quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fundação Zoobotânica de Marabá completa 14 anos de atuação

Neste mês, a Fundação Zoobotânica de Marabá – FZM completa 14 anos de atividades, tendo a SINOBRAS como uma das empresas que a apóiam. Para comemorar, os coordenadores da entidade acabam de lançar um concurso de redação sob o tema “A importância da Fundação Zoobotânica para Marabá”. O concurso é voltado para alunos da rede pública e particular e se divide nas categorias Ensino Fundamental, para os matriculados do 1º ao 9º ano, e categoria Ensino Médio.
Premiação e inscrição – Para os três primeiros lugares da categoria Ensino Fundamental serão entregues como premiação uma bicicleta, um celular e um relógio. Já os vencedores da categoria Ensino Médio serão premiados com um computador portátil, um celular e um relógio para os primeiros, segundos e terceiros colocados, respectivamente. As inscrições para o concurso podem ser feitas até o próximo dia 12 na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no Departamento de Educação Ambiental; no Diretório Acadêmico da UEPA (Cidade Nova) e nas escolas José Raimundo Virgulino (Velha Marabá) e Silvino Santis (Nova Marabá).
Fundação – A FZM é uma Organização Não Governamental – ONG, que se mantém por meio de doações de empresas como a SINOBRAS, a Unimed Sul do Pará e de pessoas que fazem doações voluntárias, como informou o biólogo Manoel Ananis, gerente da Fundação.   Segundo ele, toda a receita é revertida em benefício dos animais que vivem na reserva ambiental. O biólogo informa que vivem atualmente na reserva 35 espécies da fauna, totalizando 230 animais, sendo que muitos destes compõem a lista de espécies em extinção ou são animais considerados vulneráveis, como é o caso do gavião real, da onça pintada e da arara azul. “Nossa prioridade na Fundação Zoobotânica são os animais. Eles precisam ser tratados o melhor possível”, afirmou Manoel, destacando a atenção dada às espécies, sobretudo com relação à alimentação.
Em constante processo de melhoria, o parque possui atualmente 15 recintos (espaços de vivência dos animais). Especialmente adaptados às condições ambientais de cada um deles, os recintos imitam ao máximo a condição do habitat natural para que a adaptação aconteça mais facilmente.
Preservação - Composta por uma área de 20 alqueires, onde estão as espécies, o Parque Zoobotânico recebe visitas programadas de escolas e de instituições diversas com a finalidade de promover a educação ambiental. “A Fundação Zoobotânica representa um grande exemplo de conservação, pois se não fosse essa área muitos animais já teriam morrido. A importância dela é muito grande na preservação animal e na educação ambiental”, disse o gerente. Além deste ambiente, ainda há mais 280 alqueires, onde está compreendida a Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE, devidamente legalizado pelo IBAMA onde vivem animais soltos como diversas espécies de macacos, entre outros em processo de catalogação.
Uma mancha verde em plena área urbana, o espaço é considerado como um bioindicador, pois tem incidência de animais, a exemplo da jaguatirica, que vivem livremente na reserva, e que segundo o biólogo Manoel Ananis caracteriza a alta preservação animal e vegetal e mais, que estes animais têm acesso à caça para sobreviver.
Belém Meira
Assessora de Imprensa Externa
PLANET COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG