terça-feira, 20 de março de 2012

Moradores de Curionópolis estão divididos quanto à possível mudança de nome da cidade


A população de Curionópolis (PA) está dividida quanto à possibilidade de mudança de nome da cidade, localizada no sudeste paraense e a 700 km de Belém. Conforme o Blog já divulgou aqui, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) recebeu no último dia 6 de março um Projeto de Decreto Legislativo – de autoria do deputado Estadual Fernando Coimbra (PSD), autorizando a convocação de um plebiscito para que a população possa manifestar sua opinião sobre a mudança de nome do município para Serra Leste.
O projeto foi proposto às comissões e deve ir a plenário em, no máximo, 45 dias. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) fixou o prazo de 180 dias para a realização do plebiscito, a contar da data de publicação do Decreto Legislativo. Segundo avalia Coimbra, a mudança de nome poderia dar maior visibilidade ao município, tanto no cenário nacional, como no internacional. “Curionópolis tem uma das principais jazidas de ouro do Pará, com capacidade para produzir, inicialmente, 150 toneladas. Grande parte de suas riquezas fica na região de Serra Leste, onde a Vale implantou o projeto para explorar os minérios. É preciso considerar isso”.
A região de Curionópolis é originária do município de Marabá que surgiu de um aglomerado de pessoas que, no final da década de 1970, se estabeleceram no km 30 da rodovia PA-275, com a expectativa de trabalho na implantação do projeto Ferro Carajás, construção da estrada de ferro Carajás – Ponta da Madeira ou em busca de ouro, nas dezenas de pequenos garimpos que proliferam na região.
Com a ocorrência de ouro na Serra Pelada, no início dos anos 1980, Curionópolis consolidou-se como núcleo de apoio a essa atividade e como local de residência das mulheres e filhos de garimpeiros que, à época, eram impedidos de ingressar na Serra Pelada. Desenvolveram, assim, um comércio diversificado e um setor de serviços – hotéis, pensões, bares, lanchonetes, boates e outros – que consolidou Curionópolis como povoação, definitiva, mesmo depois que o ouro daquele garimpo escasseou.
Em 10 de maio de 1988, por meio da Lei Estadual nº 5.444, Curionópolis foi elevado à condição de município. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1989, com a posse do prefeito Salatiel Almeida, eleito em 15 de novembro de 1988.
Além de Salatiel Almeida, também governaram Curionópolis, João Chamon Neto (PSDB) Osmar Ribeiro (PMN) Sebastião Curió (PMDB depois transferiu – se para o DEM) Cassiano Bezerra (PSB) e Wenderson Chamon (PMDB), atual prefeito.
O Nome
O nome “Curionópolis” foi escolhido em homenagem ao Major Sebastião Curió, que exerceu grande autoridade e liderança sobre os garimpeiros, no período de 1981-82, quando era coordenador do garimpo de Serra Pelada. O Município é constituído do distrito sede e também dos distritos de Serra Pelada e Cutianópolis (Cutia, como se diz na cidade)
Na enquete feita pelo blog na sexta-feira (16) em Curionópolis, o povo mostrou-se dividido sobre o assunto. Confira as opiniões:
A favor da mudança do nome de Curionópolis:
clip_image002
Marcos Prado, o Poliplaca, maranhense de Imperatriz, diretor-financeiro da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). Sou a favor da mudança do nome, mas acho que quem deve decidir isso são os verdadeiros curionopolenses, já que eu tenho apenas três anos aqui na cidade”.
clip_image004 Valdemir Pinheiro da Silva, maranhense de Imperatriz, garimpeiro, morador de Curionópolis desde 2008, mas que convive na cidade e em Serra Pelada desde o início da década de 1980. “Sou a favor, mas desde que o nome não seja Serra Leste. O nome da cidade deveria ser algo que lembrasse minério, como Bandeirantes dos Carajás. O nome Curionópolis lembra o passado e faz referência a uma pessoa que trouxe benefício para a cidade, mas coisas ruins”.
clip_image006 Rubens Soares Chaves, empresário, atual presidente da Associação Comercial de Curionópolis, morador da cidade desde 1982. “Sou a favor da mudança do nome. Quando você viaja e diz o nome da cidade é até motivo de gozação. O nome Curionópolis não pega bem. Acho que o plebiscito é interessante para o povo decidir. Poderia tirar o “C” e ficar só Uriópolis”.
clip_image008 Ademilson Ferreira Fraude, o “Sudajones”, construtor, morador de Curionópolis há 32 anos “Sou a favor da mudança do nome, porque o nome é uma homenagem a um ditador que nunca fez nada pela cidade, mas só perseguiu e mandou matar gente na região. A mudança vai melhorar a imagem da cidade. O nome atual lembra ditadura e tortura”.
clip_image010 William do AP, comerciante e promotor de eventos na cidade, que mora em Curionópolis há 23 anos. “Sou a favor. O nome é uma homenagem ao coronel Curió. Seria interessante outro nome que lembrasse minério e este nome é uma homenagem a esse coronel. Isso é coisa do passado”.

Opiniões contrárias à mudança do nome de Curionópolis:
clip_image012 Raimundo Nonato de Souza, 35 anos, mototaxista, maranhense de Imperatriz (MA), que mora em Curionópolis há 27 anos. “Sou contra qualquer nome que vierem colocar. Conheço a cidade desde quando era menino. Iria achar muito diferente e isso só ia atrapalhar a população”.
clip_image014 Francisco Araújo da Silva, 32 anos, de Axixá (TO), segurança, morador de Curionópolis desde 1985. “Mudar o nome da cidade não ajuda em nada. Nossa cidade tem história. Não é vantagem mudar o nome, porque vai mudar só no papel e não no entendimento do povo. Até hoje muita gente ainda chama Curionópolis do antigo nome “Trinta”.
clip_image016 Renê Boaventura, empresário, há quatro anos atuando em Curionópolis. “Eu acho que os deputados têm mais o que fazer e com que se preocupar. Essa mudança de nome é desnecessária. Aqui precisamos de muita coisa, como, por exemplo, de um matadouro, já que as carne são vendidas sem nenhuma higiene, e veja necessidade de mudar o nome da cidade”.
clip_image018 Elivelton Moura, 20 anos, natural de Curionópolis, cinegrafista. “Sou contra a mudança pelo simples fato da mudança de nome mudar a história de Curionópolis. Mudar o nome não vai trazer nada de vantagem para os moradores e nem desenvolvimento para a cidade. Por mais que o nome da cidade faça alusão ao homem considerado hoje malfeitor, mas no passado ele foi a pessoa que contribuiu para o surgimento de Curionópolis”.
clip_image020 Luzia Mendes, auxiliar administrativo, moradora de Curionópolis “Sou contra a mudança do nome. Isso não traz benefício nenhum. Esse nome já faz parte da história da cidade”.
clip_image022 Roberto Carlos Alves da Silva, o Beto, comerciante, ex-presidente da Associação Comercial de Curionópolis, que mora na cidade há 26 anos “Sou conservador. Acho que em time que está ganhando não se mexe. O nome deve ser mantido porque tem uma história desde sua criação”.

O assunto certamente ainda irá dar muito que o falar…
Fotos e texto de Lima Rodrigues, correspondente em Curionópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG