terça-feira, 25 de outubro de 2011

Marabá: transporte escolar em situação precária No Diário do Pará desta terça-feira. Reportagem de Chagas Filho.

 



Estudantes da rede municipal de ensino que precisam usar os veículos que fazem o transporte escolar em Marabá estão praticamente arriscando a vida. Os ônibus – pelo menos a maioria – estão em situação precária, sem manutenção, e são um perigo para a vida dos alunos. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), subseção de Marabá, encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) em Marabá, que está investigando essa situação.
O DIÁRIO teve acesso às imagens de alguns desses ônibus, que transportam crianças e adolescentes em situação que passa longe de ser segura. Caso dos três caminhões pau de arara que atuam no PA Patauá, a 98 km de Marabá, levando alunos das localidades Sítio Novo, Jatobá e Pau Preto até a escola Rachel de Queiroz.
Mas o transporte dos alunos no PA Cabaceiras talvez seja o mais preocupante de todos. O extintor de incêndio do veículo está vencido, as barras de segurança das poltronas não mais existem e as lanternas estão quebradas. Além disso, o ônibus está geralmente todo sujo. E isso não é tudo: o pneu de estepe está solto dentro do ônibus, e os alunos só sentam na parte de cima das poltronas, porque todas estão sujas.
Caso Josiane
Essa situação de insegurança já fez uma vítima em Marabá, a estudante Josiane Rodrigues Bezerra, que se acidentou quando voltava para casa, na vila Murumuru, dois anos atrás. Até hoje ela tem problemas na perna esquerda e quase toda semana busca medicamentos no Hospital Municipal de Marabá para diminuir as dores.
Segundo denúncia do Sintepp, na época do acidente, a família de Josiane teria sido procurada por Antônio Disney Almeida de Souza e Rosicleide Maurício de Melo, funcionários do alto escalão da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os dois teriam pedido que a família não procurasse a imprensa e autoridades para denunciar o fato. Em troca, teriam dado à família R$ 100 e cestas básicas - com a data de vencimento ultrapassada.
A “visita” aguçou a curiosidade do Sintepp, que desconfiava do envolvimento dos dois servidores na contratação dos ônibus para o transporte escolar no município. Com isso, o caso foi parar no MPF.
O Ministério Público cobrou explicações da Semed e recebeu a resposta de que os ônibus estão contratados por processo licitatório desde a gestão do antigo prefeito de Marabá, Tião Miranda, não havendo nenhuma coerência na denúncia formulada.
Em razão do ponto facultativo dos servidores públicos municipais no dia de ontem, o DIÁRIO conseguiu ouvir os dois servidores citados na denúncia do Sintepp. (Chagas Filho, Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG