segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sem-terras invadem fazenda em Marabá

A manhã de domingo (27) foi de conflito na Fazendo Cedro, na Rodovia BR-155, a 50 km de Marabá, entre este município e Eldorado do Carajás. Cerca de 100 camponeses sem-terra, que estão acampados dentro de uma área do imóvel, invadiram um dos retiros da fazenda e causaram prejuízos consideráveis.
Eles derrubaram cercas, depredaram a parede de uma casa, tocaram fogo em uma moto e ainda mataram alguns animais. O prejuízo só não foi maior porque funcionários da fazenda conseguiram retirar o gado antes da ação dos sem-terra.
Os funcionários tiveram que abandonar as casas e acionaram a polícia. Uma equipe da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) esteve no local à tarde, mas os acusados já tinham ido embora.
O DIÁRIO conversou com delegado Victor Leal, que chefiou a equipe da Deca no local. Ele explicou que, na verdade, alguns sem-terra foram caçar nas dependências da fazenda. Foi quando funcionários da escolta armada, que vigia a fazenda, impediram a ação. Com isso, outros sem-terra se revoltaram e partiram então para uma ação mais radical e depredaram alguns bens do imóvel.
Victor Leal afirma que os policiais só deixaram a fazenda depois que não havia mais perigo de ocorrer novo conflito. Além do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem--Terra (MST), existe outro grupo ocupando uma área da Fazenda Cedro. Este grupo não pertence nem ao MST nem à Fetagri.
A Assessoria de Comunicação do Grupo Agro Santa Bárbara, dono da terra, ainda não informou o tamanho do prejuízo, mas disse ter acionado a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
O coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em Marabá, José Batista Afonso, disse não saber qual grupo invadiu a área, mas acha que seria pouco inteligente por parte do MST fazer isso, já que existe a possibilidade de a situação deles em relação à fazenda ser resolvida esta semana.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG