segunda-feira, 18 de junho de 2012

Trem de Passageiros da Vale é grafitado pelos OSGEMEOS

Trem de Passageiros da Vale é grafitado pelos OSGEMEOS

O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) está de visual novo. Desde sábado, 16, os vagões estão com a marca artística dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como OSGEMEOS. A ação é a mais recente edição do Projeto WholeTrain, que leva a arte da dupla e de seus parceiros a ferrovias de diferentes cantos do país e que neste ano completa dez anos.

A iniciativa da Fundação Vale em levar o trabalho de OSGEMEOS para a EFC, que liga Parauapebas (PA) a São Luis (MA), faz parte de sua estratégia de ampliar o acesso à cultura nos territórios onde a Vale está presente. A proposta do WholeTrain é usar vagões como suporte para a arte urbana, promovendo assim uma exposição itinerante ao longo dos 892 km da EFC, que corta ao todo 25 municípios entre os dois estados.

Além de ver os carros grafitados pelo WholeTrain, professores e estudantes das cidades de Marabá e Parauapebas, no Pará, e Alto Alegre do Pindaré e Açailândia, no Maranhão,  poderão participar de oficinas de arte-educação inspiradas no projeto e alinhadas à iniciativa da Fundação Vale de estreitar o contato de crianças e adolescentes com a arte.

O projeto WholeTrain faz parte de uma parceria entre a Fundação Vale e OSGEMEOS, com patrocínio da Vale, que teve início com a exposição FERMATA, realizada entre outubro do ano passado e fevereiro 2012 no Museu Vale, em Vitória (ES).


Projeto WholeTrain   

Idealizado por OSGEMEOS e o grafiteiro ISE, o WholeTrain foi realizado em outro trem da Vale no ano passado, na Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).  O projeto também já passou pelas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, João Pessoa e Natal.

Na EFC, OSGEMEOS foram acompanhados por outros sete artistas urbanos, os brasileiros ISE, Coyo, Toes e Finok; e os estrangeiros Renio (Noruega), Reas (Estados Unidos) e Vino (Espanha).   Os nove artistas buscaram inspiração nos ares de São Luís e em elementos regionais para executar os trabalhos de mais esta edição do WholeTrain. 


Sobre a Estrada de Ferro Carajás e o Trem de Passageiros

A EFC começou a ser construída em 1982 para transportar minério de ferro e manganês da mina de Carajás, no Pará, até o Terminal Portuário de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão, que também pertence à Vale. O trem de minério começou a operar em 1985 e o de passageiros, em 1986.
  
O Trem de Passageiros se destaca como um dos mais importantes meios de transporte entre os estados do Pará e Maranhão. Para muitas localidades, o trem, que entrou em operação em 1986, é o único meio de locomoção. Ele percorre 25 localidades, entre povoados e municípios, sendo 21 no Maranhão e quatro no Pará, levando em média 1.300 pessoas por dia.

Às segundas, quintas e sábados, o Trem parte da Estação do Anjo da Guarda, às 8h, de São Luís com destino a Parauapebas/PA. Nas terças, sextas e domingo, faz o percurso inverso.

O trem possui um carro climatizado e adaptado para passageiros portadores de deficiência ou mobilidade reduzida. As tarifas cobradas são as mesmas da classe econômica tanto para os portadores quanto para seus acompanhantes. Para aproximar ainda mais o usuário do trem de passageiros, a Vale disponibiliza canais gratuitos para informações, o Alô Ferrovia.(0800 285 7000) e o site www.vale.com/tremdepassageiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG