quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Celpa dá golpe e Trabalhadores entram em greve‏


Um dos temas que mobilizou os trabalhadores para o episódio da assembléia de credores e aprovar o plano de recuperação da Celpa foi a garantia de que as dívidas trabalhistas seriam priorizadas em acordos coletivos com  a concessionária da Rede Energia. E os termos do acordo previa a participação dos trabalhadores nos lucros da empresa.

A primeira parcela de dívidas dos trabalhadores não foi garantida, e desde semana passada, o Sindicato dos Urbanitários tenta negociar, mas em função da Rede Energia não se pronunciar acerca do assunto, os trabalhadores, em assembleia, decidiram pela greve.

O Sindicato informa que em outros estados, como São Paulo e Tocantins, onde a concessionária opera e passa também por crise no setor, os acordos foram cumpridos.

O Sindicato dos Urbanitários garante também que a greve vai respeitar os serviços essenciais de manutenção como manda a lei, e que a população não será prejudicada. 

Aqui no blog do Puty, assim como o MPE, que agiram como fiscalizadores dessa cena, já alertavam trabalhadores e a população para os desdobramentos dos termos do acordo, haja vista as ações antecedentes entre os agentes dessa articulação, que envolviam Rede Celpa, os representantes do governo tucano e do outro lado população e trabalhadores. Puty declara:

"Feito acordo  no mercado, agora consumidores, trabalhadores, enfim, toda a sociedade paraense tem que ficar atenta aos passos seguintes que envolvem essa articulação que tenta tirar a Celpa da falência. Isso envolve recursos públicos, dívidas com trabalhadores, com a economia local e precisa ser vigiado de perto, para que mais danos ao sistema financeiros sejam evitados, denunciados se viem a ocorrer nesse processo." (Dep.Puty)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG