A AMMO – Associação Marabaense de Modelismo promoverá domingo (9) 1º Encontro de Aeromodelismo de Marabá 2012. A pista de vôo e decolagem fica no loteamento Mirante do Vale, localizado na Av. transamazônica, saída para Itupiranga. O evento iniciará a partir das 16 horas.
De acordo com Marco Faria, presidente da AMMO, o objetivo dos encontros é promover a prática do aeromodelismo em todas as suas facetas na cidade e divulgar para a sociedade em geral a modalidade que ainda está engatinhando na região.“A associação existe desde 2007, é registrada e possui CNPJ e paga todo ano os seus tributos. Nossa intenção é divulgar o quanto pudermos a existência da associação, ganhar novos sócios e fazer crescer em Marabá a prática do modelismo e aeromodelismo”, esclarece Marco Faria.
Ainda segundo o presidente da AMMO, o local utilizado para a modalidade ainda não é totalmente apropriado e precisa de alguns ajustes. “estamos utilizando a área do loteamento Mirante do Vale na av. Transamazônica indo. Em 2007 tínhamos a promessa de doação de uma área por parte da Infraero para construção da pista, mas que não deu certo. Mudou a diretoria e o assunto ficou esquecido”, lamenta Marco Faria.
Para a prática de aeromodelismo, Marco Faria informa que é necessária a construção de uma pista de decolagem e pouso nas dimensões de 100 x 8 metros, mas que a área externa precisa ser bem maior (cerca de no mínimo 200 metros) para as aeronaves de pequeno porte atuar tranquilamente.
Marco Faria, que é pai de duas adolescentes, entende que o aeromodelismo não é apenas uma prática esportiva individual, ela envolve também toda a família. “Minhas filhas de 15 e 19 anos me acompanham desde crianças e hoje elas já participam pilotando os seus aeromodelos. Tem momentos que a gente vem pra tomar o café e passa o dia inteiro”, informa. Apesar de ainda não haver nenhuma competição oficial desde 2007, a AMMO tem promovido vários encontros como os que ocorrerão amanhã.
BRINQUEDOS VERSUS AEROMODELOS
O presidente da AMMO destaca que qualquer pessoa interessada na modalidade esportiva pode procurar a associação, desde que siga as recomendações e saiba principalmente a diferença entre os aeromodelos e os brinquedos vendidos nas lojas. “Existe uma grande diferença entre aeromodelos e brinquedos. Os modelos incluem carros, barcos e até submarinos. No caso de carros existem os ‘on road’ e ‘off road’ [estrada e foras de estrada]. Eles possuem câmbio automático, combustível, amortecedores, óleos, precisam de cambagem, alinhamento e peças de reposição, ou seja, tudo o que um carro normal precisa”, esclarece.
Na questão dos aviões e helicópteros ou aeromodelos “os mesmos possuem motores com combustível especial, flap nas asas, hélices, são construídos em fibra de vidro ou similar e os princípios de vôos são basicamente os mesmo da aviação por exemplo”, comenta. “O alcance do rádio é de 1,5 km, mas geralmente se pilota com o aeromodelo a uma distância de no máximo 300 metros, por conta da visibilidade e de saber se o avião está indo ou vindo, uma noção muito importante para um piloto”.
“O valor de cada aeromodelo sai em média por 1.500 a 2.500 Reais e ele precisa ser montado cuidadosamente, peça por peça”, explica o presidente da AMMO.
Indagado sobre o que um iniciante precisa para praticar com habilidade, Marco Faria explica que é necessário “instalar um simulador de vôo em um computador e praticar por três semanas no mínimo. Após isso, o iniciante vai pra pista e o instrutor o ajuda com um controle remoto de comando duplo. O instrutor decola o aeromodelo só depois e passa o comando para o aluno”, esclarece.
Para o pouso e decolagem é preciso muito mais cautela. Segundo Marco Faria “tem gente que com dois ou três meses já aprende bem. Mas tem aprendiz que com sete meses ainda não conseguiu”.
Para maiores informações, inscrições na AMMO, aulas e dicas, Marco Faria disponibiliza os contatos da associação. E-mailmarcofariax@hotmail.com, fone (94) 9157-3013, e página na rede social Facebook, https://www.facebook.com/AEROMARABA
Nenhum comentário:
Postar um comentário