segunda-feira, 7 de maio de 2012

François Hollande derrota Nicolas Sarkozy e é o novo presidente da França

sark
Antes de revelado formalmente o resultado das urnas que recolheram hoje (06) os votos dos franceses para eleger o presidente do país, o atual presidente Nicolas Sarkozy reconheceu a derrota para o socialista François Hollande.
Na boca da noite em Paris (meio da tarde no Brasil) Sarkozy discursou à França reconhecendo a vitória do seu opositor. No mesmo discurso renunciou à liderança do seu partido (Conservador) e anunciou a saída da política.
Sarkozy é 11° líder europeu derrubado pela crise econômica. François Hollande é o 2° presidente socialista da França. O primeiro foi, por coincidência, outro François: François Mitterrand.
holla
> A “Doutrina Merkosy” derrota Sarkosy
A vitória de Hollande revela a insatisfação dos franceses com política da União Europeia cerzida no arrastar da crise do euro, pelas mãos, principalmente, da premiê alemã Angela Merkel e do presidente Sarkosy: a Europa passou a chamar os protocolos de ambos de “Doutrina Merkosy”.
O arrocho surtiu efeito na Alemanha, que possui a mais disciplinada economia do mundo, mas fez água na periferia onde se concluiu, tardiamente, que eram necessárias medidas que encilhassem os fluxos financeiros domésticos.
Quando a Alemanha despejou seus euros na Comunidade o arrocho já produzira estragos na França: desemprego em 10% e pífio crescimento previsto em 0,7% em 2012, o que fraturou socialmente os franceses, que agora debitaram a fatura no Partido Conservador, derrotando Sarkosy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG