quinta-feira, 22 de março de 2012

Marabá Incra promete assentar até 3,5 mil famílias



O Incra tem meta inicial de assentar 2.460 famílias nos 38 municípios da área da Superintendência Regional 27, sediada em Marabá. Mas o superintendente Luiz Bonetti afirmou que em agosto haverá uma repactuação de metas e esta projeção pode subir para até 3.500 famílias. O número de assentamentos criados deve ser de 15 até agosto deste mês.
Este número, embora pareça grande, corresponde apenas a 35% do total de famílias que vivem acampados debaixo de lonas nos 38 municípios que integram a SR-27.
Em entrevista à Rádio Clube de Marabá, o próprio Bonetti reconheceu que os movimentos sociais têm certa razão ao reclamarem do baixo número de assentamentos criados, mas ele atribui isso a vários fatores, como uma reorganização no modelo de distribuição de terras para a reforma agrária (pelo governo federal) e também à demora nos processos de desapropriação de áreas que vão parar na Justiça.
Por outro lado, Bonetti anunciou também investimento de R$ 40 milhões em infraestrutura nos projetos de assentamento, principalmente estradas. Segundo ele, esses recursos devem ser empregados o mais rápido possível, pois a legislação eleitoral só permite a realização dessas obras (em parceria com a prefeitura) até três meses antes da eleição, que será em 7 de outubro.
Em relação à Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária, a chamada ATES, ele informou que o Incra assinou, recentemente, contrato com quatro entidades prestadoras desse tipo de serviço, que irão atender 8.932 famílias em 110 projetos de assentamento de Marabá e Itupiranga.
Sobre a desapropriação de imóveis rurais, ele afirmou que este ano o Incra irá avaliar 19 fazendas em todo o sul e sudeste do Estado e realizará 11 vistorias preliminares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG