Estudantes do curso de direito da Unama promovem debate com presidentes de frentes pró e contra divisão
O voto a favor ou contrário à criação dos Estados de Tapajós e Carajás é tema de debates neste final de semana, no hotel Sagres, em Belém. O evento 'Plebiscito: seu voto emancipa ou mutila?', realizado por alunos do curso de Direito da Universidade da Amazônia (Unama), quer balancear prejuízos e benefícios de uma possível divisão do Pará. Iniciado ontem, o ciclo de discussões, voltado para estudantes universitários, reúne, hoje, os presidentes das frentes a favor e contra a divisão do Estado. Pelo menos 200 pessoas estão inscritas para o evento.
A falta de informação e o discurso ufanista motivaram estudantes da Unama a abrir um espaço, sem opinião pré-concebida, onde o debate propusesse direcionamentos aos presentes. 'Como o assunto é polêmico, o debate é recente e o plebiscito já está batendo à porta, sentimos a falta de opinião na maioria da população. Então, nossa intenção é atingir principalmente o público jovem, esclarecendo vários pontos acerca da divisão', explicou um dos coordenadores do evento, o estudante Emanuel Alcântara, de 19 anos.
na sexta e no sabado foram realizadas palestras com diversos especialistas, que falaram sobre aspectos da criação dos novos Estados, além de contabilizar possíveis perdas para o Estado. 'Trouxemos discussões sobre a constitucionalidade do plebiscito e o papel da Justiça Eleitoral no processo, com o juiz de Direito Eleitoral, Marco Lobo Castelo Branco', afirmou Alcântara, ressaltando a presença do economista Célio Costa, que atuou na elaboração dos projetos de criação dos novos estados. Houve ainda debates sobre consequências culturais, estrutura territorial e impactos sócio-ambientais da divisão.
parlamentares, que presidem frentes nas campanhas do plebiscito, expuseram os motivos dos votos 'Sim' ou 'Não', que serão dados em 11 de dezembro, dia dos paraenses darem sua opinião nas urnas. Frente a frente estarão os coordenadores das campanhas contrárias e favoráveis à divisão do Pará.
Na tarde de ontem, o presidente da 'Frente a favor da criação do Estado de Carajás', deputado estadual João Salame (PPS); o presidente da 'Frente contra a criação do Estado de Carajás', deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB-PA); o presidente da 'Frente a favor da criação do Estado de Tapajós', deputado federal Lira Maia (DEM-PA); e o presidente da 'Frente contra a criação do Estado do Tapajós', deputado Celso Sabino (PR).
o deputadol federal Giovane Queiroz (PDT) a complementaram o debate, pela manhã, segundo a coordenação do evento. 'que fopi mrealizado no sagres hotel
Nenhum comentário:
Postar um comentário