O município de Marabá, no sul do Pará, é o quarto mais populoso do estado, com cerca de 233 mil habitantes e tem uma taxa de 100 homicídios para cada 100 mil habitantes. Já o Mapa da Violência 2011 coloca a cidade, distante 440 quilômetro de Belém, em segundo lugar no ranking da violência contra a mulher paraense.
Baseado nesses dados, o IBCC – Instituto Brasileiro de Combate ao Crime- responsável pelo serviço do Disque-Denúncia no Rio de Janeiro e em Parauapebas, informou hoje (27), durante seminário na capital fluminense,  que instalará o serviço em Marabá.
De acordo com o IBCC, a principal vantagem do serviço no Rio é contar com a confiança de milhares de informantes. Outro importante aliado é a mídia, que divulga campanhas com imagens dos suspeitos e recompensas em dinheiro por informações que levem aos criminosos. Somente este ano, o Disque-Denúncia ofereceu prêmios de R$ 100 mil.
Na maioria das vezes, ressalta o presidente do IBCC, os denunciantes não buscam o dinheiro. Segundo ele, a principal motivação para denúncia é a indignação, não a recompensa.
Certamente esse serviço virá melhorar, em muito, os índices de violência em Marabá. O IBCC não divulgou a data para a instalação do serviço em Marabá, mas adiantou que as conversas já estão bastante adiantadas.