segunda-feira, 20 de agosto de 2012

POR QUE SERÁ? Coligação de Tião impede divulgação de pesquisa


PESQUISA





Encomendada pelo blog www.hiroshibogea.com.br, para ser publicada no último no domingo (19), a pesquisa realizada pela Doxa Comunicação foi suspensa pela juíza eleitoral Danielle Karen da Silveira Araújo Leite, da 23ª Zona Eleitoral, atendendo pedido de impugnação da coligação que apoia o candidato a prefeito Sebastião Miranda, o Tião Miranda (PTB). Pesquisa da Doxa foi realizada entre os dias 7 e 9 de agosto.
Segundo Antônio Araújo Moura, chefe da 23ª Zona Eleitoral de Marabá, faz questão de frisar que a divulgação foi apenas suspensa e que a pesquisa poderá ser divulgada ainda. “Por enquanto, a divulgação dessa pesquisa se encontra apenas suspensa e ainda não foi julgado o mérito. Além do mais a empresa está dentro do prazo para se manifestar”, confirma.
Ainda de acordo com o serventuário da Justiça Eleitoral em Marabá, o pedido de impugnação foi feito porque determinadas informações que a Justiça Eleitoral exige na hora da ponderação da pesquisa, no que diz respeito a sexo, idade e nível econômico da população entrevistada. Segundo o pedido de impugnação, isso poderia influenciar na margem de erro da pesquisa
Em seu blog, o jornalista Hiroshi Bogea, que encomendou a pesquisa, explica que, na verdade, todas as pesquisas realizadas pela Doxa, em Marabá, sempre anteciparam com fidelidade os resultados oficiais das eleições. Foi assim no pleito que elegeu Geraldo Veloso, depois a eleição que confirmou o próprio Tião Miranda e, finalmente, Maurino Magalhães.
Hiroshi vai mais longe: “O que pode estar escondido por trás da decisão da Coligação que apoia Tião Miranda a impugnar a pesquisa registrada no TRE é a confirmação do crescimento vertiginoso de uma das outras quatro candidaturas a prefeito, cuja musculação eleitoral ganhou curva ascendente em todas as pesquisas realizadas na cidade nos últimos meses – e se acentuou a partir do início da campanha eleitoral”.
Para se entender a mudança do humor do eleitorado marabaense, depois daquela pesquisa, outras duas foram processadas, por outros dois institutos, na semana que terminou, com número bem mais favoráveis a candidatura adversária de Miranda, ameaçando seu favoritismo.
O jornalista disse estar analisando se entra com recurso para reformar a decisão da juíza eleitoral ou se parte para encomendar outra pesquisa, considerando a mudança vertiginosa da tendência eleitoral nos últimos seis dias em Marabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG