em A musica disco está de luto após a morte de Donna Summer e Robin Gibb,
dois dos artistas que propagaram mundialmente os embalos de sábado à
noite de Nova York nos anos 1970 e que passaram em poucos anos das casas
noturnas para o topo das paradas de sucesso.
O cantor e um dos fundadores do Bee Gees morreu neste domingo (20) aos 62 anos vítima de câncer no fígado e no estômago, complicado por uma pneumonia.
Três dias antes, Donna Summer também faleceu por causa de um câncer, aos 63 anos.
A diva negra americana da voz quente e sensual e o esbelto britânico de um falsete inimitável tinham em comum o fato de popularizarem, como raramente na história da música, um gênero nascido no mundo da noite.
A 'disco music' surgiu no final dos anos 1960 nos clubes de Nova York e da Filadélfia frequentados pelas comunidades afro-americana, latina e gay.
Os especialistas lutam para chegar a um acordo sobre a primeira música disco da história: "Soul Makossa", de Manu Dibango, "Rock the Boat", do The Hues Corporation, ou "Rock Your Baby", de George McCrae.
De qualquer maneira, os ingredientes são claramente identificados: uma mistura de soul, funk e pop, sintetizadores frequentemente associados com metais e cordas e, sobretudo, um ritmo binário muito marcado.
Os discos selecionados e remixados por DJs têm uma função: fazer dançar.
A partir de 1974, o gênero saiu das discotecas. A disco começou a tocar nos rádios e a subir nas vendas.
Apoiada pelos produtores europeus Giorgio Moroder e Pete Bellotte, Donna Summer foi rapidamente coroada a "Rainha do Disco".
Mas foram os Bee Gees que transformaram o ritmo em um fenômeno mundial, graças aos "Embalos de sábado à noite", de 1977, para o qual compuseram as músicas mais famosas ("Stayin' Alive", "Night Fever" ...).
Até mesmo os Stones Depois de experimentar o sucesso nos anos 1960 com baladas folk, o trio britânico decidiu avançar em direção ao rhythm'n'blues e ao funk.
"Os embalos de sábado à noite", do qual participaram apenas de forma fortuita, a pedido de seu produtor, trouxe a fama e obrigou o mundo a adotar os códigos da discoteca, suas coreografias e roupas da moda.
Em pouco tempo a onda disco invadiu as paradas de sucesso internacionais. Chic, Gloria Gaynor, The Jacksons, The Village People nos Estados Unidos, e ABBA, Boney M, Cerrone na Europa encantaram as multidões.
Os astros do rock e do pop aderiram à nova moda: Diana Ross, Elton John e até mesmo os Rolling Stones ("Miss You" em 1978) entraram no disco.
Na França, as estrelas dos yéyés, Claude François e Sheila, foram reinventados sob os globos espelhados.
Violentamente ridicularizado por fãs do rock, a música disco começou o seu declínio nos Estados Unidos em 1979.
As estrelas desapareceram em poucas semanas das paradas, mas o gênero impregnou o pop e a "dance music".
"Um dia em Berlim (em 1977), Brian Eno veio correndo me contar 'eu acabei de ouvir o som do futuro'. 'Essa canção vai mudar a música das discotecas nos próximos quinze anos'. Era I feel love de Donna Summer", contou David Bowie em uma retrospectiva de sua carreira.
Trinta e cinco anos depois, artistas como Madonna e Gossip ainda utilizam o disco em seus últimos álbuns.er, Inglaterra, em 1949,
O cantor e um dos fundadores do Bee Gees morreu neste domingo (20) aos 62 anos vítima de câncer no fígado e no estômago, complicado por uma pneumonia.
Três dias antes, Donna Summer também faleceu por causa de um câncer, aos 63 anos.
A diva negra americana da voz quente e sensual e o esbelto britânico de um falsete inimitável tinham em comum o fato de popularizarem, como raramente na história da música, um gênero nascido no mundo da noite.
A 'disco music' surgiu no final dos anos 1960 nos clubes de Nova York e da Filadélfia frequentados pelas comunidades afro-americana, latina e gay.
Os especialistas lutam para chegar a um acordo sobre a primeira música disco da história: "Soul Makossa", de Manu Dibango, "Rock the Boat", do The Hues Corporation, ou "Rock Your Baby", de George McCrae.
De qualquer maneira, os ingredientes são claramente identificados: uma mistura de soul, funk e pop, sintetizadores frequentemente associados com metais e cordas e, sobretudo, um ritmo binário muito marcado.
Os discos selecionados e remixados por DJs têm uma função: fazer dançar.
A partir de 1974, o gênero saiu das discotecas. A disco começou a tocar nos rádios e a subir nas vendas.
Apoiada pelos produtores europeus Giorgio Moroder e Pete Bellotte, Donna Summer foi rapidamente coroada a "Rainha do Disco".
Mas foram os Bee Gees que transformaram o ritmo em um fenômeno mundial, graças aos "Embalos de sábado à noite", de 1977, para o qual compuseram as músicas mais famosas ("Stayin' Alive", "Night Fever" ...).
Até mesmo os Stones Depois de experimentar o sucesso nos anos 1960 com baladas folk, o trio britânico decidiu avançar em direção ao rhythm'n'blues e ao funk.
"Os embalos de sábado à noite", do qual participaram apenas de forma fortuita, a pedido de seu produtor, trouxe a fama e obrigou o mundo a adotar os códigos da discoteca, suas coreografias e roupas da moda.
Em pouco tempo a onda disco invadiu as paradas de sucesso internacionais. Chic, Gloria Gaynor, The Jacksons, The Village People nos Estados Unidos, e ABBA, Boney M, Cerrone na Europa encantaram as multidões.
Os astros do rock e do pop aderiram à nova moda: Diana Ross, Elton John e até mesmo os Rolling Stones ("Miss You" em 1978) entraram no disco.
Na França, as estrelas dos yéyés, Claude François e Sheila, foram reinventados sob os globos espelhados.
Violentamente ridicularizado por fãs do rock, a música disco começou o seu declínio nos Estados Unidos em 1979.
As estrelas desapareceram em poucas semanas das paradas, mas o gênero impregnou o pop e a "dance music".
"Um dia em Berlim (em 1977), Brian Eno veio correndo me contar 'eu acabei de ouvir o som do futuro'. 'Essa canção vai mudar a música das discotecas nos próximos quinze anos'. Era I feel love de Donna Summer", contou David Bowie em uma retrospectiva de sua carreira.
Trinta e cinco anos depois, artistas como Madonna e Gossip ainda utilizam o disco em seus últimos álbuns.er, Inglaterra, em 1949,
Canções como 'How Deep is Your Love' ou 'Staying Alive' eram ouvidos em todo o lado.
O
êxito dos Bee Gees só começou a esmorecer em meados da década de 80 e o
seu último disco saiu em 2001. Dois anos depois, morria o gémeo
Maurice, de complicações no intestino.
Era o fim
dos Bee Gees, que só voltaram a reunir-se episodicamente, em concertos
como convidados especiais e em programas de televisão.
Robin
continuou a trabalhar como compositor e um dos seus últimos trabalhos
foi o 'Requiem do Titanic', obra que assinala os cem anos do
transatlântico e que estreou no dia 10 de Abril passado em Londres,
interpretado pela Royal Philharmonic Orchestra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário