quinta-feira, 22 de março de 2012

Hoje é Dia Mundial da Água


Angop
A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra
A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra

 Assinala-se hoje (quinta-feira), 22 de Março, o Dia Mundial da Água, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objectivo de chamar a atenção da sociedade para a questão da escassez desse importante bem natural e, consequentemente, buscar soluções para o problema. 
 
Através de uma resolução (A/RES/47/193), de 22 de Fevereiro de 1992, a ONU adoptou o dia 22 de Março de cada ano como o Dia Mundial da Água (DMA), de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 

Nesse período, vários Estados foram convidados a realizar actividades concretas que promovam a conscientização pública, através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos.  
 
A comemoração do Dia Mundial da Água, cujo tema deste ano “a água e a segurança alimentar”, traz um alerta, pois, segundo dados da ONU, prevê-se que, em 2050, dois biliões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Apenas três porcento de toda a água terrestre é própria para consumo.  
 
A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70 porcento da alimentação e do corpo humano são constituídos por água.  
 
Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática. Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra.  
 
Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 biliões de quilómetros, cuja maior parte (95,1 porcento) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos. 
 
Os 4,9 porcento restantes constituem-se de água doce, distribuída entre as geleiras polares, que ocupam 97 desse precioso volume, e a água na forma líquida, disponível para o uso, cujo volume é estimado em pouco mais de dois milhões de quilómetros.
 
 Assim, 99,9 das águas do planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.
 
Em mensagem por ocasião da data, o  Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon considera que  a agricultura é de longe a maior usuária de água potável.

“Se não formos capazes de usar a água com sabedoria na agricultura, falharemos em acabar com a fome e vamos abrir a porta para uma série de outros males, incluindo a seca, a fome e a instabilidade política”, alerta o Secretário-Geral da ONU.  
 
Segundo Ban Ki-moon, com cerca de um bilião de pessoas com fome e cerca de 800 milhões com falta de fornecimento seguro de água potável, há muito que se fazer para fortalecer os alicerces da estabilidade local, nacional e global.  

“Neste Dia Mundial da Água, insto todos os parceiros a utilizarem plenamente a oportunidade proporcionada pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)”, lê-se na mensagem.  

No Rio, disse, “temos que ligar os pontos entre a segurança da água e segurança alimentar e nutricional no contexto de uma economia verde. A água vai desempenhar um papel central na criação do futuro que queremos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG