terça-feira, 26 de junho de 2012

EMPRESÁRIOS DE MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO VISITAM A SINOBRAS A ação fez parte do Seminário Oportunidades de Investimentos e Negócios da ACIM e ACIP


Ampliar as possibilidades de atração de investimentos e de empresas que diversificarão o polo metalmecânico de Marabá. Esta é a intenção do Governo do Estado, Associação Comercial e Industrial de Marabá - ACIM e da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas – ACIP ao promoverem o I Seminário “Oportunidades de Investimentos e Negócios”, realizado na última semana, em Marabá e Parauapebas. Com a participação de empresários de diversos municípios do Pará e de convidados de empresas de Minas Gerais e Espírito Santo, e apoio da Siderúrgica, o evento teve como finalidade criar oportunidades de negócios que deverão ser gerados a partir dos novos investimentos e da operação dos empreendimentos já instalados na região sul e sudeste do Pará, como é o caso da SINOBRAS, e projetos a serem instalados, a exemplo da Aços Laminados do Pará- Alpa, da Vale, e do Projeto Aline, uma parceria entre a mineradora e o Grupo Aço Cearense.  

Segundo os organizadores do Seminário, que teve em sua programação visitas, workshops e reuniões em Parauapebas e Marabá, o encontro também objetivou aumentar o conhecimento do empresariado local e fazer a integração dos mesmos com empresários de outros estados, através de visitas técnicas às plantas industriais instaladas ou em instalação na região. Este é o terceiro momento deste processo de atração de investidores. O primeiro foi realizado em novembro do ano passado, por ocasião do I Simpósio do Setor Metalmecânico de Marabá – Simpomec, quando foram discutidas as ações para capacitação de empresários e trabalhadores locais, adequando-os às mudanças no futuro próximo da região.

De acordo com o consultor da Vale, Durval Vieira de Freitas, da DVF Consultoria, o Seminário faz parte de um conjunto de ações. Ele lembrou que o Simpomec, foi apenas o pontapé inicial, seguido pela visita às plantas industriais no sudeste do País e pelo Seminário realizado agora no sudeste paraense. “Nós estamos verificando que com a chegada da SINOBRAS aqui em Marabá, e agora com a possibilidade de implantação, bastante adiantada, da Alpa e do Projeto Aline, que há uma demanda muito grande por empresas de fabricação, montagem, construção civil, prestação de serviços especializados que não tem aqui em Marabá e nem região de Carajás. Então nós trouxemos uma comitiva de empresários do Espírito Santo e Minas Gerais com interesse de vir para cá fazer investimentos, para aproveitar essa oportunidade e para fazer parceria com empresas daqui. O objetivo desse encontro na SINOBRAS é para eles conhecerem o mercado e as oportunidades que a Siderúrgica já oferece, pois ela dá essas condições e está precisando de fornecedores, então nada melhor do que eles conhecerem o real já pensando no futuro. É um processo lento, isso não se resolve de uma hora para outra e tem que ser trabalhado continuamente”, disse Durval.

Mauro de Souza, presidente em exercício da Associação Comercial e Industrial de Marabá - Acim, afirmou que as reuniões e as visitas para estreitamento da relação entre empresários locais com os de fora do Estado e para a atração de investidores para a região são um ganho. “Nós recebemos esta comitiva para que eles vejam o potencial que existe na região e o que já está implantado aqui, com um grande diferencial que seria a SINOBRAS. Ninguém no sudeste do País imagina que Marabá tem uma empresa deste porte que produz cerca de 400 mil toneladas de aço por ano reunindo aços longos e trefilados. Eles nem imaginam que há um empreendimento com esse potencial no meio da Amazônia”, afirmou Mauro, referindo-se à SINOBRAS. Para ele o encontro foi uma oportunidade para Marabá, bem como para os empresários que vieram, de investir na região como fez lá atrás o Grupo Aço Cearense, ao decidir instalar a SINOBRAS no município.

Para o Gerente de Metalurgia e Qualidade da SINOBRAS, Ricardo Pugliese, que acompanhou a visita em Parauapebas e Marabá, “a vinda da comitiva foi o reflexo do trabalho proativo de captação de investidores, pois o fato deles virem e de terem a predisposição de conhecer a região foi algo muito positivo. Eu acredito que a visita à usina da SINOBRAS foi uma das melhores em termos de impacto pelo fato do projeto já ter sido instalado e estar em operação. Como resultado mais imediato e proveitoso da visita, ressalto  o convite feito pelos representantes do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo – SINDIFER e da Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG, para que visitemos novamente os dois estados para uma rodada de negócios promovidas pelas duas instituições, agora com foco no desenvolvimento e atração de fornecedores específicos para a SINOBRAS”, revelou.

Realidade – Ações de fortalecimento e capacitação de fornecedores são lideradas pela Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará – Redes, da Federação das Indústrias do Estado do Pará – Fiepa. Para o consultor técnico do Redes, Hugo Suenaga, a iniciativa  de promover este Seminário permite a troca de experiências entre os fornecedores paraenses com os de outros Estados. “Com encontros como este podemos ver a forma de trabalhar dos fornecedores de fora. Essa troca de experiência é fundamental para o desenvolvimento até mesmo do nosso fornecedor local”.

Em processo de instalação de uma filial em Marabá por conta das perspectivas positivas da região, os gestores da empresa CEDISA veem com muito bons olhos a chegada à região.  Atuando no segmento de distribuição e processamento de produtos siderúrgicos, a CEDISA disponibiliza ao mercado nacional produtos e serviços siderúrgicos há mais de 40 anos. “O que nos motivou a instalar uma filial em Marabá foram as perspectivas de investimentos na região como a Alpa, por exemplo, que foi o principal atrativo da região para que nós nos instalássemos aqui”, revelou Ricardo Marinho, Gerente de Vendas da empresa. Silvino Alberguine Canzian, Gerente Executivo da CEDISA demonstrou bastante entusiasmos com a vinda da empresa para a região. “Estamos bastante empolgados e muito otimistas. A Vale já é cliente nossa e a SINOBRAS está iniciando. Neste encontro tivemos a oportunidade de ver que os números em termos de aquisições da Siderúrgica são bastante volumosos e fazem com que a gente acredite que teremos um grande futuro por aqui, a expectativa é a melhor possível”, afirmou o executivo da empresa que possui a matriz em Serra, no Espírito Santo e filiais nos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Recife e agora no Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG