quinta-feira, 7 de julho de 2011

Comissão externa do Senado visita áreas de conflitos agrários no Pará

 A Comissão Externa do Senado Federal visita as áreas de conflitos agrários no Pará no próximo dia 11.
Depois de passar por marabá a comitiva vai ao assentamento praialta piranheira a reunião começa as 11 horas da manha na Associação dos Pequenos Produtores Rurais Agroextrativistas de Praialta Piranheira - APAEP, no núcleo (barracão) Valdemir de Jesus - antiga Fazenda Cupu,
A visita ao Pará é a segunda viagem da Comissão, que programa visitas às regiões de conflito na divisa dos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Pará. A Comissão vai se reunir com assentados, trabalhadores rurais, instituições e autoridades locais na Associação de Produtores Agroextrativistas, a 40 quilômetros de Nova Ipixuna.
A comitiva é formada pelos senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), que propôs a criação da Comissão, Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) e Marinor Brito (PSOL/PA), representante da Comissão Pastoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Coordenação Nacional do Terra Legal.
Primeira visita
A Comissão Externa iniciou as visitas às áreas de conflitos no início do mês passado, quando realizou encontros com trabalhadores rurais e autoridades de Rondônia. A comitiva acompanha as investigações dos assassinatos de agricultores que lutavam contra a extração de madeira ilegal na Amazônia.
No fim de maio, quatro ambientalistas foram assassinados no Norte, três no Pará e um em Rondônia. A morte do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo na zona rural de Nova Ipixuna (PA) ganhou repercussão nacional, de acordo com o portal de notícias Terra. 
2. PROGRAMAÇÃO
 Dia: 11/07/2011
 05:00h - Saída da Comitiva (Bsb)
07:20h - Chegada em Belém (PA)  
07:30h – Café da manhã para a Comitiva no hangar do Governo
08:10h – Saída de Belém para Marabá (PA)
08:55h – Chegada em Marabá.
09:25h – Saída de Marabá para o Assentamento Praialta Piranheira (Nova Ipixuna)    transporte terrestre
11:00h – Chegada no Assentamento Praialta Piranheira  
11:15h – Início da reunião com assentados e demais presentes
13: 00 – Encerramento da reunião e almoço
14:00 – Retorno para Marabá
15:30 – Chegada em Marabá e embarque para Brasília
17:15 – Chegada em Brasília
OBS.:  esta programação está sujeita a alterações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG