segunda-feira, 21 de maio de 2012

DISQUE DENÚNCIA A ideia agora é divulgar mais ainda o serviço em Marabá e também o oferecer recompensas Serviço ajudou a fazer 65 prisões

Disque Denúncia em Marabá atende 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriado. Cada funcionário cumpre carga horária de seis horas.

NO  FINAL DE SEMANA  O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DE COMBATE  AO  CRIME (IBCC) ZECA BORGES EM ENTREVISTA A ZECA NEWS NO GOLDEN VILLE HOTEL,FEZ UMA AVALIAÇÃO DO DISQUE DENNUNCIA,QUE ESTA FUNCIONANDO DESDE 8 DE NOVEMBRO DO ANO PASSADO E JÁ RECEBEU MAIS DE 3 MIL DENUCIAS.PARA  O BLOG ZECA BORGES LEMBRA QUE COMEÇOU ATUAR NA AREA DE SEGURANÇA PÚBLICA EM 19995,QUANDO HOUVE UMA CRISE DE SEQUESTRO NO RIO DE JANEIRO.ZECA BORGES CONTA QUE,USANDO SUA EXPERIENCIA DE GESTÃO,RESOLVEU CRIAR O DISQUE DENUNCIA UM  SERVIÇO QUE ENVOLVIA A PARTICIPAÇAÕ POPULAR PARA  O COMBATE AO CRIME,O PRIMIERO DESAFIO ERA COMO FAZER O CIDADÃO ENTRAR EM CAMPO,NA AREA DE SEGURANÇA, E NO COMBATE AO CRIME  A VIOLENCIA,E A IMPUNIDADE,,COM  GARANTIAS.O  POLICIAL É UM PROFISIONAL,O BANDIDO DE CERTO MODO,TAMBEM É UM PROFISSIONAL,O  CIDADÃO  NÃO TEM COMO SE DEFENDER .ENTÃO  NOS DECIDIMOS PELA  CRIAÇÃO DO SERVIÇO  COM A GARANTIA  DO ANONIMATO,QUE É NOSSA BANDEIRA FUNDAMENTAL,UMA VEZ  QUE O DENUNCIANTE NÃO É INDENTIFICADO.ASSIM QUE CRIAMOS O SISTEMA,FOI BATIZADO DE DISQUE DENUNCIA ,E REPOSTA  DA POPULAÇÃO ATÉ HOJE TEM SIDO UM SUCESSO, O serviço completa 17 anos em várias cidades do País e  vem funcionando com apoio de doações da iniciativa privada e também do poder público e já ajudou a efetuar 65 prisões, principalmente de traficantes
Zeca Borges destacou a importância das parcerias para fortalecer o Disque Denúncia, que foi instalado em Marabá como uma das condicionantes da Alpa, mas precisa se tornar ainda mai forte.
Zeca Borges se disse satisfeito com os resultados obtidos até agora pelo serviço em Marabá. Mas, para ele, ainda não é o bastante. É preciso mais participação da população. “As pessoas ainda têm medo e tem razões para isso”, observou.
Para tentar resolver esse problema, Zeca Borges disse que vai tentar massificar a marca “Disque Denúncia”, destacando o número do serviço em Marabá (3312-3350) e principalmente a garantia do anonimato para quem denuncia os crimes.
A ideia é iniciar uma campanha publicitária a partir do mês de junho, com anúncios em jornais, TV e rádio, e posteriormente iniciar também o pagamento de recompensas para quem fornecer informações que possam ajudar na prisão de criminosos.
Segundo Zeca Borges, terão direito a recompensa os informantes que ajudarem a desvendar casos de repercussão ou a prender criminosos que realmente representem perigo à sociedade.
O diretor do IBCC anunciou ainda que o “Disque Denúncia” deve fortalecer suas ações em relação ao combate ao tráfico de drogas mais pesadas, como é o caso do crack e do óxi, com a implantação de um programa nacional que deve ser lançado em breve.
Nos seis meses que está funcionando em Marabá, o Disque Denúncia ajudou a apreender seis armas de fogo, 35 máquinas caça-níqueis, quase 1 kg de cocaína, 320 pedras de crack, 116 pedras de óxi, 200 gramas de maconha e 51 munições de arma de fogo.
Desde sua inauguração, em 8 de novembro de 2011, a central de atendimento do Disque Denúncia em recebeu 3,14 mil ligações, sendo 2, 14 mil denúncias e 999 atendimentos, totalizando uma média de 17 ligações por dia.
Na região, Marabá lidera o ranking das denúncias, seguida por São Domingos do Araguaia, Parauapebas e São João do Araguaia.
Entre os problemas mais denunciados estão o barulho excessivo, com 21,97% das chamadas; tráfico de drogas, com 20,33%, homicídio (4,16%) e violência contra a mulher com (3,83%).


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG