quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dep. Puty Relator do orçamento 2013 do governo‏

O deputado Puty é relator da proposta de orçamento 2013 do governo. Depois das eleições municipais em todo país, quando os parlamentares, ministros voltarem novamente as atenções para o Congresso, essa pauta será prioritária. Puty deve ter uma intensa agenda de articulações políticas, para garantir que o orçamento não sofra muitos golpes, cortes e contingenciamentos. A briga vai ser grande, pois 2013 ainda vai pesar na balança, que é cenário político, que antecede a Copa no Mundo no Brasil e as eleições aos governos.


A ordem da presidenta é manter o controle da inflação, fortalecendo a economia interna, e garantir recursos para os programas sociais e a alta na oferta de empregos, que segundo o IBGE no período de um ano foi de 5,09%.
A presidenta também criou uma série de medidas e parcerias com o setor privado para promover o desenvolvimento, criando condições para indústrias crescerem, flexibilizando impostos e acesso a créditos. No setor de transportes, da produção e distribuição de energia o governo vem aumentando a fiscalização, mas em contra-partida, motivando interesses em competitividade no mercado, aquecendo a economia.

O governo aposta em um crescimento de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a arrecadação aumenta de forma mais acelerada quando a economia cresce acima dos 4%. Puty acredita que o retorno da atividade econômica, esperado para este segundo semestre, vai incrementar a arrecadação do Imposto de Renda das empresas, com efeitos também em 2013.


A briga vai ser grande, pois 2013 ainda vai pesar na balança, que é cenário político, que antecede a Copa no Mundo no Brasil e as eleições aos governos.

Estimativas de crescimento
O relator da receita do Orçamento da União para 2013, deputado Puty (PT-PA), afirma que espera um crescimento modesto da arrecadação governamental no próximo ano, apesar das quedas sucessivas dos tributos recolhidos pelo governo até junho. Na proposta orçamentária de 2013 (PLN 24/12), enviada pelo Executivo ao Congresso, a receita total foi estimada em R$ 1,23 trilhão e, segundo o deputado, há espaço para reestimativas. É nesse cálculo que se abre espaço para atendimento das emendas parlamentares e para as demandas que chegam ao Congresso de setores da sociedade e de órgãos públicos.
O deputado informou que vai se encontrar com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Freitas Barreto, para discutir a reestimativa da arrecadação.

Ascom - Mandato Deputado Puty

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG