segunda-feira, 25 de abril de 2011

Igreja de Santa Luzia exibirá vídeo em homenagem a beatificação do papa João Paulo

A beatificação de João Paulo II, o “João de Deus” como era chamado no Brasil, está confirmada e ocorrerá no dia 1º de maio de 2011.a igreja de  santa luzia no bairro belo horizonte av  manaus exibirá  no domingo um video em homenagem ao papa vinte minutos antes da santa missa, portanto os fiéis devem  chegar mais cedo. O anúncio foi feito pelo Vaticano nesta sexta-feira (22) , quando o atual papa, Bento XVI, promulgou decreto reconhecendo um milagre pela intercessão de seu antecessor.

A beatificação será feita em tempo recorde,  normalmente o Vaticano leva cinco anos só para começar todo o processo. Quando João Paulo II morreu, uma multidão reunida na Praça de São Pedro para o funeral gritava: “Santo já, santo já”.

O tempo mais curto para promulgar o decreto tratando do milagre foi justificado, em comunicado do Vaticano, pela “imponente reputação de santidade da qual gozava o papa João Paulo II durante sua vida, em sua morte e depois de sua morte”. O caso foi levado à comissão de cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos santos nesta semana. O milagre foi aprovado pela comissão.

O processo de beatificação é a última etapa para que Karol Wojtyla – que morreu em 02 de abril de 2005 na Cidade do Vaticano após um pontificado de 27 anos – passe a ser reconhecido santo pela Igreja Católica. A ele é atribuída a cura da freira francesa Marie Simon-Pierre, que sofria do Mal de Parkinson, doença degenerativa. A religiosa conta que ela e uma amiga pediam a João Paulo II o milagre, que teria ocorrido dois meses após sua morte. A canonização requer a ratificação de mais um milagre.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Assaltantes Atacam Agência do Banco do Brasil em Bom Jesus do Tocantins

Assaltantes armados de metralhadoras e dinamites atacaram agência do Banco do Brasil no município de Bom Jesus do Tocantins, a 66 km de marabá, na madrugada de hoje.
Eles colocaram o prédio abaixo de tanto explosivo que usaram resultado: Não conseguiram levar um tostão, porque os caixas eletrônicos e o cofre forte que estavam o interior da casa ficaram em baixo dos entulhos.
A policia chegou ao local e houve troca de tiros. Um vigilante que estava no interior da agencia no momento do ataque saiu ferido. Os bandidos conseguiram fugir numa caminhonete f-250.
A ultima vez que a agencia foi assaltada foi em 20 de Outubro do ano passado e naquela ocasião os bandidos quebraram as portas a tiros.
Desta vez a situação foi pior: a agencia foi colocada abaixo.
O agencia do banco do Brasil de bom Jesus do Tocantins atende mais de dois mil aposentados, todo o funcionalismo publico, além dos moradores da cidade maranhense de São Pedro da Água Branca.

Estado do Pará fecha acordo para criação de novos municipios

A comissão para criação dos novos municipios do Sul e Suldeste do estado do Pará fechou acordo para a criação dos novos municipios no estado com o presidente da assembléia legislativa , o deputado Manoel Pioneiro.Acordo também fechado com o secretário da casa Civil o Deputado Federal Zenaldo Coutinho.

O chefe da casa civil garantiu para os emancipalistas que o estado do Pará chegará a 190 municipios este ano, o estado já conta com 144 cidades , caberá a Assembléia Legislativa o direito de criar mais 46 novos municipios.

Para que o grau dos municipios criados tenham o direito de concorrer as eleições de 2012 elegendo seus prefeitos e vereadores, é necessario que a Assembléia Legislativa realize todos os trabalhos de autorização dos plebiscitos até o primeiro semestre  desse ano para que o TER (Tribunal Regional Eleitoral) possa realizar os plebiscitos até o dia três de Outubro deste ano.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Receita avisa que não prorrogará prazo para entrega da declaração


A Receita Federal informou nesta terça-feira, 19, que não vai prorrogar o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. Segundo o supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, há mais de 15 anos que o calendário para a entrega é mantido e não há necessidade de prorrogação. Mais da metade dos contribuintes deixaram de enviar, até agora, os dados para o Fisco.
Conforme balanço divulgado às 14h10, a Receita havia recebido 11,104 milhões de declarações. O número representa 46,26% dos 24 milhões estimados para este ano.
O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, acredita que os contribuintes que ainda não enviaram a declaração farão isso durante o feriadão de Páscoa. Para Barreto, o contribuinte deverá aproveitar o feriado para cumprir sua obrigação com o Fisco. “Pela facilidade do preenchimento do programa este ano, acreditamos que chegaremos no final do prazo com o número estimado de declarações”, disse ele.
Nesta semana, o plantão de dúvidas da Receita Federal só funciona até amanhã. O serviço não funcionará durante o feriadão, retornando apenas na segunda-feira, 25. A multa mínima para quem não entregar a declaração até o dia 29 deste mês é de R$165,74 e o máximo de 20% do imposto devido.
As declarações só podem ser preenchidas este ano por meio de aplicativos disponíveis no site da Receita Federal na internet. O programa gerador da declaração pode ser instalado em praticamente todos os computadores. Depois de preenchida, a declaração deve ser enviada à Receita por meio da internet mediante o uso de outro aplicativo, conhecido como Receitanet, ou entregue em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Brasil tem mais de 38 milhões de conexões em banda larga


O número de acessos em banda larga fixa e móvel das prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil chegou a 38,5 milhões no final do primeiro trimestre de 2011, um avanço de 51,5% em relação ao mesmo período do ano passado. As conexões em banda larga móvel, que incluem acessos por modems e smartphones, tiveram uma evolução de 77,7%, passando de 13,7 milhões para 24,4 milhões no período. Na banda larga fixa, o crescimento foi de 20,5%, totalizando 14 milhões de acessos.

De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), estudos de consultorias internacionais mostram que o Brasil já está na oitava posição do mercado mundial de banda larga móvel e em nono entre os países com maior número de acessos fixos.

A banda larga móvel está presente em 1.441 municípios e as redes fixas já estão em mais de 5 mil municípios brasileiros. Segundo a Telebrasil, 79% dos domicílios que têm computador já navegam na internet em alta velocidade e cerca de 80% das conexões são residenciais.

Os acessos em banda larga fixa com velocidades inferiores a 1 megabit por segundo (Mbps) estão em declínio e as conexões mais rápidas, acima de 2 Mbps, já representam 20% dos acessos. Segundo a entidade, várias prestadoras estão investindo na introdução de velocidades bem mais altas.

Recentemente, o governo federal determinou que a velocidade que deverá ser oferecida por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) deve ser de, no mínimo, 1 Mbps ao custo de R$ 35 por mês.

Mais um homicídio em Marabá

O bicho tá pegando nos shows do pessoal da Liga da Justiça neste 2011. E não adiantou a banda "LevaNóiz" sugerir à Mulher-Maravilha que “abrisse o gás”, ao lado do enfraquecido Superman, após as investidas de Pinguim e vilões associados. No Show da ultima sexta feira (15/04), além de muita briga e confusão na frente da casa de shows Stop  Toddy um rapaz que pensou filmar apenas mais uma briga acabou por registrar um homicídio por motivo fútil. Confira:

Aparelhagens recebem veto ao titulo patrimônio histórico

Sempre polêmico, o tecnomelody mais uma vez anda causando barulho. E sim, é por causa das suas potentes aparelhagens. Enquanto o ritmo que mistura batidas eletrônicas e brega se torna cada vez mais popular e começa a fazer carreira para além das fronteiras do Estado e até mesmo do Brasil, por aqui, fervilha a discussão do valor desse estilo musical e do seu maquinário tecnológico como marcas da identidade cultural paraense.

Isso porque, no último dia 15 foi vetado pelo governo estadual o projeto de lei que pretendia tornar o tecnomelody e as aparelhagens patrimônios cultural e artístico do Pará. A decisão veio depois do projeto ter sido aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Com o banho de água fria, DJs e bregueiros prometem lutar para reverter o veto.

Para esclarecer: a ideia de promover o ritmo ao título de patrimônio cultural - iniciativa do deputado estadual Carlos Bordalo (PT) -, seguia promissora, e foi aprovada sem qualquer oposição no último mês de março na Alepa. Mas eis que a inclusão das aparelhagens também como patrimônio causou a discórdia entre deputados e a assessoria jurídica do governador Simão Janete. Segundo nota publicada no Diário Oficial, mesmo admitindo a relevância à proteção ao tecnobrega como ritmo musical exclusivo do Pará, o governador alegou que “o mesmo não se pode afirmar quanto às aparelhagens de som e seus símbolos, os quais não passam de meio material da divulgação do ritmo em questão, que não detém significação cultural ou artística, mas meramente técnica (sem qualquer inovação tecnológica) e comercial (os símbolos, marcas de propaganda)”.

sábado, 16 de abril de 2011

Mulher é morta por filha e companheiro, afirma polícia do RJ

Marinete Martins, 38, morreu na quinta-feira à noite depois de ter sido espancada a pauladas na segunda-feira em Volta Redonda, a 134 km do Rio de Janeiro.

Os suspeitos do crime são seu companheiro, Mariozan da Silveira Fuly, 47, com quem vivia havia nove anos em Barra Mansa, a 128 km da capital, e sua filha Tainara Martins, 18, enteada dele.

Desconfiada de que a filha e o companheiro mantinham um relacionamento, Marinete, segundo a polícia, flagrou os dois juntos segunda-feira.

Ainda de acordo com a polícia, os três discutiram e Marinete foi agredida a socos, chutes e pauladas por Tainara e Fuly.

SOCORRO

Ferida, Marinete conseguiu telefonar para a filha caçula, de 16 anos, contar o que havia acontecido e pedir socorro. A menor pegou um ônibus em Barra Mansa para socorrer a mãe na cidade vizinha. Foi ela quem a levou ao hospital.

Marinete teve morte cerebral declarada na quinta-feira. A menor então procurou o padrasto, que, segundo ela, confirmou ter agredido a companheira.

A adolescente então procurou a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Volta Redonda para contar o que havia acontecido à mãe.

Fuly e Tainara tiveram prisão temporária decretada pela 2ª Vara Criminal do Juizado de Violência Doméstica, sob suspeita de lesão corporal seguida de morte. Os dois negam ter cometido o crime.


Mais um caso envolvendo vítima de bullying

Um adolescente que se disse vítima de bullying matou um colega com golpes de faca no interior do Piauí. O caso ocorreu na quarta-feira (13) na zona rural da cidade de Corrente, no extremo sul do Estado.

Segundo o delegado Fabrício Gois, o adolescente de 14 anos que cometeu o assassinato disse à polícia que era "agredido quase todos os dias física e verbalmente". O menino era mais baixo e mais fraco do que o que morreu, que tinha 15 anos.

De acordo com Gois, o ataque ocorreu no pátio da escola, quando os alunos esperavam pelo ônibus. Ao ser hostilizado, o adolescente partiu para cima do colega, desferindo um golpe na virilha e outro no pescoço. O corte atingiu a veia jugular e a vítima morreu praticamente na hora.

O adolescente, que está apreendido em Carreira até o fim das investigações, disse à polícia que sua intenção não era matar o colega, mas "só dar um susto para ver se ele parava com aquilo".

O delegado contou que o jovem disse portar a faca para poder apontar seu lápis. Gois disse que a arma foi modificada e aparenta ser um punhal.


Criança é registrada nove meses depois do nascimento

Nove meses depois do nascimento da filha, um casal da cidade Patos de Minas (390 km de Belo Horizonte) finalmente conseguiu, anteontem, registrar a menina com o nome que escolheu: Amora.

O registro havia sido negado pelo cartório da cidade, que considerou que o nome poderia ser vexatório. "Eles levaram por esse lado de modismo, de usar nome de fruta para mulher, o que não tem nada a ver", disse o advogado da família, Cleanto Braz.

De acordo com Braz, a Promotoria também entendeu que, no nome completo, Amora Motta Lopes, o pré-nome e o nome do meio poderiam ser confundidos com "a marmota", tornando a menina alvo de piada.

Para os pais, o nome é carinhoso. "A gente brincava que Amora era o feminino de amor. Também gostamos da sonoridade, da sensibilidade do nome", disse o pai, Márcio Silveira Lopes, 30, músico e auxiliar administrativo.

Nos nove meses em que Amora ficou sem certidão de nascimento, o bebê teve problema com o plano de saúde, no qual só conseguiu ser incluída após ordem judicial, conta o pai. A família também teve receio ao viajar de carro.

"Se eu fosse parado, como ia provar que ela era minha filha?", disse ele.



Depois de nove meses de impasse na Justiça de Minas conseguiu registrar a filha com o nome de Amora
Depois de nove meses de impasse na Justiça de MInas conseguiu registrar a filha com o nome de Amora


Em 1ª instância, o juiz determinou que o nome fosse invertido --Amora Lopes Motta. A família aceitou, mas a Promotoria recorreu.

Em novembro, o Tribunal de Justiça permitiu que a menina fosse registrada como Amora. O acórdão diz que "eventuais constrangimentos decorrem de critérios demasiadamente subjetivos".

O registro de Amora foi feito só anteontem, segundo o advogado, porque o trâmite judicial é demorado.

SUBJETIVO

O acórdão cita a Lei de Registros Públicos, que diz que "os oficiais do registro civil não registrarão prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores".

Segundo o professor de direito da USP José Fernando Simão, a regra é subjetiva, mas necessária. "Às vezes, o cartório pode exagerar, mas muitas vezes ele protege a criança. Em época de bullying, ter nome ridículo é mais um motivo para alguém ridicularizar um menor", diz.


Livros e Filmes

Um dos filmes mais esperados do ano já está a venda nas lojas em DVD e Blu-Ray.



Harry foi sobrecarregado com uma tarefa sombria, perigosa e aparentemente impossível: localizar e destruir as Horcruxes restantes de Voldemort. Harry nunca se sentiu tão solitário, ou encarou um futuro tão cheio de escuridão. Mas Harry deve, de alguma forma, encontrar dentro de si a força para completar a tarefa a qual lhe foi dada. Ele tem que deixar o aconchego, segurança e companhia da Toca e seguir sem medo ou hesitação o caminho inexorável que o aguarda…


 Compre aqui ou aqui.
 

Fonte.

Governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 em 2012

Agência Brasil


O governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 no próximo ano. Os números constam do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias enviado ontem, 15, ao Congresso Nacional. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Planejamento.

O reajuste segue a fórmula aprovada pelo Congresso no início do ano, que estabelece correção pela inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás, que foi 7,5% em 2010.

A estimativa, no entanto, leva em conta a inflação mais baixa que a apontada pelo mercado. Segundo o Planejamento, o IPCA acumulado neste ano será de 5%. O relatório Focus, pesquisa divulgadas toda semana pelo Banco Central, a inflação oficial fechará 2011 em 6,26%.

Homem mais velho do mundo morre aos 114 anos nos EUA

Um operário ferroviário aposentado de 114 anos que era considerado o homem mais velho do mundo morreu na quinta-feira de causas naturais na comunidade agrícola de Great Falls, em Montana, nos EUA. Walter Breuning, que desde 1980 vivia em um lar para idosos, foi declarado o homem mais velho do mundo pelo Livro Guinness de recordes mundiais em 18 de julho de 2009.

"Estou profundamente triste pela perda de meu amigo querido e grande cidadão de Montana Walter Breuning", disse o governador do Estado, Brian Schweitzer, em comunicado à imprensa. "Ele era sábio, mais ainda do que seus anos de vida justificariam."

Breuning nasceu em 21 de setembro de 1896 em Melrose, Minnesota, e passou a maior parte de sua infância e adolescência no Dakota do Sul, até começar a trabalhar para a ferrovia Great Northern, em 1913. A informação é do lar de idosos Rainbow Senior Living, em Great Falls.

Em 1918 ele se mudou para o Montana para ser funcionário de escritório da ferrovia. Quatro anos depois, casou-se com a operadora de telégrafos Agnes Twokey. Ele se aposentou da ferrovia aos 66. Breuning atribuía sua longevidade ao fato de restringir suas refeições diárias ao café da manhã e almoço e tomar uma aspirina por dia.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Maioria dos aeroportos das sedes da Copa não estarão prontos até 2014

Obras de ampliação de nove dos 12 aeroportos em funcionamento nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 não deverão ser concluídas até o início do evento. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, a situação é preocupante. A demora nas obras também já motivou críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter.

De acordo com os responsáveis por uma nota técnica divulgada nesta quinta-feira, 14, em Brasília (DF), considerando-se os prazos médios para elaboração de projetos, obtenção de licenças obrigatórias, realização de licitações públicas e início do serviço, "muito provavelmente não será possível concluir a maioria das obras de expansão dos terminais aeroportuários até a Copa de 2014".

Segundo o Ipea, além dos nove terminais já em operação, o novo aeroporto de Natal (RN), que ainda está em construção, também não deve ficar pronto antes de junho de 2014.

De acordo com os técnicos do Ipea, uma obra de infraestrutura em transportes leva em média 92 meses para ficar pronta, ou seja, mais de sete anos. Assim, com base em informações sobre a atual situação de cada aeroporto, fornecidas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os técnicos do Ipea estimam que as obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT), todos ainda em fase de elaboração de projeto, não estarão prontas antes de 2017.

Nos aeroportos de Confins (MG) e de Porto Alegre (RS), embora o projeto de reforma já esteja pronto, as obras devem demorar cerca de seis anos e meio para serem concluídas.

“Para nós, há tempo hábil para que os investimentos necessários em pistas, pátios e nos terminais provisórios sejam feitos até 2014. Nossa preocupação maior é com os investimentos mais complexos, ou seja, nos terminais [permanentes] de passageiros”, afirma o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Carlos Campos, um dos responsáveis pelo estudo.

O aeroporto de Curitiba (PR), diz a nota técnica, teria condições de receber os jogos desde que  “tudo dê certo e as obras começassem em janeiro deste ano”. De acordo com o site da Infraero, os projetos de ampliação do pátio e da pista de táxi, apresentados pelas construtoras que disputam o serviço, ainda estão sendo analisados, assim como as planilhas dos projetos de ampliação do terminal de passageiros. Já o Galeão (RJ), que está em obras, encontra-se em uma situação considerada adequada. Mesmo caso de Recife (PE), onde a previsão é de que seja construída apenas uma torre de controle.

Procurada pela reportagem, a Infraero afirmou desconhecer o teor do estudo e não quis comentar as conclusões. A assessoria da estatal limitou-se a afirmar que o cronogramas de obras da empresa está sendo cumprido. Procurado pela Agência Brasil, ontem, 13, o Ministério do Esporte também não comentou a pesquisa do Ipea.

Reajuste do bolsa familia começa a ser pago hoje

O benefício do Programa Bolsa Família com reajuste médio de 19,4% começa a ser pago nesta quinta-feira, 14. Os valores variam de R$ 32,00 a R$ 242,00 mensais. O programa vai beneficiar famílias com renda de até R$ 140,00 por mês por cada integrante. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que coordena o programa, todas as famílias beneficiadas terão o crédito reajustado. 

A intenção do ministério é tornar o programa mais efetivo no combate à extrema pobreza. A escala de pagamento será iniciada com os usuários que têm cartão terminado em 1 e encerrará dia 29, com os usuários cujo cartão termine em 0. O saque pode ser feito em toda a rede da Caixa Econômica Federal. Para que a família possa receber o benefício é necessário manter o calendário de vacinas em dia, pelo menos até as crianças completarem 7 anos, fazer acompanhamento do crescimento infantil e vigilância nutricional, além de exames pré-natal. 

Também é preciso manter os filhos entre os 6 e os 17 anos na escola com percentuais mínimos de presença. Outro cuidado necessário é manter o cadastro atualizado.

Cristãos de todo o mundo vão se unir em oração por Asia Bibi

Asia Bibi, a mulher condenada à morte por blasfêmia e presa no cárcere de Sheikupura, no Paquistão, agradeceu a todos aqueles que rezarão por ela no Dia Especial de Oração, em 20 de abril.

Nesta data, as comunidades cristãs de todo mundo são convidadas a recordar Asia Bibi e as vítimas inocentes da lei sobre a blasfêmia. Quando Asia foi informada sobre a iniciativa, reagiu emotivamente e disse estar feliz porque o mundo inteiro vai rezar pela sua causa.

Asia agradeceu ainda à Fundação Masihi, que cuida de sua assistência legal, por promover o dia de oração:

"Estou agradecida à fundação por ter organizado tal evento, que me dá esperança para viver. Sinto-me amada pela Igreja Católica e por todas as comunidades cristãs do mundo. Estou orgulhosa de ser filha de uma comunidade tão amável e misericordiosa".

E ao desejar a paz ao mundo, Asia Bibi agradeceu ainda ao Papa Bento XVI, e a todos os religiosos que rezam por ela. "Espero de todo o coração que esta Quaresma e todas as orações possam me ajudar a conquistar a liberdade e felicidade à minha família", acrescenta.

O conselheiro especial para as Minorias Religiosas no país e irmão do ministro assassinado, Shahbaz Bhatti, o católico Paul Bhatti, confirmou sua adesão ao Dia de Oração pela paquistanesa e garantiu também a sua oração pessoal e seu compromisso em trabalhar junto ao governo do Paquistão e às minorias religiosas para encontrar uma solução e evitar que, no futuro, tenham mais vítimas por causa da lei sobre a blasfêmia.

É preciso se copiar o bem e não o mal

Eu digo sempre no meu programa de rádio; “O bem que se faz hoje é semente de felicidade para o dia seguinte”.

 


Mas toda vez que a tv  mostra   uma   tragédia  de  pessoas  com  este comportamento doentio, logo surgem outros psicopatas querendo imitar o  autor dessas tragédias que  chocam e entristecem a humanidade. Na pacata cidade de Itupiranga desde o inicio da semana a população esta apavorada, o motivo foi o conteúdo de uma carta lida durante a programação da rádio comunitária Sociedade FM, no documento, seis pais assinam a carta, e relatam que um elemento muito conhecido naquela cidade pela prática de arrombamentos, ameaça invadir uma escola do local para tirar a vida de estudantes e professores, repetindo a chacina de Realengo no Rio de Janeiro.

O assunto chamou atenção das autoridades de Itupiranga, para o delegado Sergio Máximo essa pessoa  pode ser Elton do Nascimento Santos de 22 anos, um presidiário que esta em liberdade condicional.

A ameaça chegou ao conhecimento do prefeito Benjamim Tasca, que participou de reunião na Comarca de Itupiranga com a presença do Juiz Marcelo Andrey, de acordo com o Juiz, o suspeito não pode ser preso sem que haja elementos que possam justificar um pedido de prisão.

Novo vídeo revela que atirador planejava ataque desde 2010

Atirador gravou o vídeo sozinho, diz a polícia







Assista ao vídeo:


Aluno ferido tem alta; cinco estão internados, nenhum com gravidade:


Missa para vítimas do ataque reúne multidão em Realengo:


Ouvir
Ouvir em pop-up


Ouvir
Ouvir em pop-up



Ouvir
Ouvir em pop-up

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Direção do Hospital Regional esclarece sobre atendimento

O Hospital Regional de Marabá tem um atendimento de excelência,”afirmação feita recentemente pela promotora Mayna Queiroz durante inspeção naquela casa de saúde, acompanhada de um médico do Ministério Público Estadual, mais de repente em matéria na imprensa, esta semana o regional passou de mocinho a vilão.

Esclarecendo os fatos; qualquer demanda reprimida ou demora no atendimento como realizações de consultas, exames, e dificuldades para agendar marcação de exames, não parte do pró-saúde - empresa que administra o Hospital Regional de Marabá.

Segundo fonte segura, um estudo encaminhado pela vale, a própria pró-saúde sobre as demandas do setor em Marabá, o x da questão está exatamente no agendamento de pacientes por parte dos municípios junto a central de regulação, provocada pela desistência de pacientes agendados, e não substituídos a tempo, causando assim um numero alto de pacientes insatisfeitos.

A diretora do hospital, Alba Lúcia Muniz, explica que toda a demanda do atendimento tem que partir da central de regulação e não do regional, informou também que compete aos municípios o papel de receber as demandas dos seus cidadãos, avaliar a pertinência dessas solicitações, acionando via internet agendando dentro da sua cota, e avisar ao paciente dia e horário dos exames. 

No entendimento da mesma, a demora que muitos pacientes encontram para conseguir seus exames está sendo provocada por mau gerenciamento dos municípios na hora de encaminhar suas demandas para a central de regulação. “O que a gente tem é um mau uso desses exames porque são encaminhados para cá muitos pacientes que não têm necessidade daquele exame, enquanto pacientes com mais necessidade deixam de vir porque as regulações municipais talvez não estejam trabalhando da forma como, efetivamente, deveriam”, explica.

Alba Muniz faz questão de reforçar que o trabalho de regulação é descentralizado, de modo que os municípios têm um trabalho importante.

Morte de motociciclistas aumenta 754% em dez anos


Em dez anos, o número de motociclistas mortos em acidentes de trânsito aumentou 754%. De acordo com complemento do estudo Mapa da Violência 2011, divulgado hoje, 13, pelo Instituto Sangari, em 1998 foram 1.047 mortes de motociclistas no país. Em 2008, esse número subiu para 8.939 mortes.

O pesquisador responsável pelo estudo, Julio Jacobo, atribui o aumento da mortalidade de motociclistas ao crescimento da frota na última década, que foi de 368,8%. “Há 30 anos, as motos representavam uma parcela praticamente insignificante do total de veículos. Era visto como um artigo de luxo e era inacessível à população. A partir da década de 90, houve a popularização das motocicletas.”

Segundo Jacobo, a instalação de indústrias de ciclomotores no país e os fortes incentivos fiscais fizeram da motocicleta uma saída para as pessoas que não podiam comprar um automóvel. “Com o incentivo do governo, começou-se a reduzir o custo da motocicleta e da manutenção. Foi uma maneira de substituir um transporte público, muito problemático, e driblar os problemas do trânsito urbano.”

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito, em 1970, em um total de 2,6 milhões de veículos, só existiam registradas 62.459 motocicletas - 2,4% da quantidade de veículos. Em 1998,  a quantidade de motocicletas subiu para 2,8 milhões, o que representa 11,5% da frota total do país. Em 2008, o número saltou para 13,1 milhões, representando 24% do total nacional de veículos.

Se, na década estudada, a frota de motos cresceu 368,8%, isto é, mais de quatro vezes e meia, a de automóveis aumentou 89,7%. De acordo com a pesquisa, a taxa de óbito dos motociclistas oscilou de um mínimo de 67,8 mortes a cada 100 mil motocicletas em 1998 a um máximo de 101,1, em 2002. A média da década é de 92,3 óbitos a cada 100 mil motocicletas registradas.
“O risco de um motociclista morrer no trânsito é 14 vezes maior que o de um ocupante de automóvel. Se essa tendência continuar, em 2015 a morte de motociclistas no trânsito vai superar os índices de todos os outros veículos juntos”, afirmou Jacobo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Programação do verão 2011 em Marabá

Confirmado, o Festival da Canção de Marabá vai acontecer no mês de Julho, por determinação  do prefeito Maurino Magalhães. Esta semana a secretaria de cultura inicia  a  montagem da equipe   que  coordenará a alta temporada de verão da cidade; FECAM e festas juninas. Uma idéia que esta em estudo para este ano, segundo o professor Melquiades Justiniano, secretário municipal de cultura de Marabá, é a de levar o FECAM para a praia do tucunaré.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Usuários reclamam dos serviços, e da demora no atendimento da Loja Vivo de Marabá

Usuários reclamam dos serviços e demora no atendimento da loja vivo. _”Um verdadeiro desrespeito com o usuário, se eu fosse da uma nota, de 0 a 10, três seria uma nota alta para o péssimo atendimento dispensado por essa operadora”, disse o usuário Alex Felix Solino, residente na Rua sudoeste, qd 111, que também relatou ter que ficar esperando um dia inteiro por atendimento na loja do núcleo Cidade Nova e ainda remarcar para o dia seguinte o conserto de um smartfhone. “Infelizmente percebe-se que a operadora vivo em marabá não tem profissionais capacitados, e qualificados para atender”.
Em cada função especifica a gama de serviços que chega a loja, é a que oferecem na hora de vender os produtos, Alex Solino enfatiza que a empresa vende os equipamentos, mais não dispõe de assistência técnica precisa, e eficiente. Na vivo as filas são quilométricas até para receber a senha para atendimento, uma vez que não existe uma máquina, onde o usuário possa retirar a senha por ordem de chegada a exemplo das agências bancarias. Procurado pela reportagem o gerente regional que estava em um encontro em Belém mencionou que brevemente falará quais providencia a Operadora Vivo tomará afim de melhorar o atendimento ao publico em Marabá, onde  a demanda aumenta diariamente, e a Vivo tem que acompanhar essa explosão de crescimento, e sobretudo respeitar o consumidor, e dando um atendimento digno, e bem qualificado, afinal é um direito de todos, isso antes mesmo que mais reclamações cheguem ao PROCON  ou ao Ministério Público.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pedro Sousa apresenta demanda da 4ª URE ao secretário estadual de educação

Responsável pela jurisdição de 17 municípios com 53 mil alunos, algo em torno de dois mil servidores, Pedro Sousa há 22 dias à frente da coordenação da URE - Quarta Unidade Regional de Ensino tem encontro com Nilson Pinto secretário estadual de educação, às 11horas desta terça feira em Belém. Na pauta as demandas da URE; contratação de servidores de apoio, como vigias, e assistentes administrativos. Segundo o coordenador da URE estão faltando mil servidores no quadro, principalmente professores. Um outro ponto é a dotação orçamentária para este ano, e lotação de um engenheiro para a região, uma vez que quando cai o muro de alguma escola a demora é a mesma para se construir outra. Na opinião de Sousa esta medida vai dar respostas imediatas para solucionar problemas de infra-estrutura das escolas jurisdicionadas pela URE. O principal foco do novo coordenador, no momento é conhecer de perto as deficiências dos municípios, e formar um quadro de pessoal eficiente.
Na atual estrutura administrativa tudo esta centralizado no coordenador, não tem vice nem adjunto, esta falha provoca sérios problemas no gerenciamento dos demais municípios, uma vez que para uma simples assinatura de um documento, o titular não pode se ausentar da sede, no entanto Pedro Sousa esta otimista na gestão do secretário estadual Nilson Pinto, em resolver as demandas mais urgentes uma vez que é um profundo conhecedor dos problemas da região sul e sudeste do Pará.

Homem invade escola e mata 12 alunos no Rio de Janeiro


Um homem invadiu na manhã desta quinta-feira (07) a Escola Municipal Tasso da Silveira, na rua General Bernardino de Matos, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele disparou várias vezes contra os alunos de uma sala de aula de oitava séria, com 40 alunos, no primeiro andar. Mais de 400 jovens do 4º ao 9º estudam no local.

A direção da escola informou que o homem - que era um ex-aluno - se passou por um palestrante para entrar na instituição de ensino. Com o barulho dos tiros, houve muita gritaria e os professores trancaram as portas das salas para proteger os alunos. Segundo o coronel Evandro Bezerra, relações públicas do Corpo de Bombeiros do Rio, 22 pessoas foram feridas, 10 em estado grave, e pelo menos 13 pessoas morreram, ao tentar fugir, o atirador teria se deparado ainda dentro da escola com um sargento da Polícia Militar. O soldado participava de uma blitz do Detro na região para apreender vans piratas quando foi avisado por duas crianças feridas. O policial teria pedido para Wellington se render. Como o mesmo não respeitou, o sargento deu um  tiro no abdômen do suspeito. Logo depois, o atirador caiu e se matou com um disparo na cabeça. "A tragédia poderia ter sido pior", avaliou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o crime.
O subprefeito da zona oeste, Edmar Teixeira, informou que Wellington deixou uma carta antes de praticar o crime. No documento, que foi entregue à Divisão de Homicídios da Polícia Civil, o homem relatou que era portador do vírus HIV. "Na carta, ele dava indícios de que era uma pessoa desequilibrada. Em alguns trechos, escreveu que não tinha mais vontade de viver, na carta também citou os nomes de alguns professores e alunos", contou o subprefeito.
A irmã adotiva do atirador disse em entrevista à uma emissora de rádio que o atirador estava "muito ligado" ao Islamismo, não saía muito de casa e ficava o tempo inteiro no computador.
Por conta do ocorrido, a movimentação é intensa em frente à instituição de ensino, onde há uma grande concentração de pais de alunos. A rua onde fica localizada a escola está interditada e policiais militares do 14º BPM (Bangu) tentam controlar a situação no local. 

Dom José, de volta a diocese após férias na Itália


O bispo diocesano de Marabá Dom José Foralosso retornou ontem da Itália onde foi rever familiares. Dos 10 irmãos, 08 vivos, Dom José compartilhou de muitos momentos alegres, mais teve que confortar parentes em curto espaço em sua estada na terra natal, pois infelizmente ocorreu o falecimento de dois primos, por outro lado comentando sobre a viagem que faz a cada dois anos a sua terra, o bispo que deu uma esticada até Roma, onde tem uma irmã religiosa , visitou a igreja de São Pedro, admirando-se com a grande quantidade de romeiros, que durante os sete dias da semana ficam do amanhecer até o por do sol na basílica onde são rezadas 135 missas por dia.

Dom José visitou também as pessoas que mantém crianças carentes por meio do projeto “você aqui no Brasil”, na igreja de Sta Luzia, e nos bairros Belo Horizonte, e São Miguel da conquista, e na oportunidade participou de um jantar, e missa.

Em Pádua visitou a basílica de Sto. Antonio, sempre lotada de romeiros, uma das relíquias contemplada pelo bispo sempre que visita aquela localidade é o travesseiro de Sto. Antonio, uma pedra de granito não muito lisa onde o santo praticava a penitencia. Dom José visitou também uma irmã que mora nos Alpes, e de frente para as montanhas cobertas por neve lá ficou maravilhado com a chegada da primavera, emocionando-se ao lembrar das palavras de Jesus: (Mt 06-30) “Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós...”.

Recordei-me dessa expressão ao raiar do sol, ao som do canto dos pássaros, em um grande espetáculo da natureza, “trago um abraço, e saudações da minha família”, disse Dom José após celebrar missa juntamente com Frei Luis na igreja de Sta Luzia no bairro Belo Horizonte da ultima quarta feira.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Até na "Fazenda 4" tem torcida do Flamego

Marcelo Anjinho, figura clássica da torcida do Flamengo, há 10 anos, está escalado para a quarta temporada de "A fazenda", na Record.

Nascido na comunidade de Vigário Geral, Marcelo vai brigar pelo prêmio de R$ 2 milhões. Ele terá, por enquanto, o ex-jogador Vampeta e Bruna Surfistinha como companheiros de confinamento. (Retratos da Vida)

terça-feira, 5 de abril de 2011

VALE escolha futuro presidente em tempo recorde

Os controladores da Vale escolheram ontem o executivo Murilo Ferreira como o próximo presidente da Vale, maior empresa privada do País e segunda maior mineradora do mundo. Ele vai substituir Roger Agnelli, que em julho completaria dez anos na presidência da companhia.

Perfil: Murilo Ferreira dirigiu subsidiária da Vale no Canadá
Ferreira é ex-funcionário da Vale. Trabalhou na companhia duas vezes. Na última, de 1998 até 2009, quando presidia a Vale Inco no Canadá. Problemas com os sindicatos locais, que mais tarde culminaram numa prolongada greve, contribuíram para que o executivo tivesse problemas de saúde e deixasse a empresa.

Segundo fontes que acompanham o processo, Ferreira era o candidato da presidente Dilma Rousseff. Os dois se conheceram quando o executivo era presidente da Albrás, fabricante de alumínio, e Dilma era ministra das Minas e Energia. Como a Albrás é grande consumidora de energia e Ferreira é especialista no assunto, os dois estiveram reunidos várias vezes e trocavam informações sobre o setor.

A escolha de Murilo já era aventada entre os controladores, mas não deixou de ser uma surpresa. O favorito era Tito Martins, diretor executivo e atual presidente da Inco. José Carlos Martins, diretor executivo de Estratégia, Vendas e Marketing, também corria por fora.

PPMT abre vagas para setor da Metal Mecânica

SINE (Sistema Nacional de Emprego), já enviou 1.230 pessoas para o mercado de trabalho pelo PPMT (Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho), numa parceria com a Vale, Prefeitura Municipal, SINE, e Obra Kolping.

De forma geral, segundo a coordenadora do órgão, só em 2010, foram 2.850 contratações. Índice bem elevado com mais de 100 pessoas por mês. Agora, em 2011, o ritmo desacelerou na área da construção civil em função das chuvas. Mas deve melhorar em Maio e Junho - quando a ALPA iniciar as atividades.

Empresas como Odebrech e Andrade Gutierrez, já mantiveram contato com o SINE em busca de parceria. Isso confirma uma espectativa positiva de abertura de novos postos de trabalho para este segundo semestre na área de construção civil, segundo afirma Luana Bastos.

Uma outra novidade, é que os cursos na área de metal mecânica já estão com inscrições abertas, iniciando dia 10 de Abril. Os requisitos necessários são: carteira profissional, RG, CPF, comprovante de residência de 02 anos, comprovante de escolaridade, declaração da escola e curriculum.


Confiram as vagas ofertadas no sistema nacional de emprego:

  • Departamento Pessoal;
  • Atendente;
  • Analista de Crédito;
  • Informática Básica e Avançada;
  • Curso na Área da Construção Civil, de acabamento e Pedreiro de Alvenaria;
  • Ferreiro Armador;
  • Pintor de Obra;
  • Montador de Andaime;
  • Mecânico Montador;
  • Mecânico Ajustador;
  • Carpinteiro de Forma, e Geral.

Marabá faz 98 anos

Parabéns Marabá!!

Se tivesse que escolher um lugar para morar, escolheria mil vezes Marabá. Que desperta amor e paixão em quem vem para viver e criar seus filhos, casar, e construir laços de amizade. Quando cheguei, me apaixonei por esta terra.

Ainda criança, vim de barco do Maranhão, da minha Pindaré Mirim. Quando aportei no cáis, ainda no ciclo da Castanha. Marabá tem culturas, mistérios e belezas naturais que encantam. Como a poesia do poeta e escritor, Ademir Braz, que revela as peculiaridades desta região, que tem o dom de conquistar quem visita este lugar.

Abro o peito e te digo: TE AMO, MARABÁ!!!

Parabéns pelos seus 98 anos!

 
MINHA CIDADE MINHA VIDA


“ASSIM COMO O PEDREIRO ORIENTA
DO FERRO E DA PEDRA O VERBO EXATO;
COMO A LAVADEIRA QUE OS PANOS LEVA
AOS GIRASSÓIS DA FONTE MATINAL
E NOS ÁLVEOS DE LUZ DISPERSA EM CORA
A SEDA ORVALHADA DOS LENÇÓIS

ASSIM MINH’ALMA DISPOREI PRANTO
ATÉ QUE TU, SÓ TU, AURORA MINHA,
RAIES SOBRE AS VELAS DO MEU CANTO.”

Ademir Braz

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dicas: Livro "The Hunger Games", de Suzanne Collins


Matar ou morrer, não há escolha, na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!



The Hunger Games acontece em um período não identificado do futuro, em uma nação conhecida como Panem, isso tudo após a destruição da América do Norte. Panem consiste em um rico distrito, o Capitol, e ao redor desse há outros doze distritos mais pobres.

Como castigo por uma rebelião anterior contra o Capitol, a cada ano um menino e uma menina de cada distrito, com idades entre doze e dezoito anos, são selecionados por sorteio e forçados a participar do Hunger Games, um evento televisionado onde os participantes, ou “tributos”, devem lutar até a morte em um arena ao ar livre, até que apenas um permaneça.

A história segue a vida de Katniss Everdeen, uma menina de 16 anos que se voluntaria a jogar o 74º Jogo no lugar de sua irmã mais nova, Prim, quando essa foi escolhida para participar dos Jogos. O rapaz Peeta Mellark também foi escolhido para participar do Jogk, sendo este do mesmo distrito que Katniss, ele já salvou a vida dela dando o próprio pão, quando a família de Katniss estava passando fome.

Serão capazes de escaparem da arena com vida? Só lendo o livro pra saber…





Para mais dicas de livros, visitem o blog Submundo dos Livros.
Você também pode encontrar o livro para comprar na livraria Nobel, em Marabá. No Shopping Verdes Mares.

Sem drenagem, inauguração de escola é adiada

Reforma da escola municipal Paulo Freire, que começou em fevereiro, terminou em Janeiro deste ano. Incluindo pintura, reforma de banheiros, melhorias em todo espaço físico, culminando com a entrega e um moderno laboratório de informática, teve a sua inauguração adiada para a próxima sexta-feira.


O Motivo: A empresa que fez a reforma concluiu a sua parte. Já a Secretaria de Obras, responsavel pela drenagem, deixou o serviço pela metade. Marcado para inaugurar na véspera do aniversário do município, o pátio da escola estava totalmente alagado nesta tarde, sem bueiros que permitissem a vazão da água.


A comunidade estudantil e secretários que não foram avisados do adiamento da solenidade, saíram frustrados da escola, uma vez que o gestor do município não compareceu, a escola localizada na avenida Manaus, Bairro Belo Horizonte.

Deu no Globo

Os 100 dias do governo Dilma

100

Clique na imagem acima e veja um infográfico preparado por “O Globo”, sobre os 100 primeiros dias do governo de Dilma Rousseff.

Pio X se compromete em colaborar com processos de criação de municípios

O deputado Pio X, presidente da comissão  de divisão administrativa da  assembléia legistativa  do estado do pará, se  reuniu   no ultimo  sábado com representantes das 22 localidades que querem  se tornar município  com processos tramitando  naquela casa de leis. Diante de uma galeria  lotada, Pio X se  comprometeu em colaborar, na agilidade dos referidos processos de criação. 


É preciso que todos providenciem certidão sócia econômica com número de habitantes, eleitores, e números de residências, os quais devem ser de no mínimo quatrocentas. Para que os processos das localidades fiquem em condição de serem levados ao plenário da assembléia, vários quesitos precisam ser comprovados. 


Pio x não precisou a data que os projetos poderão entrar na pauta de votação da assembléia, até porque alguns municípios já adiantaram bastante o processo de viabilidade, no entanto existem muitos que estão apenas começando. Com a aprovação da lei na assembléia para se criar novos municípios, o deputado garantiu que nenhum processo ficará engavetado.  Vencida a etapa de estudo técnico, e viabilidade econômica, será oferecido um projeto de decreto legislativo para que  seja  submetido  a votação  em plenário, se aprovado será   encaminhado   ao  TRE que  tomará  as providencias   de acordo com a lei. 


Participaram da reunião na câmara municipal de Marabá os deputados federais Geovany Queiroz (PDT), João Salame (PPS), para Geovany Queiroz a criação de novos municípios se soma ao projeto de criação do estado de Carajás, mais vigoroso diminuindo as distancias dos municípios com a sede do governo. Não é mais possível conviver dessa forma, que dificulta o processo de desenvolvimento de toda uma região.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Agente do CRAMA é preso ao tentar entrar com droga no presidio

O agente prisional Valdenor Pereira Costa, 42 anos foi preso nesta manhã ao tentar  entrar na penitenciária Mariano Antunes com uma pedra de crack escondida na cueca. A pedra de óxido é suficiente para confeccionar  trezentos papelotes de crack.  Segundo o  agente, a droga seria entregue a um detento de pré-nome Eduardo.
O agente que trabalhava há nove anos no sistema penal de Marabá, após prestar depoimento na delegacia de policia civil da cidade nova, será transferido para o presídio Anastácio das Neves em Belém, onde ficará a disposição  da justiça.

Jornal "O Estado de São Paulo" divulga que Governo quer taxar minério para fazer Vale investir em aço

Pressão para que empresa atue em siderurgia vem desde o governo Lula; setores envolvidos criticam ideia
O Planalto determinou à Fazenda que estude uma forma de taxar fortemente a exportação de minério de ferro e desonerar a do aço. A ideia é reduzir a venda de minério e elevar a de produtos siderúrgicos no exterior. O objetivo é forçar a Vale a investir mais em produtos de maior valor. A ideia foi criticada por representantes da mineração. Para Marco Polo de Mello Lopes, do Instituto Aço Brasil, a desoneração deveria atingir toda a cadeia produtiva, e não só parte dela. A tentativa de forçar as mineradoras a investir na produção e venda de aço está na agenda presidencial há anos. Um dos motivos dos choques entre o então presidente Lula e o presidente da Vale, Roger Agnelli, era a demora da mineradora em aplicar seus recursos no setor siderúrgico. A presidente Dilma Rousseff tem a mesma visão e definiu como uma de suas prioridades obter da Vale a construção de uma siderúrgica em Carajás (PA).
Governo estuda taxar venda de minério
Ideia, apresentada a Dilma Rousseff, é forçar a Vale a investir mais na produção de aço; representantes da mineração criticam proposta
Christiane Samarco e Renato Andrade / Brasília
O Palácio do Planalto determinou ao Ministério da Fazenda estudar uma forma de taxar fortemente a exportação de minério de ferro e desonerar o aço. A ideia é reduzir a venda da commodity e aumentar a comercialização de produtos siderúrgicos brasileiros no exterior. O objetivo por trás da medida é forçar a Vale a investir mais na produção de produtos de maior valor.
A equipe do ministro Guido Mantega está encarregada de fazer as contas, para ver se é viável calibrar os tributos incidentes sobre os produtos. A decisão final só sairá depois que os cálculos forem feitos, mas a presidente Dilma Rousseff gostou da ideia, segundo relato de um interlocutor do Planalto.
Embora a proposta afete todo o setor de mineração, a iniciativa em gestação tem endereço certo e objetivo imediato: forçar a Vale a acelerar a construção da siderúrgica que será instalada no Pará. A medida nasce no momento em que o governo conclui o novo marco regulatório da mineração e tem como pano de fundo a disputa entre a mineradora e o Departamento Nacional de Produção Mineral, em torno do valor que a Vale deve pagar pela exploração de minério.
Antes mesmo de ganhar os holofotes, a encomenda do Planalto foi duramente criticada por representantes da mineração ouvidos pelo Estado. “Isso é uma loucura. O Brasil é um país estranho. Os produtores de aço estão investindo em mineração e o governo quer forçar as mineradoras a investir em siderurgia. Não tem o menor sentido”, disse uma importante fonte do setor.
Nem mesmo representantes da siderurgia brasileira acreditam que a taxação do minério possa trazer os resultados esperados pelo governo. “Tem um ruído nessa história de onerar o minério e desonerar o aço. Quando a gente fala em desonerar, tem de ser para a cadeia como um todo”, disse o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes.
A tentativa de forçar as mineradoras a investir na produção e venda de aço – que é um produto mais caro do que o minério – está na agenda presidencial há anos. Um dos motivos de choques entre o ex-presidente Lula e o presidente da Vale, Roger Agnelli, era a demora da mineradora em aplicar recursos no setor siderúrgico. A gestão Dilma tem a mesma visão e definiu como uma de suas prioridades “arrancar” da mineradora a construção da Alpa, siderúrgica que será construída em Carajás, disse uma fonte.
Se for concretizada, a proposta poderá trazer efeitos imediatos sobre a balança comercial, já que o minério de ferro é o principal item da pauta de exportações do País. Além disso, há um excedente mundial de produção de aço de 550 milhões de toneladas, um grande obstáculo às pretensões do governo. “A decisão de montar siderúrgicas não pode ser tomada por um caráter emocional e político. Deve considerar as razões econômicas do mercado”, ponderou outra fonte.


Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Saiu no "Folha de São Paulo"

Ao sair da Vale, além de perder o prestígio de comandar a maior empresa privada do país e a segunda mais importante mineradora do planeta, seu atual presidente, Roger Agnelli, deixará de receber uma remuneração anual estimada em mais de R$ 15 milhões.

Para 2010, a Vale projetou gastos de R$ 73,8 milhões em remunerações para a diretoria-executiva -ou R$ 9,2 milhões para cada um dos oito integrantes. Isso se a divisão fosse igualitária, o que não acontece, pois depende de algumas variáveis.

As despesas exatas com a folha de pagamento do primeiro escalão da companhia no ano passado não foram divulgadas ainda. Em 2009, os gastos ficaram em R$ 43 milhões, o correspondente a R$ 7,2 milhões para cada um dos seis diretores-executivos que comandavam a empresa em 2009. Em 2010, a Vale criou mais duas diretorias.

A empresa não informa separadamente os rendimentos de seus diretores. Divulga apenas o conjunto das despesas com salários, bônus e afins para a diretoria-executiva. Na presidência, Agnelli abocanha a maior fatia dos rendimentos destinados à diretoria. Agentes do mercado estimam que ele tenha recebido mais de R$ 15 milhões. Entre as suas regalias, estão dois jatinhos e um helicóptero à disposição. Uma parte da remuneração é fixa (32% em 2009) e outras dependem dos resultados (44%) e ações (9,3%)

Em reunião realizada ontem, os representantes do Conselho de Administração da Vale não trataram da substituição do presidente da mineradora nem da indicação do diretor Tito Martins (Metais Básicos) para o cargo de presidente. José Ricardo Sasseron, conselheiro indicado pela Previ, disse que o tema não estava na pauta da reunião e que somente no dia 19 deve ser apreciado

Fonte: Folha de São Paulo

O QUE ACHOU DO BLOG