terça-feira, 26 de julho de 2011

Home > Percentual de gravidez na adolescência diminui no Brasil Percentual de gravidez na adolescência diminui no Brasil

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS) durante os últimos cinco anos apresentou queda de 22,4% no número de partos realizados em adolescentes entre 10 e 19 anos no País. O MS atribui a diminuição às campanhas destinadas aos adolescentes e à ampliação do acesso ao planejamento familiar. 
Nos últimos dois anos, 871 milhões de camisinhas foram distribuídos para a população. Segundo o Ministério, só no ano passado foram investidos no Brasil mais de R$ 3 milhões em ações de educação sexual e reforço na oferta de preservativos aos jovens.
Nos postos de saúde, a educação sexual é administrada por um profissional de saúde, que auxilia adolescentes na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), gravidez indesejada e até mesmo na escolha mais adequada do método contraceptivo ao estilo de vida dos parceiros. 
De acordo com a coordenadora de Saúde do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, a prioridade agora é para que o rapaz seja envolvido em outras ações, inclusive nas situações de gravidez da parceira ou da namorada. “Estimulamos que ele acompanhe o pré-natal e o parto, participando do dia a dia da companheira e cuidando da própria saúde”, informou a coordenadora ao site do Ministério.
Ações de educação sexual do Instituto de Saúde
 
Uma pesquisa realizada em janeiro de 2010 pelo DATASUS, apontou que, nos últimos dez anos, a região Sudeste ficou 1,7% abaixo da média de 22,4% na diminuição de partos realizados em adolescentes ente 10 e 19 anos no Brasil. No entanto, no estado de São Paulo, a queda foi de 30,04% do total de partos realizados nessa faixa etária, o que denota que o efeito das campanhas tem sido mais eficaz no estado.
 
Como parte desse esforço, o Instituto de Saúde (IS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), publicou e distribuiu em 2008 a cartilha intitulada “Sexualidade, Prática Sexual na Adolescência, Prevenção de DST/Aids e Gravidez Não-Planejada”, resultado do estudo realizado pela pesquisadora científica do IS, Regina Figueiredo, com subsídios às discussões sobre práticas sexuais e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) na população em idade escolar.
 
A cartilha está disponível para download em formato PDF no site do Instituto de Saúde.

  1. Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG