segunda-feira, 26 de setembro de 2011

fique por dentro

TABAGISMO
Idosos estão cada vez mais dependentes do cigarro, diz pesquisa. Um levantamento mundial  feito em parceria com a  FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz, mostrou que os idosos estão bastante dependentes do fumo. Entre os 140 mil entrevistados, 13 por cento confirmaram que são tabagistas. O pneumologista do INCA, Instituto Nacional de Câncer, Ricardo Meireles, explica porque as pessoas com mais de 60 anos continuam vinculadas ao hábito de fumar: ”O idoso, por ainda estar fumando, ele tem essa relação durante muitos e muitos anos.
TABAGISMO II
Ele pode ficar sozinho, mais isolado, dentro de casa, sem nada para fazer, ocioso, sem pensar em outras coisas, então o pensamento dele vai girar em torno do cigarro e ele vai acabar fumando”. Ainda de acordo com o pneumologista, a decisão de parar de fumar deve ser acompanhada de orientação médica. Atualmente, o Sistema Único de Saúde oferece tratamento e medicamentos gratuitos para combater o tabagismo.
PERIGO
Ter plantas dentro de casa e nos arredores é uma ótima opção para quem quer embelezar o ambiente. Mas por trás de tanta beleza, também existem muitos perigos. Isso porque grande parte da nossa flora pode intoxicar as pessoas, principalmente crianças pequenas, que têm o hábito de levar objetos à boca. Quem engolir alguma espécie tóxica poderá apresentar diarréia, vômito, queimaduras na boca e na pele.
PERIGO II
Mas, segundo o Coordenador da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, as consequências da intoxicação podem ser ainda mais graves: Entre as plantas tóxicas mais conhecidas estão os copos de leite, comigo-ninguém-pode, bico de papagaio, mamona e o pinhão roxo, planta típica do cerrado que recentemente intoxicou crianças no Distrito Federal. Paulo Bonilha, explicou também que, em caso de intoxicação, os pais devem encaminhar as crianças imediatamente para um pronto socorro, antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas.
DESCASO
O escalpelamento já se tornou um caso de saúde pública na região amazônica. Por isso, além da prevenção, o combate a esse tipo de acidente passa também por medidas sócio-econômicas de atendimento às vítimas. Além de terem suas vidas praticamente destruídas, elas são vítimas novamente, desta vez, do preconceito. Suas chances no mercado de trabalho diminuem, pois têm sua capacidade física reduzida. Alguns trabalhos simples como passar roupa, manipular produtos com cheiros fortes e ficar ao ar livre – elas não podem tomar sol – restringem ainda mais suas chances no mercado de trabalho. O escalpelamento ocorre quando o cabelo enrosca e é puxado e arrancado por motores de grande rotação e sem proteção. Esse tipo de acidente é infelizmente, comum nos estados do Amapá e no Pará e ocorre com maior freqüência na foz do Amazonas.
CUIDADO
A Internet representa hoje uma importante ferramenta em nosso cotidiano, Não se imagina mais um mundo sem ela, mas é importante atentar para que o seu uso seja adequado, principalmente dentro do ambiente de trabalho. O mau uso da Internet prejudica a produtividade do empregado e pode causar a demissão de funcionários por justa causa, quando a empregadora considera tal conduta como uma falta grave, a teor do Artigo 482 da CLT. A 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a demissão por justa causa de um funcionário que utilizava o equipamento de trabalho para acessar sites de relacionamento, trocando mensagens de correio eletrônico com piadas grotescas e imagens inadequadas, como fotos de mulheres nuas.
SORTE
O ministro Luis Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a diplomação do senador João Capiberibe (PSB-AP), na última terça-feira (20). Capiberibe foi eleito senador pelo Amapá nas eleições do ano passado, mas estava impedido de assumir por ter sido incluído na lei da Ficha Limpa. Desde março, quando o STF decidiu que essa lei só valeria para as eleições de 2012, Capiberibe já poderia ter assumido, mas uma série de recursos foram impetrados, o que reduziu o mandato do senador em vários meses. Lembro que a esposa Janete Capibaribe assumiu a Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG