Termina hoje o prazo para impugnação de candidatos às eleições municipais deste ano. A Justiça Eleitoral tem um mês para julgar os pedidos e confirmar ou não as candidaturas. Depois disso, os candidatos impugnados ainda terão a possibilidade de entrar com recursos, que terão que ser julgados em outros 30 dias pelos juízes, o que pode levar esses julgamentos até às vésperas das eleições, marcadas para 7 de outubro.
Esses prazos, porém, só valem para os candidatos registrados oficialmente pelos partidos e coligações, até o último dia 5. O TRE recebeu, depois disso, 78 registros de candidatos a vereador avulsos. No caso desses, o prazo para impugnações vai até o próximo domingo.
Em Curitiba, entre os candidatos a prefeito, apenas um concorrente – Carlos Moraes, do PRTB – sofreu pedido de impugnação até ontem, segundo o TRE. Curiosamente, um dos pedidos é da própria direção municipal do partido, que aponta dupla filiação, já que ele estaria também registrado como filiado ao PSC. O PRTB chegou a anunciar o apoio à candidatura de Gustavo Fruet (PDT). Moraes, porém, insistiu em registrar-se como candidato próprio da legenda.