sexta-feira, 23 de março de 2012

Água para o bem da vida


Dia da Água pede reflexão sobre meios de proteção e de acesso à água entre todas as pessoas

por Paulo Bogler, no Boletim Guatá
No princípio, era a água. Líquido que irriga o mundo, alimenta a vida e faz fluir o gênero criativo que determina a condição humana. A sede do homem é a origem de tudo. Desde os primeiros movimentos dados pelas espécies primitivas, nessa longa marcha de evolução, até os dias atuais, a água é fator de vida e de morte, de fartura e de carência, de paz e de guerra.
Hoje, um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável e três bilhões de indivíduos sequer dispõem de banheiros, dizem as estatísticas apresentadas durante o Fórum Mundial Alternativo da Água, realizado na França, paralelamente ao encontro oficial dos países em torno do Fórum Mundial da Água (FMA). Segundo alguns pesquisadores, desde a década de 1950 até o ano de 2025, haverá uma redução em torno de 70% na quantidade de reserva de água disponível por habitante, em todo o mundo.

E mais: pela falta de água própria para o uso humano, 2.500 pessoas morrem todos os dias, sendo que a metade desse contingente é de crianças. Este líquido fundamental já pavimenta novos contornos da desigualdade e da exclusão. A totalidade de habitantes da cidade americana de Nova Iorque, por exemplo, conta com água potável em suas residências, diariamente. Já nos países em desenvolvimento, este índice cai para 44% e estaciona em 16% nos países da África Subsaariana. Dito de outra forma, em vários cenários, os ricos têm acesso abundante à água, enquanto que os pobres penam com a escassez e até mesmo com a total falta dela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG