quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Operação Kiss: portaria normatizando funcionamento de casas noturnas será publicada nesta sexta


Também será criada lei municipal regulamentado as normas de funcionamento desse segmento,ações da Operação Kiss, determinada pelo prefeito João Salame, que vai vistoriar todos os estabelecimentos do ramo na cidade, com o objetivo de evitar tragédia igual à ocorrida em Santa Maria, Rio Grande do Sul, onde mais 230 pessoas morreram. O nome da operação, aliás, é alusiva a boate Kiss, onde aconteceu a tragédia no domingo passado. Será criada uma força tarefa, mobilizando todos os órgão de segurança do município e as secretarias de Gestão Fazendária (Segfaz) e Meio Ambiente (Semma), assim como o Código de Posturas do Município e Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. A reunião, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), definiu também pela criação de uma central, reunindo Corpo de Bombeiros, Segfaz, Semma, Divisão de Vigilância Sanitária, Polícia Civil e Código de Postura para agilizar a vistoria e licença ou não de funcionamento desses estabelecimentos. Também ficou acordado, que as casas noturnas, bares e similares, que já estão funcionando, têm um prazo de 60 dias para se regularizar. O Corpo de Bombeiros prevê que em 28 dias conclui o trabalho de vistoria de todas essas, mas para que não haja reclamação, esse prazo foi estendido para 60 dias. Enquanto isso, os estabelecimentos vão continuar funcionando, mas já obedecendo às normas mínimas de segurança. Depois desse prazo, inicia operação de fiscalização. Quem não se regularizou, vai ter o estabelecimento fechado. “Vamos ser implacável”, avisa o coronel Monteiro, comandante do CPR II.

Segundo o delegado Alberto Teixeira, não será mais tolerado o funcionamento de estabelecimentos fora do que rege a legislação. “Não queremos que a tragédia, como a de Santa Maria, se repita. Por isso, vamos formar essa força tarefa, trabalhando de forma conjunta”.
Para o prefeito João Salame, a medida visa garantir que as pessoas frequentes esse ambientes de forma segura. “Hoje, quantos pais não ficam preocupados quando seus filhos saem para se divertir, já pensando no que ocorreu em Santa Maria”, ressaltou.
Ainda segundo ele, a intenção não é prejudicar ninguém e muito menos fechar estabelecimentos. “Com segurança, garanto que vai até aumentar o número de frequentadores desses locais”, argumentou, adiantando que também será organizado o funcionamento dos bares da orla.
O prefeito observa que as cadeiras, colocadas na rua, uma hora pode ocorrer uma tragédia, caso algum motorista perca o cotrole do veículo. “Ou retira as cadeiras da rua ou então a pista será fechada para tráfego durante o funcionamento dos bares. Do jeito que está, não pode ficar”.

Contemplados Minha Casa Minha Vida


      
 Á prefeitura Municipal de Marabá,  Secretaria de Assistencia Social da Prefeitura – SEASP, visando à legalidade e a transparência do programa Minha Casa Minha Vida –Residencial Tocantins,divulga lista das substituições ocorridas dos indicados a beneficiários programa  do governo federal .informa que estas substituições se deram em razão de beneficiários não residirem no município de Marabá, bem como de denúncias apuradas de beneficiários que possuem imóveis próprios. confira aqui indicados beneficiários e suas respectivas substituições. A convocaçaõ  em caráter de extrema urgência, os indicados a beneficiários do programa minha casa minha vida – residencial tocantins a comparecerem na secretaria de assistência social até o dia 01/02/2013 (sexta – feira) no horário de 08h00min ás 14h00min, para tratarem de assuntos de seu interesse.1-       ADRIANA ALVES LIMA
2-       ADRIANO DE SOUSA LIMA
3-       ALDELENE PEREIRA DOS SANTOS
4-       ANA PAULA PEREIRA ARAUJO
5-       ANAHILDE COSTA DO NASCIMENTO
6-       ANTONIA SANDRA LIMA DA SILVA
7-       AURENICE VIEIRA DA SILVA
8-       BEATRIZ LISBOA SANTOS
9-       CICERA ALVES DE ABREU
10-   CICERA DE SOUSA LIMA
11-   CLAUDIA SOUZA SANTOS
12-   CLEIDIANE COSTA DE SENA
13-   DEUSILENE PEREIRA SILVA
14-   DINAIR ÁGUIA PEREIRA
15-   EDILENE CARDOSO DA SILVA
16-   EDNALVA DA SILVA
17-   EDNEIA BARBOSA ALENCAR
18-   ERISLEIDE COELHO DE SOUZA
19-   FERNANDA ALMEIDA DA SILVA
20-   FRANCIANE DA CONCEIÇAO FERNANDES DA SILVA
21-   FRANCISCA ARTENIZA CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO
22-   FRANCISCA VERA SILVA DOS SANTOS
23-   GARDENE RIBEIRO DANTAS LIMA
24-   GENILDA CESAR SANTOS
25-   HELENICE ROMANA DE SENA
26-   ILMA MOREIRA MORAES
27-   ISABEL DA SILVA
28-   JANETE ALVES RODRIGUES
29-   JANETE BRITO SILVA
30-   JENNY LIMA SOUZA
31-   JOSELIA MENEZES DA SILVA
32-   LEUANIS ALMEIDA SILVA
33-   LUCINEIDE MARIA DOS SANTOS
34-   LUDNEIA ALVES DOS SANTOS
35-   LUIZ CLAUDIO ARAUJO
36-   MARCIO GOMES
37-   MARIA ALVES DOS SANTOS
38-   MARIA CICERA BEZERRA DO NASCIMENTO
39-   MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA
40-   MARIA NUNES DOS SANTOS
41-   MARIA ROCHA SANTOS
42-   MARINALVA DA ROCHA FERREIRA
43-   MARTA SOUZA SILVA
44-   MARY VANE TAVARES MOTA
45-   NATANAEL ALVES MATIAS
46-   NILSON BEZERRA ESPINDOLA
47-   OLIVIA CRISOSTOMO DA SILVA
48-   PEDRO DIAS CARDOSO
49-   REGIANE DA SILVA TRINDADE
50-   RODRIGO ALVES DA SILVA
51-   ROSA MARIA PEREIRA SILVA
52-   RUTHIELLY SOUZA BORGES
53-   SANDRA PEREIRA DA SILVA SOUZA
54-   SINTHIA BATISTA BEZERRA
55-   SIRLEI ARAUJO DOS SANTOS
56-   TATIANE TRINDADE DE SOUZA
57-   THANIA MARTINS COSTA
58-   VALDERINA FERREIRA DE SOUZA
59-   VANDERLEIA SOUZA SANTOS
60-   VICENTE PAULO ALVES COSTA
61-   VILMA PEREIRA DOS SANTOSInforme de  substituição –A prefeitura municipal de Marabá, no uso de suas atribuições legais, através da  Secretaria de Assistencia Social da Prefeitura –Seasp, visando à legalidade e a transparência do programa Minha Casa Minha Vida –Residencia Tocantins, torna á publico as substituições ocorridas dos indicados a beneficiários  do programa Ressaltamos que estas substituições se deram em razão de beneficiários não residirem no Município de Marabá, bem como de denúncias apuradas de beneficiários que possuem imóveis próprios. Confira os indicados a beneficiários e suas respectivas substituições. Aguida Aquino Alencar Quadra 70 lote 24 SUBSTITUIDO POR Fernando Sarmento Matos; Célia Moreira Ferreira Quadra 61 lote 14 SUBSTITUIDO POR Tarcicleide silva Cabral; Francisca lima Quadra 18 lote 17 SUBSTITUIDO POR Maria Helena da C. Costa;Marta Queiroz Franco Gonçalves Quadra 61 Lote 17 SUBSTITUIDO POR Alice de Jesus Furtado; Dinaor Pereira da Silva Quadra 07 lote 30 SUBSTITUIDO POR Adelina Eugenia Ferreira.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Perguntas e respostas sobre o aumento dos combustívei



posto
- O Ministro Guido Mantega soltou uma pérola hoje. Disse em alto e bom som que devemos nos conformar com o reajuste da gasolina “porque o combustível não subia há 4 anos”. Dá pra entender?
Resposta: Dá sim. Certamente há muito tempo o ministro não enfia a mão no bolso para bancar o gasolina super aditivada do carro oficial que usa, logo não pode perceber que o litro subiu tanto nos últimos 4 anos.
- Porque em outros países a gasolina é mais barata? Aqui pagamos 51% a mais pelo combustível do que nos EUA. Há justificativa?
Resposta: Há sim. No Brasil simplesmente não existe  uma política eficiente para os combustíveis  O governo quer manter o mando da Petrobrás de qualquer jeito, quer fazer politicagem em cima do Petróleo e com cria o descontrole absoluto. A Petrobras, que é uma das maiores empresas do mundo está em agonia. As ações caíram de 60 para 20 reais. Mas o governo ainda manda e de quebra sobretaxa os combustíveis com os impostos mais pesados do mundo. Genial!
- O governo teve uma outra ideia para tentar segurar o preço da gasolina?
Sim, teve e mais uma vez GENIAL. Resolveu aumentar a mistura de álcool de 20% para 25%. Ou seja, para segurar uns centavos o preço eles baixam ainda mais a qualidade do produto.
- Vai ter impacto em outros produtos da cadeia produtiva?
Sim minha gente. Prepare o bolso porque tudo vai subir. A conta é simples. Mais da metade do transporte de produtos desse país é feito nas carrocerias dos caminhões. O Diesel também sobe e ele significa quase metade do custo do transporte. Modos que, prepare o bolso.

LEMAR PROGRAMA REUNIÕES PARA SORTEIO DE TABELAS‏



Clubes 1ª divisão / Máster
04/02/2013 ás 19h00min sede da Lemar
Dúvidas entrar em contato:
Vagner Mourão 094-9108-2656 (1ª divisão)
Edson Ferreira 
094-9132-1621 (Máster)

Clubes 2ª divisão / Máster
05/02/2013 ás 19h00min sede da Lemar
Dúvidas entrar em contato:
José do Espirito Santo 
094-9205-5353

Categorias de Base
06/02/2013 ás 19h00min sede da Lemar (Todas as escolinhas de futebol estão convidadas , Categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17)
Dúvidas entrar em contato com o Diretor Vaghd Rodrigues no telefone 
(094-9178-0935)

Futebol Feminino
07/02/2013 ás 19h00min sede da Lemar (Todos os clubes feminino)
Dúvidas entrar em contato com a Diretora Cristiane Nunes 9094-9104-6401)

Confirmado Dilma vem a Marabá em abril


Dilma Rouseff completa 65 anosO prefeito de Marabá João Salame disse  a Zeca News, que a presidente Dilma vem a Marabá em abril, mês que cidade  comemora o seu centenário, a  vinda  de Dilma,  foi confirmada por meio da assessoria, e chefe de gabinete,e pelos ex deputado Paulo Rocha, e  o deputado Claudio Puty.Salame  diz  que eles informaram   que ela realmente  virá a Marabá, faltando apenas definir a data desta vinda,  “estamos aguardando com grande expectativa, e temos certeza absoluta que a vinda da presidente a será um  ganho para a cidade, porque nos teremos  a oportunidade não  só   de inaugurar  obras  que foram financiadas  pelo governo federal, mais de mostrar para ela as novas demandas  e as necessidades  do município’’finaliza Salame.Sobre a hidrovia Araguaia  Tocantins  o prefeito disse que   a informação  que ele tem  é  que  a presidente entre outras coisas vai assegurar,a implantação  da Alpa em Marabá,vamos aguardar  só ela  mesmo poderá dar uma posição mais  clara  a respeito deste assunto, Salame afirma   que esta  muito otimista e notou no governo federal  nessa ida  a Brasília, uma disposição muito grande  de fazer com que a hidrovia se torne realidade,e também  de ajudar a cidade de Marabá. Questionado sobre o empenho do senador Jader  Barbalho  na luta pelo retomada das obras e derrocamento do pedral do Lourenço, e inclusão  do projeto no PAC,o prefeito de Marabá  disse que Jader e um políticos mais influentes  do Pará  e do Brasil,e o posicionamento dele que não é de hoje, favorável a hidrovia e  instalação da Alpa, só reforça a pressão legitima  dos paraenses  e Marabaenses junto ao governo federal  para que esse sonho seja  concretizado 

Nível do Tocantins passa de 8 metros e PMM começa construção de abrigos


A Prefeitura de Marabá começou ontem, dia 29, a construção de abrigos para acomodar os desabrigados da enchente. Hoje o nível do Rio Tocantins amanheceu em 8,12 metros acima do normal, se aproximando do nível de alerta que é de 10 metros, quando já começa a desabrigar moradores das áreas mais baixas de bairros, como o Santa Rosa, na Velha Marabá. Os primeiros abrigos estão sendo construídos na Folha 16, Nova Marabá, em terreno atrás do Ginásio Renato Veloso. A área tem capacidade para 250 abrigos. Na Marabá Pioneira, a construção dos abrigos começa nesta quinta-feira, 31, na antiga feirinha.Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Márcio Costa, o prédio da feirinha já foi lavado e agora vai passar por reforma do telhado e colocação de divisórias para poder ter condições de receber os desabrigados. Ele ressalta que está sendo feito tudo com antecedência para evitar o que vinha acontecendo no passado, quando as pessoas atingidas pela enchente se mudavam para o local por conta própria, sem que houvesse qualquer estrutura.Ainda de acordo com ele, a Defesa Civil, Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e Secretaria de Obras (Sevop) vão estar de prontidão para dar todo suporte necessário a quem precisar. “Nossa equipe já está em estado de alerta”, garante.

SEMED CONTRATA PARA A ZONA URBANA SEGUIDA DE CONVOCAÇÃO DE CONCURSADOS



Por estar precisando compor com urgência o quadro de professores nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) só aguarda aprovação por parte da Câmara Municipal de Marabá para iniciar a contratação desses servidores, assim como pessoal de apoio. No caso dos professores, as contratações serão temporárias.
É que serão chamados os professores aprovados no último concurso.  Segundo o secretário de Educação, Luiz Bressan, a convocação de concursados demanda certo tempo para a apresentação do candidato e respectiva documentação, o que certamente atrasaria o calendário escolar. Por isso, num primeiro momento, serão realizadas contratações por período mínimo, para o setor urbano.
Quanto à zona rural, as contratações serão pelo mínimo de um ano ou até que aconteça novo concurso público que contemple comunidades fora da cidade.

Dilma entrega casas em Castanhal


A presidenta Dilma participa, nesta sexta-feira, 01 de fevereiro, dos festejos do aniversário do município de Castanhal, cidade polo do nordeste paraense, que completou 81 anos esta semana.A presidenta entrega 1.412 unidades no conjunto Jardim dos Ipês, localizado no bairro da Fonte Boa. As unidades fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida. Os recursos são oriundos dos governos federal, estadual e municipal. "O Governo Federal está presente no Pará em todas as regiões por meio dos programas nacionais nas áreas de infraestrutura, assistência social, e setores estratégicos como saúde, segurança e educação. O Brasil Carinhoso e o Brasil Maior são os instrumentos que tem sido acionados por prefeituras e governos estaduais para tirar milhões de brasileiros da pobreza. O que temos é que fiscalizar o fluxo de recursos, os cronogramas de obras, fortalecer as COFIS como co-participantes desses processos, que incluem programas integrados, como o PAC saneamento e habitação, para que melhoremos a qualidade de vida das famílias em todo país. E a presidenta vem prestigiar Castanhal, inaugurando mais habitações, dando continuidade aos projetos que foram encaminhados entre 2007 e 2010 no Pará, e foram contemplados pelo PAC, Minha Casa, Minha vida". (Dep. Puty, vice-lider do governo)


Vale envia nota a Zeca News e sobre trem de carga parado no bairro Araguaia e orienta travessia de pedestres



Sobre a paralisação, por cerca de 20 minutos de um trem de carga da Vale, ocorrida ontem pela manhã à altura do  quilômetro 733, às proximidades da comunidade Araguaia, a Vale informa que a ocorrência deveu-se a ação de vândalos na ferrovia, o que causou a parada involuntária do trem de carga. A Vale está investigando a situação para tomar as medidas cabíveis previstas em lei.
 Quanto a passarela erguida provisoriamente para atender os moradores dos bairros daquela área, houve a sua desativação. Desde segunda-feira (28), o antigo acesso para travessia de pedestres e veículos foi reativado a pedido da comunidade, até que seja concluída a obra de conclusão do túnel com previsão para ocorrer no início de março. O túnel terá passagens distintas para pedestres e veículos.
A Vale reforça os cuidados que  os pedestres e condutores devem ter ao fazer a travessia sobre a linha férrea, que devem observar a  sinalização do local, atentar para o  aviso sonoro de aproximação do trem e  jamais atravessar entre os vagões da locomotiva, evitando riscos de acidentes. A Vale reforça que os pedestres devem aguardar a passagem total do trem para somente depois atravessar com total segurança.A Vale realiza constantemente campanhas de conscientização junto às comunidades próximas à EFC, especialmente quanto à necessidade de utilização de passagens de nível como forma de prevenção de acidentes gerados pelo tráfego de pessoas e animais sobre a linha férrea.A Vale coloca a disposição da população o seu Alô Ferrovia que pode ser contatado  gratuitamente através do número 0800 2857000.
 



video


UM VIDEO QUE JÁ FOI POSTADO NAS REDES SOCIAIS ESTÁ SENDO INVESTIGADO PELA DELEGADA DE POLICIA CIVIL, ADRIANA SACRAMENTO. A INFORMAÇÃO É QUE ELE FOI GRAVADO ENTRE AS FOLHAS 13 E 6 NA NOVA MARABÁ.
QUATRO ELEMENTOS ESPANCAM IMPIEDOSAMENTE UM MENOR. TRES MENORES E UM ADULTO PARTICIPAM DO ESPANCAMENTO E SEGUNDO A POLICIA O VIDEO TERIA SIDO GRAVADO PELA NAMORADA DO ADULTO.
A MOTIVAÇÃO DA VIOLENCIA SERIA DÍVIDAS COM O TRAFICO DE DROGAS. NO VIDEO NÃO DÁ PRA PERCEBER SE ELES CHEGARAM A EXECUTAR O MENOR OU APENAS O ESPANCARAM.
A POLICIA CIVIL TRABALHA PARA PRENDER OS ELEMENTOS E ELUCIDAR O CASO.

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA - Mulher que morou em Marabá está entre as vítimas‏


Vítima de incêndio em boate morou em Marabá Dos 118 que estão hospitalizados em hospitais de Santa Maria (RS) e região, encontra-se a jovem Aline Maia que têm amigos ou outras pessoas próximas em Marabá. O incêndio que vitimou até o momento, 232 vítimas na madrugada do último domingo (27) na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul deixou outras 118 feridas sendo 75 delas em estado grave.
Aline Maia tem inúmeros amigos em Marabá, onde morou por alguns anos na adolescência e onde ainda estão radicados alguns parentes, como o tio Leonardo Figueiredo Maia. Em sua página em uma rede social, Leonardo Figueiredo Maia, anunciou: “Os médicos pediram para rezar e eu repasso aos meus amigos que rezem, orem, peçam pela vida da minha sobrinha! Ela está em estado grave após o incêndio em Santa Maria. Estou destruído, triste! Mas conto com Deus!”, fez o apelo na internet.

Aline não é mais universitária e estava naquela noite, curtindo uma noite de festa com o marido (ainda não há confirmação do nome) comemorando na casa de show Kiss, como a maioria das pessoas fazem naquela cidade. Na hora da confusão, com uma verdadeira multidão tentando sair ao mesmo tempo da boate, o casal acabou se separando, de forma que o marido conseguiu sair há tempo e se salvar, e Aline acabou ficando presa com as outras pessoas.
Aline Maia está internada no Hospital São Francisco, com o mesmo quadro dos demais que inalaram muita fumaça tóxica. Na UTI, a paciente está em coma induzido e respirando com o auxílio de aparelhos. Ontem no final da tarde o tio da vítima Leonardo Maia foi informado de que a sobrinha seria transferida para Porto Alegre, como acontecia com a maioria das vítimas em estado grave. Minutos depois, por volta das 18 horas, veio a nova informação de que o quadro de Aline deu uma pequena melhora, resultando no cancelamento temporário para a transferência a Porto Alegre.
“Vamos continuar rezando, orando, pedindo, etc”, pediu Leonardo aos amigos, conhecidos e familiares em Marabá.
--

DIRETOR DO REGIONAL ASSUMIRÁ HOSPITAL METROPOLITANO DE BELÉM


DIRETOR DO REGIONAL ASSUMIRÁ HOSPITAL METROPOLITANO DE BELÉM
O diretor do Hospital Regional de Marabá, Paulo Cezhank assumirá no dia 24 de fevereiro o comando do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência de Belém (HMUE). O convite foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde – Sespa e pelo governador do Estado Simão Jatene.
Após receber e comemorar a confirmação do convite, Paulo Cezhank mencionou que seus planos como novo gestor do Metropolitano, como é mais conhecido pela população de Belém, é dar continuidade com o modelo de gestão que foi realizado no hospital regional de Marabá, focando na gestão da qualificação da qualidade, na construção de assistência da manutenção de relacionamentos e focalizar o estreitamento da comunidade com o hospital.“A comunidade é a dona, de fato, do hospital e ela merece todo nosso respeito”, disse o novo gestor do Metropolitano.
Segundo Paulo Cezhank, o momento agora é de estudar e analisar a região pelo qual o hospital Metropolitano de Belém contempla. “ainda estamos analisando todo o perfil da região da qual o hospital metropolitano é referencia, onde atende uma população de 2,5 milhão de habitantes, e 99% dos atendimentos são de trauma, principalmente acidentes de transito, de armas de fogo e outras lesões externas”, explicou Paulo.
Para ele a meta sob sua gestão será priorizar o atendimento dentro das três primeiras horas em que o acidente ocorre. E o objetivo será zerar ou reduzir consideravelmente as seqüelas ou até mesmo salvar a vida do condutor ou da vítima de traumas.
O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência foi inaugurado em 2006 no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém do Pará, o Hospital atende a população da Região Metropolitana e também inúmeros municípios. O Hospital foi construído em uma área de 17.700m², destacando-se pela grandiosidade do conjunto arquitetônico.

É uma unidade de referência para trauma e queimados, de média e alta complexidade e conta com um sofisticado Centro de Diagnóstico por Imagem dotado de equipamentos de última geração. É um hospital público que busca o atendimento humanizado com qualidade aos pacientes do SUS, buscando nível de excelência na prestação dos serviços oferecidos à população.
Sua Missão é a de atingir o nível de excelência no atendimento de urgência e emergência e na gestão, com certificação de Hospital de Ensino, para capacitação de Recursos Humanos na Área da Saúde.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria (RS) desencadeia série de fiscalizações a casas noturnas pelo país em Marabá policia civil promove reunião com órgão de segurança para anunciar a operação kiss


Superintendente   de policia civil do sul sudeste  do Pará    delegado Alberto Teixeira confirmou para Zeca News , operação Kiss  que será   deslanchada, a em todas as casas noturnas e boates   de Marabá, para verificar  as condições de funcionamento e os ítens de segurança exigidos pela lei .Reunião com os órgão de segurança esta agendada para esta quinta  feira  no auditório da prefeitura municipal de Marabá onde serão anunciados  detalhes  da operação, o acidente ocorrido  em Santa Maria reacende a luz sobre a questão da segurança dos bares e casas noturnas locais. Elas devem estar com o alvará em dia para que possam seguir funcionando. documento de liberação serve para atestar que os extintores de incêndio estejam funcionando e que se tenha iluminação e sinalização de emergência. Outro ponto destacado pelo superintendente  da policia civil ,agora  a liberação de alvará  vai  ser rigorosamente fiscalizada

FUTEBOL FEMININO JOVEM ATLETA ESPERA SER CONVOCADA


A perspectiva de ver um antigo sonho se realizar tem criado expectativas otimistas para as meninas do futebol de Marabá. Essa expectativa foi reforçada após a visita da goleira da seleção brasileira de futebol feminino, Andréia Suntaque e da técnica do Juventus Futebol Clube de São Paulo, Emily Lima à tribo Gavião Kyikatejê semana passada.
As atletas estiveram presentes para, além de participar de um torneio indígena, captar jovens talentos do futebol feminino para atuarem no sul e sudeste do Brasil integrando o que elas chamam de ‘pólo do futebol feminino do Brasil’. Andréia e Emily já levaram algumas meninas do futebol indígena e a expectativa agora é para a outra lista de convocadas para participar de uma seleção.
Uma das esperançosas de ter o nome escolhido é a goleira Luzia Dayana Oliveira de 23 anos. Dayana já defendeu as camisas de Estrela Nova, Bangu, Beira Rio e União, e, agora, sonha em defender a camisa do Juventus de São Paulo e conviver diariamente com seus ídolos e com o futebol, sua grande paixão.
Segundo Dayana, essa paixão vem desde a tenra idade, quando, de acordo com ela, pronunciava pela primeira vez a palavra ‘bola’ ainda bebê. Dayana define esse gosto e afinidade com a bola por sua família, que tem amantes do futebol e que, segundo ela, tem o futebol “no sangue”.
Falando sobre a posição que atua no momento, a de goleira, Dayana menciona que é uma tarefa “de muita pressão”. “Se você acerta, e defende bem em uma partida, poucos lembram porque é seu dever como goleira fazer isso. Agora se você vai mal e tem uma atuação ruim, a cobrança é ferrenha”, comenta.
Falando sobre o sonho de participar do Juventus Dayana diz que as expectativas são boas. “Estou há muito tempo treinando para essa ‘peneira’ e pelo que senti, as previsões são as melhores possíveis”, declara entusiasmada.
Sobre a possibilidade de ficar longe da família e dos amigos, se convocada, Dayana é ponderada. “Quando queremos correr atrás do sonho temos que sacrificar vários quisitos. A família está entre esse sacrifícios. Vou estar longe deles mas perto sempre”, declarou.
A lista com as novas convocadas para viajarem à São Paulo deve sair nas prováveis datas 5 ou 6 de fevereiro e contará com as atletas não-índias das seleções de Marabá. 

Chacina de Unaí


Chacina de Unaí
O dia ficou conhecido por conta da "Chacina do Unaí". Há nove anos, três auditores fiscais do trabalho e um mororista do MTE foram assassinados durante uma diligência em fazendas na cidade mineira de Unaí há 160km de Brasília. Até hoje o processo ainda não foi concluído. 
A grande mobilização motivou autoridades e toda sociedade a uma luta que gerou a instituição do "Dia nacional do combate ao trabalho escravo", que visa, principalmente, combater as formas ilegais do trabalho, ampliar o debate sobre a legislação trabalhista, as implicações penais que ataquem mais na fiscalização  nas medidas preventivas e punitivas àqueles que ainda no século XXI ainda pratiquem essa forma de trabalho análoga ao trabalho escravo.


CPI do Trabalho Escravo

A CPI do trabalho escravo é mais um instrumento para ampliar o trabalho de fiscalização, para aprimorar temas da legislação sobre o trabalho análogo ao escravo. O deputado Puty preside a comissão, que soma aos trabalhos da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, a CONTRAE.

Em 2012, a maior conquista da CPI e que é decorrente de toda uma mobilização social de entidades, foi a parovação da PEC do Trabalho Escravo, que no rol dos debates sobre o tema, cria melhores condições de clareza sobre os conceitos de trabalho análogo ao escravo, assim como devolve à sociedade em forma de expropriação as terras de proprietários que praticam essa forma ilegal de trabalho, com foco nas propriedades rurais, onde as ações do grupo móvel do Ministério do Trabalho e Emprego- MTE divulga que incidem os maiores registros dessa prática ilegal.

CPI acompanha diligência do MTE em fazenda em Marabá- Pará- resgate de oito trabalhadores
O deputado Puty acompanhou algumas diligências do grupo móvel em áreas urbanas e rurais e essa inserção de observação de campo da CPI cria uma maior aproximação entre o legislativo e a sociedade, especialmente com aqueles que sofrem na pele a prática ilegal, assim como interage com grupos que têm funções fiscalizadoras, como os auditores fiscais e os policiais federais. A CPI já indiciou, em 2012,  empregados e empregadores, para apurar situações de denúncias feitas de caos de trabalho análogo ao escravo.

Uma das fundamentais contribuições do MTE , como ente fiscalizador é a atualização da lista suja que registra o nome das empresas que entram no rol de investigações ou foram autuadas pela prática ilegal do trabalho análogo ao escravo. Isso permite que a sociedade acompanhe, cobre e participe desse processo, denunciando, fiscalizando e motivando o estado a tomar providências sobre essa chaga histórica que ainda assombra o país.

ELEIÇÃO DA AMAT CARAJÁS JÁ TEM UMA CHAPA CONFIRMADA

SanclerEleição da nova Diretoria da Amat Carajás  (Associaçaõ  dos Municipios do Araguaia Tocantins) vai acontecer dia 22 de fevereiro no Hotel Itacaiúnas, apenas uma chapa  se manifestou, apresentando o nome  do prefeito Tucurui Sancler Antonio Vanderlei Ferreira do PPS.segundo o atual  presidente da entidade,   ex prefeito  de Nova Ipixuna, Edison Alvarenga, Sancler, tem 90% de chance de vencer a eleição,uma vez  que esta afinado  com a luta de criação do Estado de Carajás,isso  se não surgir outro nome  com  a ambição de ocupar o cargo. Ele avalia   como natural em um  processo democrático, no entanto, afirma que novo presidente da Amat Carajás, deve se eleito por meio de uma chapa de consenso,”o que  será que bom para Amat, e toda região” finaliza Alvarenga ,.

JADER DEFENDE VIABILIZAÇÃO DA HIDROVIA ARAGUAIA-TOCANTINS

O governo federal está empenhado em aumentar a produção de energia da Hidrelétrica de Tucuruí. Especula-se que já existem estudos para a construção de uma terceira estrutura, capaz de acrescentar até 2.500 MW na sua potência atual. Se isso realmente acontecer, o Brasil ficará tranquilo porque o Pará vai mandar mais energia para o resto do País. 

    
Ou seja: não há dinheiro para o derrocamento do Pedral do Lourenço (e com isso as eclusas ficam como enfeites na Hidrelétrica de Tucuruí); não há dinheiro para a construção do Porto de Barcarena, mas há dinheiro (cerca de 5 bilhões) para ampliar Tucuruí e garantir mais energia para o País? E nós, paraenses, onde ficamos? 
    
Sem as obras de derrocamento, o Pará não terá logística para o transporte hidroviário. Na sequência, o Porto de Itaqui, no Maranhão, vai continuar com o escoamento do minério de ferro de Carajás. 
    
E agora, o Ceará se habilita com indústria siderúrgica e pode transformar o nosso ferro em aço e com isso se tornar um Estado industrial, produzindo todo tipo de equipamento sem ter um grama de minério de ferro em seu solo. A implantação da Aços Laminados do Pará, a Alpa, anunciada pela Vale, juntamente com a governador Ana Júlia Carepa, a então ministra-chefe da Casa Civil Dilma Roussef e o presidente Lula, nunca saiu do papel, porque a industrialização do minério de ferro em Marabá depende da navegabilidade do rio Tocantins. 
    
Há mais de seis meses encaminhei requerimento à mesa do Senado, para que a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, fornecesse informações do Protocolo de Intenções assinado pelo governo e a Vale sobre a implantação da Alpa e as obras do Pedral do Lourenço. A resposta é que havia uma comissão tratando do assunto. 

Como parlamentar dediquei muito tempo na luta pela construção das eclusas de Tucuruí. Finalmente as eclusas ficaram prontas, mas não há uma sequência, ou um compromisso com as obras daqui. De vez em quando aparece uma cabeça de burro para empacar o nosso desenvolvimento. 

Eu fiquei indignado e perplexo ao saber que Tucuruí poderá ser ampliada para garantir mais energia para o Brasil quando nada sabemos sobre a construção da Hidrovia Araguaia-Tocantins que pode proporcionar a integração brasileira com os mercados do mundo todo. É um velho sonho paraense de progresso e desenvolvimento industrial. A Hidrovia Araguaia-Tocantins é uma projeção futurista que vai melhorar a área dos transportes no Brasil. O Pará tem muitos rios, e o transporte hidroviário, sem nenhuma dúvida, é o mais barato. 

Já enviei correspondência à presidente Dilma para que o derrocamento do Pedral do Lourenço seja reincluído no Programa de Aceleração de Crescimento, o PAC. A obra saiu do PAC depois de ter sido anunciada como prioridade. Sem ela o Pará nunca vai entrar na era do aço. 
   
Por sorte, vejo com satisfação que a sociedade paraense começa a despertar: essa semana, entidades empresariais, governo estadual e parlamentares vão à Casa Civil da Presidência da República pressionar o governo para a construção da Hidrovia. E há outros movimentos e frentes que estão na luta. 
   
E é isso que tem que ser feito. A sociedade não pode deixar de se indignar diante do descaso e da falta de compromisso. A juventude do ser humano reside não apenas na idade cronológica. A velhice chega quando perdemos a capacidade de indignação. 
   
O Pará tem sido um grande vizinho para o Brasil. O governo federal só se empenha em obras por aqui se elas servirem ao País, como Belo Monte e agora essa especulação da ampliação da Hidrelétrica de Tucuruí. Já o derrocamento do Pedral do Lourenço ou a Hidrovia do Tocantins e outras tantas podem esperar, porque na visão do governo só interessam aos paraenses. 
     
JADER BARBALHO 
     
*Texto originalmente publicado no Jornal Diário do Pará no dia 20 de Janeiro de 2012. 

domingo, 27 de janeiro de 2013

Até a polícia no Pará é assaltada




O que irei relatar aqui parece cômico se antes não fosse trágico.

Ontem a Ouvidoria da Segurança Pública do Estado do Pará foi assaltada, em plena luz do dia, isso mesmo caro leitor, assaltaram a polícia.

Se a polícia é assaltada o que sobra para nos simples mortais?

Este é o (Des)governo do Jatene.


Neymar dá show de dribles no jogo contra o Botafogo-SP - Paulistão 2013

Amigo torcedor, amigo secador, se fosse vivo, o centenário Nelson Rodrigues teria uma dificuldade enorme em escolher um personagem da semana, como de praxe na sua crônica esportiva, que não fosse o artista Neymar Jr., cuja importância neste exato momento, em um modestíssimo pitaco de botequim, é como inventor de novas jogadas. É o maior do mundo nesse gênero.
Na quarta-feira, o menino que brinca também de ser autor de novos cortes de cabelo deixou uma novíssima patente ao mundo do futiba. Aquela coisa, ainda sem nome, de chapelar o adversário com um leve toque de chapa na bola, que, caprichosa, encobriu o atacante Nunes, do Botinha de Ribeirão Preto.
Quem repete jogadas, manjadas ou não, com eficiência e rigor tático pode ser chamado craque. Há muitos. Mas quem as cria entra à galeria dos artistas. Nem careço citar os seus Leônidas, Coutinhos, Pelés, Garrinchas, Rivellinos, Maradonas. (mais…)

Resgate de corpos na boate Kiss é encerrad


Resgate de corpos na boate Kiss é encerrado

tn_600_580_incendio090129
O Corpo de Bombeiros terminou o resgate de corpos na boate Kiss, em Santa Maria. Até agora foram confirmadas 245 mortes na tragédia. Os corpos foram encaminhados ao Centro Desportivo Municipal. As autoridades fazem agora um apelo para a doação de sangue no município para auxiliar no atendimento aos feridos.
Um dos seguranças da boate, Rodrigo Moura, disse que algumas pessoas tentaram controlar o incêndio usando extintores, mas não conseguiram, Ele conta que o acidente aconteceu porque uma faísca atingiu a espuma acústica do local. “Foi uma cena de filme de terror”, diz o segurança.

O QUE ACHOU DO BLOG