sábado, 10 de dezembro de 2011

Na quarta (14), Governo Federal recebe bancada paraense no Congresso para discutir hidrovia. Segue o jogo de cena!


Em francês, a expressão seria mise en scène. Em português, é mesmo "para inglês ver". Este será o caráter da reunião agendada para a próxima quarta (14) entre o Governo Federal e senadores e deputados paraenses para debater a retomada das obras da Hidrovia Araguaia-Tocantins.
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior (acima), vai discutir, com a bancada federal do Pará, alternativas para o escoamento da produção da Alpa (Aços Laminados do Pará). O encontro foi marcado durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, quando a ministra foi questionada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB) sobre a retirada do projeto de derrocagem do chamado Pedral do Lourenço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que prejudica a navegação pela hidrovia do Tocantins.
Conforme este blog já informou por diversas vezes (ontem mesmo aqui), o governo federal está negociando com a Vale a possibilidade de a empresa bancar os investimentos necessários para melhorar a navegabilidade entre os municípios de Marabá e Tucuruí e isso foi reiterado ontem pela ministra. A obra está orçada em cerca de R$ 500 milhões.
“Fizemos a revisão do PAC e avaliamos uma série de investimentos, inclusive esse do Pedral e da hidrovia. Avaliamos que, com a mudança de direção na Vale, poderíamos ter espaço para essa discussão. Acreditamos que uma obra como esta pode ser feita pela Vale e que agregariam valor à empresa. O que está em discussão agora é se a Vale tem ou não condições de fazer essa obra”, disse a ministra Belchior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG