Um menino de dez anos foi flagrado preso junto com outros detentos em uma delegacia de Belém (PA). O menino teria roubado um celular de uma mulher no farol, junto com um adulto. A polícia, em vez de encaminhar o garoto para o Conselho Tutelar, acabou o deixando junto com os presos.
Segundo o menor, ele estava no local há dois dias. A delegada de plantão disse que só colocou o garoto lá, porque não havia outro lugar. Uma equipe de repórteres flagrou o garoto sendo acompanhado ao ir o banheiro e então trancar a porta.
O escrivão e um investigador explicaram que o menino aguardava na delegacia até que a ocorrência com adulto que o acompanhava fosse finalizada. O garoto já foi transferido para o centro especializado em crianças em adolescentes. Assista ao vídeo da matéria no site R-7.
, aqui é o Jornalista Walrimar Santos, assessor de Imprensa da Polícia Civil do Pará. A respeito da nota sobre o menino que ficou em uma cela em Belém gostaríamos de esclarecer ao autor do Blog que a Polícia Civil, através da Corregedoria-Geral, está tomando providências no sentido de apurar o fato e verificar se houve alguma conduta irregular por parte dos policiais civis de plantão em ter deixado o menino no local. Caso confirmada alguma negligência, eles serão responsabilizados. Segundo informações apuradas, o menino não estava junto com outros detentos, mas sozinho em uma cela da Central de Flagrantes, no bairro de São Braz, no aguardo da confirmação de sua idade para poder ser devolvido aos pais ou responsáveis, em caso de criança, ou ser encaminhado à DATA (Divisão de Atendimento ao Adolescente), se fosse adolescente. No caso, trata-se de um menino de 11 anos que foi encaminhado à Companhia Independente Especializada em Polícia Assistencial (CIEPAS), da Polícia Militar, para ser entregue aos pais ou responsáveis. O menino não passou dois dias no local, como dito, mas sim cerca de meia-hora, segundo informações prestadas pela equipe de plantão na Central de Flagrantes da Polícia Civil. O assalto cometido foi registrado por volta de 10h, sendo que o menino e um adulto foram apresentados pela Polícia Militar na Central de Flagrantes às 13 horas. A vítima reconheceu os dois como autores do roubo. A confirmação de que se tratava de uma criança foi repassada pela DATA ao plantão da Central de Flagrantes por volta de 13h30, quando o menino foi levado pela CIEPAS. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário