No Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente neste dia 8 de março, o zeca news faz sua homenagem aos grandes nomes femininos que ajudam ou ajudaram a construir a história do nosso país. Os exemplos de brasileiras que florescem nas áreas política, médica, econômica, esportiva e social são muitos, como vamos mostrar numa série de reportagens.
A primeira homenageada desta quinta-feira não poderia deixar de ser a primeira mulher presidente da República Federativa do Brasil, a petista Dilma Vana Rousseff. Depois de ministra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, emergiu de uma acirrada concorrência eleitoral com o tucano José Serra e alçou o maior posto político brasileiro.
>> Darcy Vargas é lembrada por preocupação com questões sociais
>> Mulheres já são maioria na magistratura trabalhista
"A mulher pode"
Nascida em Belo Horizonte, Dilma participou ativamente durante sua juventude de organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar instaurado em 1964. Presa, passou cerca de três anos encarcerada. Primeiro na Operação Bandeirante, onde teria passado por sessões de tortura, e, posteriormente, no Departamento de Ordem Política e Social, o DOPS.
Mais tarde, já solta, ocupou diversos cargos na Região Sul do país, como os de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre e o de secretária estadual de Minas e Energia do Rio Grande do Sul. Neste período, ajudou na criação do PDT e, já em 2001, Dilma filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Durante o governo do ex-presidente Lula, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, substituiu José Dirceu na Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial. No segundo turno, no dia 31 de outubro, a petista tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da República, feito inédito na história brasileira. Em seu primeiro discurso, Dilma falou sobre o papel da mulher na sociedade e frisou: "A mulher pode!".
Entre as mais poderosas do mundo
Conforme listou a Revista Time, Dilma Rousseff foi considerada no ano passado a terceira mulher mais poderosa do planeta. Ela é ainda uma das 100 personalidades mais influentes do mundo, segundo a mesma publicação. Sua influência já podia ser sentida mesmo antes dela se tornar presidente da República. Em 2009, Dilma foi incluída pela Revista Época entre os 100 brasileiros mais influentes daquele ano. Durante a campanha eleitoral de 2010, a revista Forbes classificou-a como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. Dilma foi ainda a primeira mulher a abrir a Assembleia-Geral da ONU, em 2011, realizada em Nova Iorque
Nenhum comentário:
Postar um comentário