sábado, 8 de outubro de 2011

Ação social atende comunidade do BH




A Comunidade Santa Luzia, no Belo Horizonte, por meio do “Projeto Você”, recebeu neste domingo, de 8h ao meio dia, a ação social denominada “Despertar para o Coração”.
O evento iniciou com a celebração de missa com o Frei Luis. Foram distribuídas senhas para atendimento dos interessados.
Segundo um dos idealizadores do evento, Pascoal Nazaré Ferreira, o tema escolhido foi pensando em atender a comunidade carente, que não tem condições de se prevenir dos problemas cardíacos, uma vez que uma das áreas mais caras da saúde é cuidar do coração.
De acordo com ele, quem tem problema cardíaco nem sempre percebe, daí surgiu o nome da ação, para atender a comunidade.
O médico Cesar Cor se doou como voluntário. Alem de ministrar palestra, alertando sobre principais fatores que colocam em risco o coração, o profissional realizou dezenas de consultas gratuitamente.
A ação só foi possível porque houve uma união de esforços e parceiros, como o clínico geral do Exército, Dr. Oliveira.
Também participou da ação a Acomar – Associação dos Contabilistas de Marabá e Região –, através do seu presidente, Raimundo Salame, e diversos comerciantes locais parceiros do “Projeto Você”, por meio da de sua gestora Maria de Lurdes.
De acordo com o cardiologista César Cor, o mais importante para a população é a parte preventiva, daí a importância dos exames e das palestras, pois as doenças do coração são as que mais matam no mundo.
Ainda segundo ele, o mais importante é controlar os fatores de risco, como obesidade, sedentarismo e consumo de sal excessivo, fumo e álcool.
Em sua palestra, César Cor disse que essas medidas fazem como que o paciente controle sua pressão arterial. Igualmente importante é a realização de atividades físicas.
Por outro lado, o clínico geral do Exército, Tenente Oliveira, classificou a ação como de fundamental importância porque muitas pessoas não têm acesso a um serviço adequado preventivo.
Segundo ele, os pacientes hipertensos e diabéticos são maioria nesse tipo de ação, não apenas no Bairro Belo Horizonte, mas em outros pontos da cidade.
Dr. Oliveira explicou que alguns dos pacientes terão de fazer exames, por isso foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde, e devem retornar com ele dentro de 45 dias.
A ação contou com serviços de cidadania, expedição de registro de nascimento, CPF, Carteira de Trabalho e de Identidade, alem de corte de cabelo, distribuição de lanche e brincadeiras e brinquedos para a criançada.
A triagem prévia para atendimentos foi feita pelo IEPA, através de seis voluntárias, com a realização de testes de glicemia e diabetes, antes do encaminhamento para o clínico geral.
Também foram parceiros da ação a Semac, HGUMBA, DMTU, 4º BPM, Cesar Cor, Centro de Beleza, Unimed, Saci e Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG