terça-feira, 14 de junho de 2011

Suécia prevê o 1° transplante de útero entre mãe e filha

Um anúncio feito nesta terça-feira na Suécia promete revolucionar a história dos transplantes.
O primeiro transplante mundial de útero entre mãe e filha poderá ser realizado em 2012 na Suécia, informou a equipe internacional de pesquisa de Gotemburgo, encarregada dos estudos e da futura cirurgia.
— Chegamos a um tal ponto em nossos estudos que começamos a prever um transplante humano, analisando dez grupos, em maioria de mães com suas filhas — declarou o chefe da equipe, o sueco Mats Brannnstrom.
Ele afirma que o procedimento será feito “na primeira metade do ano que vem”. Eva Ottosson, uma empresária de 56 anos, que vive na Grã-Bretanha e sua filha, Sara, já realizam uma série de exames médicos e psicológicos junto à equipe de cientistas.
Sara, de 25 anos, é portadora da Síndrome de Mayer Rokitansky Kuster Hauser, que fez com que ela nascesse sem o útero e parte da vagina. Ela pretende tentar a fertilização in vitro para engravidar com o útero da mãe, caso o transplante seja bem-sucedido.
— Ela precisa mais do que. Eu já tive duas filhas, então, já fiz o uso que precisava — afirma Eva.
O primeiro transplante de útero do mundo, realizado entre duas mulheres sem relação de parentesco, foi feito em 2002 na Arábia Saudita. Uma mulher de 26 anos recebeu o órgão de uma mulher de 46 anos. Mas, depois de 99 dias, os cirurgiões tiveram que tirar o órgão transplantado devido a coágulos.
— Em nosso entender, naquele caso, os principais problemas foram decorrentes da cirurgia. Por isso, utilizamos técnicas que evitam estes problemas — explica Brannstrom.

Clique aqui para ler uma entrevista de Eva Ottoson, a mãe que doará o útero à filha, ao site britânico The Telegraph (em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG