quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Audiência com Ministra do Planejamento adiada para quinta, avisa Ana Júlia

 

A ex-governadora Ana Júlia avisa pelo Twitter que a audiência da bancada do Pará com a ministra Miriam Belchior para tratar da retomada das obras da Hidrovia Araguaia-Tocantins, originalmente marcada para hoje (14), foi adiada para quinta (15), às 9h30, no Ministério do Planejamento em Brasília.
Além de Ana Júlia, devem participar da reunião todos os deputados federais e senadores do Pará, além de lideranças políticas e empresariais da região.
Como se sabe, a hidrovia é objeto de intensa queda-de-braço entre o Governo e a Vale. Dilma pretende que a mineradora arque com parte dos custos do empreendimento. A Vale não demonstra interesse em gastar mais de R$ 300 milhões e trabalha com a hipótese de transportar a produção da Alpa através da Estrada de Ferro Carajás. Seria o "plano B".
Sem a hidrovia o projeto Alpa/Aline corre sério risco e dificilmente seria implantado o Polo Metal Mecânico de Marabá e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE), empreendimentos considerados estratégicos para o desenvolvimento de Carajás.
Ana Júlia, durante seu governo (2007-2010) foi presença constante em Marabá e grande entusiasta da Alpa/Aline. Atrasos nos licenciamentos ambientais e na legalização das áreas destinadas à implantação do projeto acabaram atrasando a execução das obras.
Com a eleição e posse de Jatene, em função dos sérios atritos mantidos com a Vale, a obra acabou em compasso de espera e somente em fevereiro de 2012 teremos um calendário de implantação mais exato do empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG