara fria no Hospital Municipal Teófilo Soares para aproveitar o gerador da casa de saúde, que é acionado automaticamente em caso de falta de energia. Todavia, como não houve falta, e sim a  queda de uma das fases, o gerador não disparou automaticamente, provocando a elevação da temperatura da câmara fria e a consequente deterioração das vacinas.