quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PESQUISA IPESPE MOSTRA QUE DISPUSTA ESTÁ CONCENTRADA ENTRE A DOIS CANDIDATOS EM MARABÁ

SALAME EM 1º E COM 45%.TIÃO TEM 40% 
O deputado estadual João Salame (PPS) está em primeiro lugar na corrida pela prefeitura de Marabá com 45% das intenções de voto. Ele é seguido pelo também deputado estadual Tião Miranda (PTB), que tem 40%. O atual prefeito do município, Maurino Magalhães (PR), é o terceiro colocado, com apenas 5%. César do Comércio (PRP) tem 2% e Manoel Rodrigues (PSol) não foi escolhido na pesquisa estimulada, aquela em que os entrevistadores apresentam aos eleitores os nomes dos candidatos.
Os eleitores que disseram que vão votar em branco ou nulo somaram 1%. Os que disseram ainda não saber em quem votarão somaram 8%.
O levantamento foi feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 22 e 24 de setembro de 2012. Foram ouvidos 400 entrevistados e a margem de erro máxima estimada é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo PA 00143/ 2012.
Na pesquisa espontânea, com os eleitores tendo que lembrar os nomes dos candidatos, Salame também lidera com 42% das intenções de votos. Tião Miranda aparece com 37% e Maurino com 4%. César do Comércio e Manoel Rodrigues aparecem em último lugar, com 1% cada. Os brancos e nulos somaram 2% e 14% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votarão.
O Ipespe mediu também a rejeição dos candidatos. O atual prefeito é o campeão. Entre os entrevistados, 67% disseram que não votariam em Maurino Magalhães de jeito nenhum. A segundo maior rejeição - 15% - ficou com Tião Miranda. César do Comércio e Manoel Rodrigues são rejeitados por 9% e 8% dos eleitores, respectivamente. João Salame tem a menor taxa, 5%.
Apesar de ser o segundo colocado na pesquisa, Tão Miranda lidera a lista dos candidatos que os eleitores acreditam que vencerão a disputa. Para 59% o candidato do PTB será o próximo prefeito de Marabá. Para 39% o eleito será João Salame e apenas 3% acham que Maurino Magalhães continuará no cargo.
A atual administração foi considerada boa ou ótima por 6% dos entrevistados. Para 22%, ela é regular e 18% consideraram a atual gestão ruim. Para 54% a administração de Maurino Magalhães é considerada péssima. Os que não souberam ou não responderam somaram 2%.
O governo de Simão Jatene foi considerado ótimo por 15% dos eleitores. Para 14%, a administração do Estado é boa e 41% consideram regular. Para 13% é ruim e para 14% é péssima. Os que não souberam ou não responderam somaram 16%. Em Marabá, o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) foi classificado como ótimo por 27% dos eleitores. Para 41%, a administração federal é boa e para 25% é regular. Os que consideraram ruim ou péssima somaram 6%. Entre os entrevistados, 2% não responderam.
O eleitor da cidade está satisfeito com a vida. Entre os entrevistados, 71% disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos. Os insatisfeitos somaram 27% e os muitos insatisfeitos são apenas 3%. Sobre quais os problemas da cidade, os eleitores de Marabá listaram saúde, educação e segurança pública como as maiores preocupações.
(Diário do

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG