quarta-feira, 16 de maio de 2012

Minha Casa Minha Vida gera denúncias em Marabá

Enquanto as 1.090 famílias que foram contempladas com a segunda etapa do Minha Casa Minha Vida, em Marabá, comemoraram a aquisição de uma residência própria, muita gente que não foi contemplada pelo programa reclama de uma possível falta de critérios para a escolha dos beneficiados.
A localização das novas unidades do Minha Casa Minha Vida foi sorteada na manhã da última terça-feira, no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16. Foi um momento de emoção e de realização para quem finalmente vai sair do aluguel.
A lista com o nome dos contemplados, aqueles que se cadastraram no final de 2011 e que teoricamente se enquadraram nos critérios locais e nacionais, foi divulgada no último final de semana e, também ficou disponível em todas as secretarias municipais.
“É uma emoção indescritível participar deste momento único na vida de cada um de vocês; a conquista da casa própria é para uma vida inteira”, declarou o prefeito Maurino Magalhães, no momento da entrega das chaves.
Por outro lado, Charlene Oliveira, esposa de um dos 1.090 contemplados, disse que nunca sentiu tanta alegria e satisfação. “Faz quatro anos que eu moro de aluguel numa área de invasão, sofro todos os anos com a enchente, agora, graças a Deus eu vou ter uma vida mais digna”, disse a jovem mãe de família.

Sobram denúncias e insatisfeitos
Mas nem tudo são flores. Como ocorre em quase todo programa social no Brasil, esse também gerou polêmica. Muita gente procurou os meios de comunição de Marabá para denunciar possíveis irregularidades na escolha das pessoas que ganharam uma casa própria.
Os queixosos – que se cadastraram, mas acabaram ficando de fora do benefício – denunciam que existiu má fé de alguns dos beneficiados e que pode ter havido irregularidade também por parte de quem definiu os nomes dos ganhadores das unidades.
Entre os que reclamam está Otaviano de Mesquita, morador do Bairro Bom Planalto, Núcleo Cidade Nova. Ele afirma que estava dentro das exigências da Caixa Econômica. Ou seja: inserido no Bolsa Família e no Cad Único, e tem uma renda familiar geral de R$ 1.500. Além disso, é pai de duas filhas e morada aluguel. Mesmo assim, ficou de fora.
Ele denuncia que gente com filho em escola particular foi contemplada, assim como, segundo ele, há indícios de casos em que o marido, a mulher e a filha ganham uma casa cada um.
 Entre  os que denunciaram  há pessoas com salário de R$ 2 mil que também foram contempladas, e haveria até gente que é dono de quitinete para alugar e, mesmo assim, ganhou uma unidade no programa social.
“Por isso acho injusto eu ficar sem casa, já que eu não tenho e preciso muito. Peço às autoridades, Ministério Público, vereadores e o prefeito que veja isto e investiguem”, declarou Otaviano Mesquita.

Seasp diz que não recebeu queixa formal
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura (Ascom) informou que até ontem (16), a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) ainda não havia recebido nenhuma reclamação formal sobre irregularidades na distribuição das unidades do Minha Casa Minha Vida.
Ainda de acordo com a Ascom, a Assistência Social está de portas abertas para receber e investigar as queixas formalizadas naquela secretaria.
Por outro lado, a Ascom lembra que, antes de os lotes serem distribuídos, os beneficiados passaram por criteriosa análise feita pela própria Seasp e pela Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG