segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Jovens participam de curso sobre empregabilidade em Marabá



Desenvolvido pela Estação Conhecimento e a Rede Cidadã, o curso já beneficiou cerca de 500 jovens do município

 O curso “Jovens Profissionais do Futuro”, é um projeto desenvolvido pela Estação Conhecimento de Marabá em parceria com a ONG Rede Cidadã.  A iniciativa integra o conjunto de projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Marabá, que são realizados com recursos aportados pela Vale, através da Fundação Vale, ao Fundo da Infância e Adolescência ( FIA).  Iniciado em maio deste ano, o “Jovens Profissionais do Futuro” está na sua última turma formada por cerca de 90 jovens, residentes do bairro São Félix. Ao todo, o projeto já passou por todos os bairros de Marabá, formando cerca de 20 turmas, beneficiando aproximadamente 500 jovens do município na faixa etária de 14 a 18 anos, que sonham com o primeiro emprego.

A coordenadora do projeto, Lady de Oliveira, explica o objetivo da iniciativa.  “O ‘Jovens Profissionais do Futuro’, como bem explica o nome, tem por finalidade contribuir com a formação de jovens para que ingressem no mercado de trabalho cada vez mais preparados. Ao logo do curso, eles aprendem importantes lições sobre empregabilidade e também sobre comportamento e convivência”.

O curso é divido em três módulos e prossegue até o próximo dia 23 de novembro, com aulas pela manhã e à tarde para três turmas diferentes. O primeiro módulo é composto por aulas sobre comportamento, incluindo noções de marketing pessoal, planejamento financeiro e organização produtiva do tempo, além de dicas sobre elaboração de currículo. O segundo módulo é voltado para o aprendizado sobre convivências na família, com a comunidade e no trabalho. No terceiro módulo, os alunos aumentam os conhecimentos sobre empresa e organização corporativa, com aplicações de pesquisa de mercado na região onde estão inseridos para conhecerem a realidade local sobre oportunidades de emprego.

Como forma de estimular ainda mais o aprendizado desses jovens, profissionais que já atuam no mercado de trabalho são convidados para darem palestras motivacionais, além de orientações de como elaborar currículo e como se comportar em entrevista de emprego.

Durante todo o curso, os jovens são estimulados a elaborar projetos que possam contribuir de alguma forma com a melhoria da sua comunidade. O desafio para estas turmas será o de elaborar um projeto na área ambiental, sobre coleta seletiva, reuso, reciclagem e conscientização da comunidade para o descarte correto dos resíduos domésticos.

Ao final do curso, os trabalhos de cada turma serão expostos à comunidade e todos os participantes receberão certificado de participação.
A aluna Layne Coutinho, de 15 anos, descreve os benefícios de ter participado da iniciativa. “É uma preparação, é um começo para quem deseja entrar no mercado de trabalho e sabe que os desafios são muitos. Com o curso me sinto mais confiante”. Quem compartilha do mesmo discurso é o Carlos Roberto da Conceição, 18 anos. “O projeto “ajudou a mudar o meu modo de ver o mundo e me relacionar com as pessoas”, avalia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG