Uma das revistas científicas mais respeitadas do mundo publicou dois estudos importantes para o tratamento de doenças cardíacas. Elas matam 17 milhões de pessoas por ano em todo o mundo.
Como se renovam as células do coração? Até agora, este era um mistério para os cientistas. Nesta quarta, dois estudos publicados pela revista científica Nature mostraram como isso acontece.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard descobriu que as células adultas do coração são capazes de gerar novas células cardíacas. Mas este processo de renovação vai se tornando mais lento conforme envelhecemos. Outro grupo de cientistas, este de Trieste, na Itália, conseguiu desenvolver em ratos uma técnica que torna a acelerar esse processo.
A regeneração das células cardíacas é essencial para a recuperação do tecido afetado, por exemplo, por um infarto, ou ainda fortalecer o músculo de quem tem doença do coração. Saber como ela acontece é fundamental para escolher o tratamento mais adequado para cada tipo de doenças do coração, que matam 17 milhões de pessoas por ano no mundo.
“Abre um horizonte bastante interessante na possibilidade de novas intervenções terapêuticas que promovam a recuperação do músculo cardíaco afetado, por exemplo, por uma isquemia ou um infarto do miocárdio”, explica o cardiologista Abrão José Cury Jr
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário