Militantes do MST, que ocupam a área da Fazenda Peruano, há quase 10 anos, na altura do município de Eldorado do Carajás, interditaram a Rodovia BR-155, na altura do Km 70, na manhã de hoje.
Segundo o coordenador da Comissão Pastoral da Terra, na Diocese de Marabá, José Batista Gonçalves Afonso, o objetivo do protesto é forçar o Incra a cumprir um acordo feito há várias semanas para fazer o cadastramento das famílias e criar um assentamento em parte do imóvel.
Ainda de acordo com Batista, amanhã mesmo uma equipe técnica vai iniciar o cadastramento das famílias. Isso foi comunicado às lideranças do MST, que vão avaliar se devem continuar ou não com a interdição da rodovia.
Batista chama atenção para o fato de que esse tipo de protesto deve aumentar na região porque o ano de 2011 foi praticamente perdido no que diz respeito à reforma agrária.
Segundo ele, o número de famílias assentadas, não apenas nesta região, mas em todo o Brasil foi irrisório, assim como não houve melhoria na qualidade de vida dos assentamentos.
Segundo ele, em 2012, a situação deve se manter a mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário