sexta-feira, 31 de agosto de 2012

JOÃO SALAME E TIÃO EMPATADOS NA PESQUISA DOXA




O candidato a prefeito de Marabá João Salame (PPS), da Coligação “Mudança Pra Valer” , empatou, tecnicamente, com o seu principal oponente, Sebastião Miranda (PTB), conforme pesquisa da Doxa Comunicação,  registrada no TRE sob búmero  PA-00054/2012
Pesquisa ouviu 800 pessoas nas zonas urbana e rural.
Conforme pesquisas anteriores já vinham indicando, o crescimento vertiginoso de João Salame confirmou-se agora com a pesquisa realizada entre os dias 23 e 25 de agosto de 2012, culminando com empate técnico.
Tião Miranda aparece com 41,6%.
João Salame -  38,8%
Maurino Magalhães –  9,6%
César do Comércio – 1,1%
Manoel da Cosanpa –  0,1 %

Um comentário:

  1. Provável explicação das pesquisas em Marabá/PA:

    O resultado da 3ª pesquisa DOCA nada contrasta com as anteriores encomendadas tanto por Jõao, quanto por Tião e pelo Jornal Correio do Tocantins. Desde o início, TODAS as pesquisas apontaram inicialmente larga vantagem do candidato Tião Miranda (algumas apresentando mais de 60% das intenções de voto), tendo como segundo colocado João Salame (aproximadamente 20% das intenções, inicialmente). Maurino Magalhães sempre amargando entre 4 e 7% em todas as pesquisas. Não comentarei os outros dois candidatos por terem expectativa de voto inexpressiva.
    Com a evolução dos fatos e das campanhas, observou-se, repito, em TODAS AS PESQUISAS, um crescimento expressivo e vestiginoso do candidato João Salame, algo em torno de 70% de crescimento (para os que estão na dúvida é só consultar a pesquisa do Jornal Correio do Tocantins, que julgo não querer beneficiar o candidato João Salame por este ser dono do 2º maior jornal em circulação de Marabá – O Jornal Opinião), enquanto que observava-se uma queda na intenção de votos de Tião Miranda, pequena, mas expressiva (algo em torno de 7%). Esses foram, em resumo, os resultados da segunda rodada de pesquisas feitas por vários órgãos. Dessa forma, a pesquisa atual (3ª DOXA) nada mais contatou que a previsão estatística, algo que os gráficos já vinham indicando se as campanhas continuassem no mesmo patamar. Simples assim.
    Quanto à expectativa de vitória de Tião Miranda ainda ser maior que a de João Salame (48 contra 40%), isso nada mais indica que Tião Miranda era o preferido e a expectativa era a de que ele ganharia folgadamente a eleição, opinião essa compartilhada mesmo para os eleitores de João Salame e de Maurino Magalhães. A tendência é essa margem diminuir e até se inverter, como ocorreu com a intenção de voto. Muito boa a pesquisa, para que sabe interpretar corretamente os dados estatísticos. Muitos podem estar se perguntando: qual o candidato desse comentarista, afinal? Pra mim, qualquer um que administre Marabá com decência, com exceção de Maurino Magalhães que resumiu-se num caos marcado pela insegurança jurídica e inação da Câmara Legislativa que foi simplesmente OMISSA QUANTO ÀS DEMANDAS DA POPULAÇÃO. LEMBRO QUE A CPI DA SAÚDE (DEVIDO AO CAOS EM QUE SE ENCONTRA) TEVE APENAS 3 VOTOS A FAVOR CONTRA 8 CONTRA, TENDO SIDO, INFELIZMENTE, ARQUIVADA. ISSO É UMA VERGONHA. RENOVAÇÃO TOTAL DA CÂMARA JÁ!
    Ass: Luciano Valente

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DO BLOG