quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Apagão


Você acompanhou aqui, que ontem, o governo conseguiu aprovar no Plenário da Câmara a redução da taxa de energia em 16,7% para início de 2013. E garante que estuda reduzir mais ainda em 2013, fazendo contas e acertos com o Tesouro para pagar a diferença que deve atingir a meta de 20,2%, que hoje, o Ministério da Fazenda considera uma meta satisfatória, correspondente à qualidade dos serviços de distribuição em todo país.

No Pará, oito municípios no apagão

Por essas amazônias...oito municípios do Pará entram no quarto dia de apagão, o que corresponde a 217 mil famílias sem energia elétrica durante quatro dias. A queima de um transformador numa subestação da Celpa (em recuperação judicial), compromete o fornecimento de energia. Até o fornecimento de água está precário diante dessa situação. 
Aulas suspensas, telefones parados, celulares descarregados, inflacionando o comércio e toda uma cadeia local, que depende, essencialmente, de energia para funcionar. E a qualidade de vida dessas populações fica comprometida com tantos problemas que dependem basicamente de fornecimento regular de energia. Isso já vimos, é resultado de um modelo de privataria tucana, que tutela um projeto que impõe um processo de privatização de serviços essenciais, desvaloriza  e negligencia os acordos trabalhistas, e  prejudica os consumidores, que (ainda) pagam altas taxas por péssima qualidade de serviços.

 A empresa, em recuperação judicial, está num processo de ajuste financeiro interno, além disso tem o compromisso judicial de honrar dívidas trabalhistas, e assumindo o risco dos passivos da Celpa, ainda assim garantir os volumes de investimentos nas melhorias da qualidade dos serviços no estado. 

Esforço

Nesse cenário, em que governo federal assume o compromisso com milhões de consumidores com a redução das tarifas, trabalha para que a parceria do setor energético com o governo garanta um cenário de competitividade e force a melhor qualidade dos serviços, e a população tem que ser também um agente nesse processo, pois há um ciclo de esforços a serem observados, como declara o deputado Puty:

"O Ministério Público tem sido um ente incansável na defesa dos interesses sociais da população em várias regiões do estado, e orienta que as pessoas podem sim solicitar reparação de danos causados pelo mal serviço de distribuição de energia. E apesar desse ser um debate que ainda não está resolvido entre justiça e Aneel, é um direito a ser reclamado por qualquer cidadão, que se sinta prejudicado nas suas atividades pessoais ou coletivas, e o nosso mandato está à disposição para continuar a defender os interesses dos consumidores e ajudar no processo de fiscalização da qualidade de um serviço, que é de responsabilidade privada executar, mas de concessão pública e tem que honrar um padrão estabelecido, e acima de tudo assegurar com isso a qualidade de vida das pessoas", afirma o deputado Puty.

Municípios onde está ocorrendo o apagão ainda sem solução:
Tomé-Açú, Bujaru, Concórdia do Pará, Acará, São Domingos do Capim, Capitão Poço, Mãe do Rio e Aurora do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG