Hospitais do Pará vão trocar próteses de silicone
Quinta-Feira, 26/01/2012, 03:53:32 - Atualizado em 26/01/2012, 03:53:32
O Ministério da Saúde (MS) divulgou anteontem a lista dos 371 serviços de saúde, de média e alta complexidade do país aptos a realizarem a cirurgia reparadora de troca de próteses de implante mamário de silicone das marcas PIP (francesa) e Rofil (holandesa). Isso quando a cirurgia for indicada pelo médico e em consonância com as diretrizes técnicas definidas pelo Ministério da Saúde.
No Pará, três hospitais aparecem na lista: Ophir Loyola e Santa Casa de Misericórdia, ambos de Belém; e Santo Antonio Maria Zaccaria, em Bragança. Mas até ontem, nenhum dos dois hospitais de Belém havia recebido comunicação oficial por parte do Ministério da Saúde.
A assessoria de imprensa da Santa Casa de Misericórdia informou que a instituição foi pega de surpresa e ainda está estudando a situação para saber qual será o procedimento a ser adotado. De acordo com a assessoria, o hospital foi escolhido possivelmente por possuir uma equipe de cirurgiões plásticos que atendem vítimas de escalpelamento.
Lembrando que o Ophir Loyola e Santa Casa de Misericórdia são os únicos hospitais públicos que realizam cirurgias plásticas. A assessoria do Ophir Loyola também informou que o hospital vai aguardar as determinações do Ministério.
Apesar das tentativas, não foi possível entrar em contato com o hospital Santo Antonio Maria Zaccaria, de alta e média complexidade, que atende pacientes da região Bragantina e do Salgado.
A assessoria local do Ministério da Saúde também não soube informar quando os hospitais serão notificados pelo órgão federal.
A assessoria local do Ministério da Saúde também não soube informar quando os hospitais serão notificados pelo órgão federal.
São dois tipos de cirurgia de implante de prótese mamária que serão financiados pela rede pública de saúde: prótese mamária com silicone ou plástica mamária reconstrutiva pós-mastectomia com implante de prótese. A princípio, os pacientes com próteses devem procurar o hospital ou clínica onde foi feita a cirurgia, para uma avaliação.
Caso os pacientes estejam distantes do médico ou do estabelecimento em que realizaram o implante, podem procurar qualquer unidade de saúde ou Centro de Especialidades do SUS mais próximo para a avaliação. (Diário do Pará)
INDICADOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE- Hospital Ophir Loyola
- Santa Casa de Misericórdia
- Santo Antônio Maria Zaccaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário