Com o leilão das coligações praticamente
definido, o deputado estadual João Salame Neto (PPS) terá o maior tempo
de propaganda no rádio e na televisão durante a disputa pela Prefeitura
de Marabá. As coligações partidárias são, antes de tudo, a busca
incessante por exposição dos candidatos por mais tempo na televisão e no
rádio durante o horário eleitoral gratuito e obrigatório, que este ano
vai acontecer no período de 21 de agosto a 4 de outubro.
Caso o PT consiga manter-se na chamada
“Terceira Via” e obtenha o aval da direção nacional de seu partido para
seguir no caminho atual, João Salame sairia na frente de seus
concorrentes diretos, com o tempo de 10 minutos, 20 segundos e 33
centésimos.
Embora o PPS de Salame tenha apenas 48
segundos, ele ganha o reforço do tempo do gigante PMDB, com 3 minutos e
23 segundos; do PT, com 3 minutos e 46 segundos; do intermediário PDT,
com 1 minuto e 26 segundos; e do pequeno PV, com 55 segundos.
Embora contabilize nove partidos ao seu
lado, nem por isso o deputado e ex-prefeito Sebastião Miranda Filho
teria o maior tempo de TV e rádio, caso as coligações estivessem
fechadas hoje. Ele ficaria atrás de João Salame, com 8 minutos, 47
segundos e 22 centésimos. Os partidos que o apóiam (segundo divulgam
seus correligionários) são PTB, PSDB, PSD, PSB, PHS, PC do B, PT do B,
PRTB e PRB. Vale registrar que a coligação de Maurino anuncia que o PT
do B vai migrar para seu grupo em breve.
Também pela configuração que se desenha
antes de 30 de junho (data limite para se apresentar os candidatos e
realizar as convenções e coligações partidárias), o prefeito Maurino
Magalhães (PR) poderá ter 7 minutos, 40 segundos e 89 centésimos durante
a campanha eleitoral na TV e rádio. Para isso, o PR, deverá formar
coligação com os partidos DEM, PSC, PMN e PP. Desses, o que mais agrega
tempo de TV é o DEM, com 2 minutos, 1 segundo e 26 centésimos; depois o
próprio PR e o PP, com 1minuto, 56 segundos e 58 centésimos, cada; PSC,
com 1 minuto e 44 centésimos; e, por último o “nanico” PMN, com 30
segundos e 03 centésimos.
O PSOL de Manoel da Cosanpa terá apenas o
seu próprio tempo para divulgar os projetos durante o horário eleitoral
gratuito. 27 segundos e 69 centésimos.
Além do horário eleitoral de 30 minutos,
duas vezes por dia, os candidatos terão as propagandas sob inserções.
Essas inserções são vistas pelos marqueteiros políticos como as armas
mais poderosas de propaganda, porque chegam de surpresa aos eleitores,
misturadas à publicidade comercial e em horários diversos. Mesmo os
espectadores desinteressados em política veem as peças.
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