segunda-feira, 5 de novembro de 2012

IPI reduzido quebra revenda de usados


IPI reduzido quebra revenda de usados (Foto: Diário do Pará / Arquivo)

Desde a decisão do governo em reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), cerca de 4,5 mil lojas de seminovos fecharam as portas em todo o país entre março e julho, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
No Pará, a crise também bateu forte: cerca de 40% das 300 revendas encerraram as atividades nos últimos meses, o que representa cerca de 120 empresas, atesta a Associação de Revendedores de Veículos Automotores do Pará (Assovepa). Muitas lojas tinham mais de 10 anos de funcionamento.
O mercado de automóveis usados vem sofrendo pelo crescimento da oferta de automóveis novos. As pessoas tendem a comprar os novos e colocam os usados no mercado. Então, a tendência é a desvalorização dos usados.
Segundo Antônio Louro, presidente da Assovepa, a redução do IPI para carros novos provocou queda no preço dos veículos usados e retração no mercado. “Muitos revendedores tinham um estoque grande antes da redução do imposto. Como o preço caiu, a perda foi grande. Quem tinha um estoque avaliado em R$ 1 milhão, por exemplo, perdeu pelo menos 10% do valor desse estoque”, contabiliza Louro.
Com o IPI menor para os novos, houve uma desvalorização de 10% a 15% no preço dos usados, contabiliza a entidade. “Em maio, os estoques estavam lotados de carros comprados por um preço superior. Isso prejudicou os comerciantes, pois eles tiveram que vender por um valor mais baixo”, explica Ilídio Gonçalves dos Santos, presidente da Fenauto.

CRÉDITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG