sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sul do Pará será beneficiado por Chamada Pública de assistência técnica

Sul do Pará será beneficiado por Chamada Pública de assistência técnica

Quase nove mil famílias dos 110 projetos de assentamento dos municípios de Marabá e Itupiranga, receberão assistência técnica. A Superintendência Regional do Incra do Sul do Pará está recebendo propostas técnicas de empresas que serão selecionadas para prestar serviços de Assessoria Técnica na região.
Com a Chamada Pública de Ater, o Incra pretende selecionar entidades para prestar serviços de Assessoria Técnica Social e Ambiental – ATES e elaborar de Planos de Desenvolvimento e de Recuperação de Assentamento – PDA e PRA.
Mudanças
Em anos anteriores, o Incra realizava convênios e contratos com empresas prestadoras de serviços de ATES que venciam as licitações, competindo com o menor preço. Desde 2010, após a aprovação da Lei 12.188, a Lei da ATER, o órgão dispensa licitação. O Governo dita o preço e vence quem tem a melhor proposta técnica.
Antes do lançamento, a Comissão de Elaboração da Chamada Pública realizou plenárias regionais no Sul e Sudeste do estado para ouvir os representantes de associações de famílias assentadas. Algumas das pessoas que já haviam sido atendidas, apontaram pontos positivos e negativos, e deram sugestões sobre melhorias.
Importância social
Para o assegurador do Serviço de ATES do Incra de Marabá, Giuseppe Vieira, o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural tem como objetivo a melhoria da produtividade dos trabalhadores rurais e a orientação para uma produção sustentável, para que seja economicamente viável e ecologicamente correto “Além disso, visa incentivar e orientar os produtores rurais a acessar diversas políticas públicas como a aposentadoria do trabalhador rural e linhas de crédito produtivo, como o Pronaf Jovem e o Pronaf Mulher”. Ele afirma que, muitas vezes, os assentados não têm conhecimento e a assistência técnica vem para dar orientações, também, nesse sentido. Tudo isso para garantir uma melhora qualidade de vida para os trabalhadores rurais no campo.
O prazo de entrega dos documentos de habilitação e das propostas técnicas encerra dia 30 deste mês. As empresas interessadas devem protocolar suas propostas, em horário comercial, na Sede do Incra.
O endereço é Avenida Amazônia S/N, Agrópolis do Incra, bairro Amapá, Marabá-PA.
Mais informações no site www.incra.gov.br, no link ATER – Chamada Pública ou por e-mail: ates.maraba@mba.incra.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG